Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Luiza Hendz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272556
Resumo: Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável.
id UFRGS-2_95d6bb7259d61ff518e69d065a3749a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272556
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Luiza HendzNunes, Ana Karin2024-03-01T04:56:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/272556001195566Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável.This study approach the relationship between CrossFit practitioners and the brand in the context of hypermodernity. The phenomenon was selected with the aim of visualizing the relationship between experiential marketing, emotional consumption and reputation. In the methodological aspect, in addition to the case study, a bibliographical research was carried out covering topics such as hyperconsumption, experiential marketing, emotional consumption, brand building, relationship and reputation. For data collection, official sources of the brand and an opinion poll with CrossFit practitioners from Porto Alegre were used. Based on the information collected, it was found that the brand guarantees a satisfactory relationship with its consumers based on the experiences generated, which link sports practice to positive feelings. Thus, the main elements that promote identification and connection with consumers, resulting in a favorable reputation, were recognized.application/pdfporMarketing de relacionamentoConsumoCrossFitExperiential marketingHyperconsumptionBrandAlém do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195566.pdf.txt001195566.pdf.txtExtracted Texttext/plain115322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/2/001195566.pdf.txt9d9b17fee9aa8400454ed65ccd2cc063MD52ORIGINAL001195566.pdfTexto completoapplication/pdf2245957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/1/001195566.pdf6875b8f2a863e18792b1d79900d64068MD5110183/2725562024-05-14 06:30:29.239377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
title Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
spellingShingle Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
Borba, Luiza Hendz
Marketing de relacionamento
Consumo
CrossFit
Experiential marketing
Hyperconsumption
Brand
title_short Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
title_full Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
title_fullStr Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
title_full_unstemmed Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
title_sort Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
author Borba, Luiza Hendz
author_facet Borba, Luiza Hendz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Luiza Hendz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Consumo
topic Marketing de relacionamento
Consumo
CrossFit
Experiential marketing
Hyperconsumption
Brand
dc.subject.eng.fl_str_mv CrossFit
Experiential marketing
Hyperconsumption
Brand
description Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272556
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195566
url http://hdl.handle.net/10183/272556
identifier_str_mv 001195566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/2/001195566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/1/001195566.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d9b17fee9aa8400454ed65ccd2cc063
6875b8f2a863e18792b1d79900d64068
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676836376576