Plano de marketing para a academia porto do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Alexandre Barreto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158544
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a formulação de um plano de marketing para a Academia Porto do Corpo, uma academia de ginástica localizada no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Visando atingir esse objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise situacional tanto do ambiente externo à empresa como do ambiente interno. Através da mesma, foi possível elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente, dando forma a uma matriz SWOT, que, por sua vez, possibilitou a elaboração de objetivos e metas coerentes à realidade da empresa. Além disso, foram formuladas estratégias e planos de ação para orientar os esforços da Porto do Corpo no sentido de seus objetivos e metas. Por último, os mecanismos de controle foram formulados, facilitando o acompanhamento do plano traçado. As etapas citadas do plano de marketing tiveram como embasamento um referencial teórico que abordou o marketing de serviços e a própria elaboração do plano, de acordo com diversos autores. Além disso, as entrevistas com os sócios, as conversas informais com os funcionários, as observações presenciais do autor, a busca por dados secundários e a pesquisa com os clientes da academia tornaram possível a consecução do trabalho apresentado. Dessa forma, o referido plano terá vigência em 2017, visando o crescimento e o desenvolvimento da Academia Porto do Corpo através da profissionalização da gestão, da intensificação do marketing de relacionamento com os clientes e da divulgação mais qualificada da marca.
id UFRGS-2_96c27643c146a2389250634ec78ccade
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158544
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Alexandre Barreto deLuce, Fernando Bins2017-05-25T02:28:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/158544001021672O presente trabalho tem por objetivo principal a formulação de um plano de marketing para a Academia Porto do Corpo, uma academia de ginástica localizada no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Visando atingir esse objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise situacional tanto do ambiente externo à empresa como do ambiente interno. Através da mesma, foi possível elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente, dando forma a uma matriz SWOT, que, por sua vez, possibilitou a elaboração de objetivos e metas coerentes à realidade da empresa. Além disso, foram formuladas estratégias e planos de ação para orientar os esforços da Porto do Corpo no sentido de seus objetivos e metas. Por último, os mecanismos de controle foram formulados, facilitando o acompanhamento do plano traçado. As etapas citadas do plano de marketing tiveram como embasamento um referencial teórico que abordou o marketing de serviços e a própria elaboração do plano, de acordo com diversos autores. Além disso, as entrevistas com os sócios, as conversas informais com os funcionários, as observações presenciais do autor, a busca por dados secundários e a pesquisa com os clientes da academia tornaram possível a consecução do trabalho apresentado. Dessa forma, o referido plano terá vigência em 2017, visando o crescimento e o desenvolvimento da Academia Porto do Corpo através da profissionalização da gestão, da intensificação do marketing de relacionamento com os clientes e da divulgação mais qualificada da marca.The main objective of this work is the formulation of a marketing plan for the Academia Porto do Corpo, a fitness center located in the Petrópolis neighborhood, in Porto Alegre. Aiming at reaching this objective, a situational analysis was carried out both in the external environment of the company and in the internal environment. Through it, it was possible to list the strengths, weaknesses, opportunities and threats of the environment, forming a SWOT matrix, which, in turn, enabled the elaboration of objectives and goals consistent with the reality of the company. In addition, strategies and action plans have been formulated to guide the efforts of the Port of Corps towards its objectives and goals. Finally, the control mechanisms were formulated, facilitating the monitoring of the plan. The aforementioned steps of the marketing plan were based on a theoretical framework that addressed the marketing of services and the actual elaboration of the plan, according to several authors. In addition, interviews with members, informal conversations with employees, the author's face-to-face observations, the search for secondary data, and research with the clients of the academy made it possible to achieve the work presented. Thus, this plan will be in force in 2017, aiming at the growth and development of the Academia Porto do Corpo through professionalization of management, intensification of customer relationship marketing and more qualified brand disclosure.application/pdfporPlano de marketingMarketing de serviçosPlanejamento : AdministracaoAcademia de ginásticaRio Grande do SulMarketing planMarketing of servicesSwot matrixGymClientsPlano de marketing para a academia porto do corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021672.pdf001021672.pdfTexto completoapplication/pdf1051158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158544/1/001021672.pdf7b66a09362d62002d805affde1f7b927MD51TEXT001021672.pdf.txt001021672.pdf.txtExtracted Texttext/plain190923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158544/2/001021672.pdf.txt848c8876c60b1cc43f97100b79f2eb13MD5210183/1585442017-07-01 02:30:31.541361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-07-01T05:30:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para a academia porto do corpo
title Plano de marketing para a academia porto do corpo
spellingShingle Plano de marketing para a academia porto do corpo
Mello, Alexandre Barreto de
Plano de marketing
Marketing de serviços
Planejamento : Administracao
Academia de ginástica
Rio Grande do Sul
Marketing plan
Marketing of services
Swot matrix
Gym
Clients
title_short Plano de marketing para a academia porto do corpo
title_full Plano de marketing para a academia porto do corpo
title_fullStr Plano de marketing para a academia porto do corpo
title_full_unstemmed Plano de marketing para a academia porto do corpo
title_sort Plano de marketing para a academia porto do corpo
author Mello, Alexandre Barreto de
author_facet Mello, Alexandre Barreto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Alexandre Barreto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Marketing de serviços
Planejamento : Administracao
Academia de ginástica
Rio Grande do Sul
topic Plano de marketing
Marketing de serviços
Planejamento : Administracao
Academia de ginástica
Rio Grande do Sul
Marketing plan
Marketing of services
Swot matrix
Gym
Clients
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing plan
Marketing of services
Swot matrix
Gym
Clients
description O presente trabalho tem por objetivo principal a formulação de um plano de marketing para a Academia Porto do Corpo, uma academia de ginástica localizada no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Visando atingir esse objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma análise situacional tanto do ambiente externo à empresa como do ambiente interno. Através da mesma, foi possível elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente, dando forma a uma matriz SWOT, que, por sua vez, possibilitou a elaboração de objetivos e metas coerentes à realidade da empresa. Além disso, foram formuladas estratégias e planos de ação para orientar os esforços da Porto do Corpo no sentido de seus objetivos e metas. Por último, os mecanismos de controle foram formulados, facilitando o acompanhamento do plano traçado. As etapas citadas do plano de marketing tiveram como embasamento um referencial teórico que abordou o marketing de serviços e a própria elaboração do plano, de acordo com diversos autores. Além disso, as entrevistas com os sócios, as conversas informais com os funcionários, as observações presenciais do autor, a busca por dados secundários e a pesquisa com os clientes da academia tornaram possível a consecução do trabalho apresentado. Dessa forma, o referido plano terá vigência em 2017, visando o crescimento e o desenvolvimento da Academia Porto do Corpo através da profissionalização da gestão, da intensificação do marketing de relacionamento com os clientes e da divulgação mais qualificada da marca.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-25T02:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158544
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021672
url http://hdl.handle.net/10183/158544
identifier_str_mv 001021672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158544/1/001021672.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158544/2/001021672.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b66a09362d62002d805affde1f7b927
848c8876c60b1cc43f97100b79f2eb13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531924221952