Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254553 |
Resumo: | A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular. |
id |
UFRGS-2_9727510c053aeea8c089e0f325e66913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254553 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro SchultzFraga, Alex BrancoFonseca, Denise Grosso daMachado, Roseli BelmonteIlha, Franciele Roos da Silva2023-02-10T04:55:01Z20210103-4111http://hdl.handle.net/10183/254553001147231A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.The research that gave rise to this text was carried out by means of an ethnographic case study at a state schoolin Rio Grande do Sul in Viamão, duration of one academic year, through participant observation, semistructured interviews and documentary analysis. The objective of this article is to identify the tensions and problems involvedin the curricular construction process of the final years of elementary schoolin a state schoolin Rio Grande do Sul (RS). We understood that political and organizational decisions are key points of tension and problematic in curricular construction. These decisions imply the provision of continuous teacher training in the time and space of the school, as well as in the formulation of constant and different educational and curricular guidelines, and in turn resonate in the conditions and possibilities of autonomy of the schoolin the sense of its curricular construction.La investigación que originó este texto se realizó através de une studio de caso etnográfico en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en la ciudad de Viamão que duró un año académico (diezmeses), através de observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. El objetivo deeste artículo es identificar las tensiones y los problemas involucrados en el proceso de construcción curricularde los últimos años de la escuela primaria en una escuela estatal en Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que las decisiones políticas y organizativas son puntos clave de tensión y problemáticos en la construcción curricular. Estas decisiones implican la provisión de educación docente continua, cuestiones de tiempo y de espacio em la escuela, así como la formulación de orientaciones educativas y curriculares recurrentes y contrastantes, y a su vez resuenan con las condiciones y posibilidades de autonomíaescolar hacia construcción curricular.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20EducaçãoEnsino fundamentalCurrículoElementary schoolCurricular constructionBasic educationEnseñanza fundamentalConstrucción curricularEducación básicaDescaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricularNeglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular constructionPérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricularinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147231.pdf.txt001147231.pdf.txtExtracted Texttext/plain49921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/2/001147231.pdf.txtbfa5a5df6b84f00b616de057525ec437MD52ORIGINAL001147231.pdfTexto completoapplication/pdf264416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/1/001147231.pdf5f7ad91b639eb0c63cb93541420c3db2MD5110183/2545532023-02-11 06:05:06.673699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Neglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular construction |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Pérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricular |
title |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
spellingShingle |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular Tavares, Natacha da Silva Educação Ensino fundamental Currículo Elementary school Curricular construction Basic education Enseñanza fundamental Construcción curricular Educación básica |
title_short |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
title_full |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
title_fullStr |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
title_full_unstemmed |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
title_sort |
Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular |
author |
Tavares, Natacha da Silva |
author_facet |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz Fraga, Alex Branco Fonseca, Denise Grosso da Machado, Roseli Belmonte Ilha, Franciele Roos da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Fraga, Alex Branco Fonseca, Denise Grosso da Machado, Roseli Belmonte Ilha, Franciele Roos da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Natacha da Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz Fraga, Alex Branco Fonseca, Denise Grosso da Machado, Roseli Belmonte Ilha, Franciele Roos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Currículo |
topic |
Educação Ensino fundamental Currículo Elementary school Curricular construction Basic education Enseñanza fundamental Construcción curricular Educación básica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Elementary school Curricular construction Basic education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza fundamental Construcción curricular Educación básica |
description |
A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T04:55:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254553 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-4111 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147231 |
identifier_str_mv |
0103-4111 001147231 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/2/001147231.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/1/001147231.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfa5a5df6b84f00b616de057525ec437 5f7ad91b639eb0c63cb93541420c3db2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225080359878656 |