Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dal Pai, Daiane, Aliti, Graziella Badin, Hoefel, Heloisa Helena Karnas, Azzolin, Karina de Oliveira, Busin, Lurdes, Unicovsky, Margarita Ana Rubin, Kruse, Maria Henriqueta Luce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150366
Resumo: Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado.
id UFRGS-2_9cf3ecd975f0b0862ef4a2682076534c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150366
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenDal Pai, DaianeAliti, Graziella BadinHoefel, Heloisa Helena KarnasAzzolin, Karina de OliveiraBusin, LurdesUnicovsky, Margarita Ana RubinKruse, Maria Henriqueta Luce2016-12-31T02:21:06Z20160034-7167http://hdl.handle.net/10183/150366001006747Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado.Objective: to report professors’ experience in a public university of Southern region of Brazil using case studies and role play as learning strategies for nursing care of hospitalized adults. Method: learning experience report from the Nursing Care of Adults I class of nursing undergraduate course. Results: the development of case studies and role play considered health care needs from epidemiological profi le of chronic noncommunicable diseases morbidity and mortality, nursing as an assisting method, and social aspects of hospitalized individuals. Role play planning was made by creating a stage in laboratory of practices and dialogues comprising students and professors interaction. Conclusion: case studies and role play encouraged students to active search for learning and brought theory closer to real health care situations.Objetivo: contar la experiencia de docentes de una universidad pública de la región Sur de Brasil con el empleo de casos y ejercicios de modelado y de role play como estrategias de aprendizaje en el cuidado de enfermería al adulto internado. Método: narrativa experiencial de aprendizaje de la materia Cuidado de Enfermería al Adulto I, del curso de Enfermería. Resultados: para la elaboración de los casos y ejercicios de modelado se consideraron las necesidades del cuidado desde el perfi l epidemiológico de la morbimortalidad de las enfermedades crónicas no transmisibles, el proceso de enfermería como método para cuidar, así como los aspectos sociales de los sujetos internados. Para el role play se creó un escenario en laboratorio de prácticas y conservaciones, en que interactuaban profesores y alumnos. Conclusión: los casos y ejercicios de modelado estimularon el aprendizaje de los estudiantes y el acercamiento de la teoría a la práctica en situaciones reales de cuidado.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Vol. 69, n. 6 (nov./dez. 2016), p. 1231-1235Educação em enfermagemAprendizagem baseada em problemasTecnologia educacionalBacharelado em enfermagemEducationNursingProblem-based learningEducational technologyBaccalaureateHigher educationEducación en enfermeríaAprendizaje basada en problemasTecnología educacionalBachillerato en enfermeríaEducación superiorCasos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagemCase studies and role play : learning strategies in nursingLos ejercicios de modelado y de role play : estrategias de aprendizaje en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006747.pdf001006747.pdfTexto completoapplication/pdf512447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/1/001006747.pdfab9cabed7e8241a80e3ba6c69b0f2dbcMD51TEXT001006747.pdf.txt001006747.pdf.txtExtracted Texttext/plain29163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/2/001006747.pdf.txtcfc6b8d3e47b23b73ba8024038c50f5aMD52THUMBNAIL001006747.pdf.jpg001006747.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/3/001006747.pdf.jpgb0b3f7258b3262550f52498f51a50227MD5310183/1503662023-04-22 03:23:41.740952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:23:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Case studies and role play : learning strategies in nursing
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los ejercicios de modelado y de role play : estrategias de aprendizaje en enfermería
title Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
spellingShingle Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Bacharelado em enfermagem
Education
Nursing
Problem-based learning
Educational technology
Baccalaureate
Higher education
Educación en enfermería
Aprendizaje basada en problemas
Tecnología educacional
Bachillerato en enfermería
Educación superior
title_short Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
title_full Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
title_fullStr Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
title_full_unstemmed Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
title_sort Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Dal Pai, Daiane
Aliti, Graziella Badin
Hoefel, Heloisa Helena Karnas
Azzolin, Karina de Oliveira
Busin, Lurdes
Unicovsky, Margarita Ana Rubin
Kruse, Maria Henriqueta Luce
author_role author
author2 Dal Pai, Daiane
Aliti, Graziella Badin
Hoefel, Heloisa Helena Karnas
Azzolin, Karina de Oliveira
Busin, Lurdes
Unicovsky, Margarita Ana Rubin
Kruse, Maria Henriqueta Luce
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Dal Pai, Daiane
Aliti, Graziella Badin
Hoefel, Heloisa Helena Karnas
Azzolin, Karina de Oliveira
Busin, Lurdes
Unicovsky, Margarita Ana Rubin
Kruse, Maria Henriqueta Luce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Bacharelado em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Aprendizagem baseada em problemas
Tecnologia educacional
Bacharelado em enfermagem
Education
Nursing
Problem-based learning
Educational technology
Baccalaureate
Higher education
Educación en enfermería
Aprendizaje basada en problemas
Tecnología educacional
Bachillerato en enfermería
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Problem-based learning
Educational technology
Baccalaureate
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Aprendizaje basada en problemas
Tecnología educacional
Bachillerato en enfermería
Educación superior
description Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-31T02:21:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150366
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006747
identifier_str_mv 0034-7167
001006747
url http://hdl.handle.net/10183/150366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Vol. 69, n. 6 (nov./dez. 2016), p. 1231-1235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/1/001006747.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/2/001006747.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/3/001006747.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab9cabed7e8241a80e3ba6c69b0f2dbc
cfc6b8d3e47b23b73ba8024038c50f5a
b0b3f7258b3262550f52498f51a50227
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224912094887936