Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150366 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado. |
id |
UFRGS-2_9cf3ecd975f0b0862ef4a2682076534c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150366 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cogo, Ana Luisa PetersenDal Pai, DaianeAliti, Graziella BadinHoefel, Heloisa Helena KarnasAzzolin, Karina de OliveiraBusin, LurdesUnicovsky, Margarita Ana RubinKruse, Maria Henriqueta Luce2016-12-31T02:21:06Z20160034-7167http://hdl.handle.net/10183/150366001006747Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado.Objective: to report professors’ experience in a public university of Southern region of Brazil using case studies and role play as learning strategies for nursing care of hospitalized adults. Method: learning experience report from the Nursing Care of Adults I class of nursing undergraduate course. Results: the development of case studies and role play considered health care needs from epidemiological profi le of chronic noncommunicable diseases morbidity and mortality, nursing as an assisting method, and social aspects of hospitalized individuals. Role play planning was made by creating a stage in laboratory of practices and dialogues comprising students and professors interaction. Conclusion: case studies and role play encouraged students to active search for learning and brought theory closer to real health care situations.Objetivo: contar la experiencia de docentes de una universidad pública de la región Sur de Brasil con el empleo de casos y ejercicios de modelado y de role play como estrategias de aprendizaje en el cuidado de enfermería al adulto internado. Método: narrativa experiencial de aprendizaje de la materia Cuidado de Enfermería al Adulto I, del curso de Enfermería. Resultados: para la elaboración de los casos y ejercicios de modelado se consideraron las necesidades del cuidado desde el perfi l epidemiológico de la morbimortalidad de las enfermedades crónicas no transmisibles, el proceso de enfermería como método para cuidar, así como los aspectos sociales de los sujetos internados. Para el role play se creó un escenario en laboratorio de prácticas y conservaciones, en que interactuaban profesores y alumnos. Conclusión: los casos y ejercicios de modelado estimularon el aprendizaje de los estudiantes y el acercamiento de la teoría a la práctica en situaciones reales de cuidado.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Vol. 69, n. 6 (nov./dez. 2016), p. 1231-1235Educação em enfermagemAprendizagem baseada em problemasTecnologia educacionalBacharelado em enfermagemEducationNursingProblem-based learningEducational technologyBaccalaureateHigher educationEducación en enfermeríaAprendizaje basada en problemasTecnología educacionalBachillerato en enfermeríaEducación superiorCasos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagemCase studies and role play : learning strategies in nursingLos ejercicios de modelado y de role play : estrategias de aprendizaje en enfermeríainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006747.pdf001006747.pdfTexto completoapplication/pdf512447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/1/001006747.pdfab9cabed7e8241a80e3ba6c69b0f2dbcMD51TEXT001006747.pdf.txt001006747.pdf.txtExtracted Texttext/plain29163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/2/001006747.pdf.txtcfc6b8d3e47b23b73ba8024038c50f5aMD52THUMBNAIL001006747.pdf.jpg001006747.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/3/001006747.pdf.jpgb0b3f7258b3262550f52498f51a50227MD5310183/1503662023-04-22 03:23:41.740952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-22T06:23:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Case studies and role play : learning strategies in nursing |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los ejercicios de modelado y de role play : estrategias de aprendizaje en enfermería |
title |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
spellingShingle |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem Cogo, Ana Luisa Petersen Educação em enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Tecnologia educacional Bacharelado em enfermagem Education Nursing Problem-based learning Educational technology Baccalaureate Higher education Educación en enfermería Aprendizaje basada en problemas Tecnología educacional Bachillerato en enfermería Educación superior |
title_short |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
title_full |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
title_fullStr |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
title_sort |
Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem |
author |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luisa Petersen Dal Pai, Daiane Aliti, Graziella Badin Hoefel, Heloisa Helena Karnas Azzolin, Karina de Oliveira Busin, Lurdes Unicovsky, Margarita Ana Rubin Kruse, Maria Henriqueta Luce |
author_role |
author |
author2 |
Dal Pai, Daiane Aliti, Graziella Badin Hoefel, Heloisa Helena Karnas Azzolin, Karina de Oliveira Busin, Lurdes Unicovsky, Margarita Ana Rubin Kruse, Maria Henriqueta Luce |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen Dal Pai, Daiane Aliti, Graziella Badin Hoefel, Heloisa Helena Karnas Azzolin, Karina de Oliveira Busin, Lurdes Unicovsky, Margarita Ana Rubin Kruse, Maria Henriqueta Luce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Tecnologia educacional Bacharelado em enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Aprendizagem baseada em problemas Tecnologia educacional Bacharelado em enfermagem Education Nursing Problem-based learning Educational technology Baccalaureate Higher education Educación en enfermería Aprendizaje basada en problemas Tecnología educacional Bachillerato en enfermería Educación superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Nursing Problem-based learning Educational technology Baccalaureate Higher education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Aprendizaje basada en problemas Tecnología educacional Bachillerato en enfermería Educación superior |
description |
Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método: relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados: a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfi l epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão: os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-31T02:21:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150366 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001006747 |
identifier_str_mv |
0034-7167 001006747 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Vol. 69, n. 6 (nov./dez. 2016), p. 1231-1235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/1/001006747.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/2/001006747.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150366/3/001006747.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab9cabed7e8241a80e3ba6c69b0f2dbc cfc6b8d3e47b23b73ba8024038c50f5a b0b3f7258b3262550f52498f51a50227 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447626941726720 |