Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252304 |
Resumo: | Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos. |
id |
UFRGS-2_9e1272711233c39f1eb296bb18663414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252304 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Magda Gisela Cruz dosPaludo, Conceição2022-12-03T05:10:10Z20202525-4863http://hdl.handle.net/10183/252304001153026Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos.Based on a bibliographic study that investigated the relationship between rural education, countrysideeducation and public policies in the last two decades, this article explains the importance of the State of the Question for academic research. It describes and reflects on its main contributions in the delimitation of the theme and the research object, in the problematization of the initial questions and in the foundation of the hypothesis. It is concluded that, in addition to providing a view of the totality of knowledge production in the area in which the research is inserted, the realization of the State of the Question contributes substantially in the transition from initial perceptions about the research object, to systematized knowledge, with the rigor and depth that characterize scientific knowledge.Basado en un estudio bibliográfico que investigó la relación entre educación rural, educación del campo y políticas públicas en las últimas dos décadas, este artículo explica la importancia del Estado de la cuestión para la investigación académica. Describe y reflexiona sobre sus principales contribuciones en la delimitación del tema y el objeto de investigación, en la problematización de las preguntas iniciales y en la base de la hipótesis. Se concluye que, además de proporcionar una visión de la totalidad de la producción de conocimiento en el área en la que se inserta la investigación, la realización del Estado de la cuestión contribuye sustancialmente en la transición de las percepciones iniciales sobre el objeto de investigación, al conocimiento sistematizado, con el rigor y la profundidad que caracterizan el conocimiento científicoapplication/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 5 (2020), e7365 [22 f.]Políticas públicasEducação ruralState of the questionRural education and countryside educationPublic policyEstado de la cuestiónEducación rural y educación del campoPolíticas públicasContribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campoContributions of the state of the question in research on public policy, rural education and countryside education Contribuciones del estado de la cuestión en investigación sobre políticas públicas, educación rural y educación del campo info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153026.pdf.txt001153026.pdf.txtExtracted Texttext/plain57106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/3/001153026.pdf.txt6cacac0aba1a785b851a80f5fa8bc47aMD53001153026-02.pdf.txt001153026-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/4/001153026-02.pdf.txt36fc35eac42cd44c171a13781fbfd283MD54ORIGINAL001153026.pdfTexto completoapplication/pdf842536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/1/001153026.pdff0a53649a14786c6283be280044f0ab0MD51001153026-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf829336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/2/001153026-02.pdf61ea15c53bb0399678d947b640c58673MD5210183/2523042023-05-20 03:38:25.64983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:38:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contributions of the state of the question in research on public policy, rural education and countryside education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Contribuciones del estado de la cuestión en investigación sobre políticas públicas, educación rural y educación del campo |
title |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
spellingShingle |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo Santos, Magda Gisela Cruz dos Políticas públicas Educação rural State of the question Rural education and countryside education Public policy Estado de la cuestión Educación rural y educación del campo Políticas públicas |
title_short |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
title_full |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
title_fullStr |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
title_full_unstemmed |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
title_sort |
Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo |
author |
Santos, Magda Gisela Cruz dos |
author_facet |
Santos, Magda Gisela Cruz dos Paludo, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Paludo, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Magda Gisela Cruz dos Paludo, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação rural |
topic |
Políticas públicas Educação rural State of the question Rural education and countryside education Public policy Estado de la cuestión Educación rural y educación del campo Políticas públicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
State of the question Rural education and countryside education Public policy |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estado de la cuestión Educación rural y educación del campo Políticas públicas |
description |
Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-03T05:10:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252304 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-4863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153026 |
identifier_str_mv |
2525-4863 001153026 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 5 (2020), e7365 [22 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/3/001153026.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/4/001153026-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/1/001153026.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/2/001153026-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6cacac0aba1a785b851a80f5fa8bc47a 36fc35eac42cd44c171a13781fbfd283 f0a53649a14786c6283be280044f0ab0 61ea15c53bb0399678d947b640c58673 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225075739852800 |