Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Gisela Cruz dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paludo, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252304
Resumo: Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos.
id UFRGS-2_9e1272711233c39f1eb296bb18663414
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Magda Gisela Cruz dosPaludo, Conceição2022-12-03T05:10:10Z20202525-4863http://hdl.handle.net/10183/252304001153026Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos.Based on a bibliographic study that investigated the relationship between rural education, countrysideeducation and public policies in the last two decades, this article explains the importance of the State of the Question for academic research. It describes and reflects on its main contributions in the delimitation of the theme and the research object, in the problematization of the initial questions and in the foundation of the hypothesis. It is concluded that, in addition to providing a view of the totality of knowledge production in the area in which the research is inserted, the realization of the State of the Question contributes substantially in the transition from initial perceptions about the research object, to systematized knowledge, with the rigor and depth that characterize scientific knowledge.Basado en un estudio bibliográfico que investigó la relación entre educación rural, educación del campo y políticas públicas en las últimas dos décadas, este artículo explica la importancia del Estado de la cuestión para la investigación académica. Describe y reflexiona sobre sus principales contribuciones en la delimitación del tema y el objeto de investigación, en la problematización de las preguntas iniciales y en la base de la hipótesis. Se concluye que, además de proporcionar una visión de la totalidad de la producción de conocimiento en el área en la que se inserta la investigación, la realización del Estado de la cuestión contribuye sustancialmente en la transición de las percepciones iniciales sobre el objeto de investigación, al conocimiento sistematizado, con el rigor y la profundidad que caracterizan el conocimiento científicoapplication/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 5 (2020), e7365 [22 f.]Políticas públicasEducação ruralState of the questionRural education and countryside educationPublic policyEstado de la cuestiónEducación rural y educación del campoPolíticas públicasContribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campoContributions of the state of the question in research on public policy, rural education and countryside education Contribuciones del estado de la cuestión en investigación sobre políticas públicas, educación rural y educación del campo info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153026.pdf.txt001153026.pdf.txtExtracted Texttext/plain57106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/3/001153026.pdf.txt6cacac0aba1a785b851a80f5fa8bc47aMD53001153026-02.pdf.txt001153026-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/4/001153026-02.pdf.txt36fc35eac42cd44c171a13781fbfd283MD54ORIGINAL001153026.pdfTexto completoapplication/pdf842536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/1/001153026.pdff0a53649a14786c6283be280044f0ab0MD51001153026-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf829336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/2/001153026-02.pdf61ea15c53bb0399678d947b640c58673MD5210183/2523042023-05-20 03:38:25.64983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:38:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions of the state of the question in research on public policy, rural education and countryside education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Contribuciones del estado de la cuestión en investigación sobre políticas públicas, educación rural y educación del campo
title Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
spellingShingle Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
Santos, Magda Gisela Cruz dos
Políticas públicas
Educação rural
State of the question
Rural education and countryside education
Public policy
Estado de la cuestión
Educación rural y educación del campo
Políticas públicas
title_short Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
title_full Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
title_fullStr Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
title_full_unstemmed Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
title_sort Contribuições do estado da questão na pesquisa sobre política pública, educação rural e educação do campo
author Santos, Magda Gisela Cruz dos
author_facet Santos, Magda Gisela Cruz dos
Paludo, Conceição
author_role author
author2 Paludo, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magda Gisela Cruz dos
Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação rural
topic Políticas públicas
Educação rural
State of the question
Rural education and countryside education
Public policy
Estado de la cuestión
Educación rural y educación del campo
Políticas públicas
dc.subject.eng.fl_str_mv State of the question
Rural education and countryside education
Public policy
dc.subject.spa.fl_str_mv Estado de la cuestión
Educación rural y educación del campo
Políticas públicas
description Com base em um estudo bibliográfico que investigou a relação entre educação rural, educação do campo e políticas públicas das duas últimas décadas, o presente artigo explicita a importância do Estado da Questão para as pesquisas acadêmicas. Se descreve e reflete sobre suas principais contribuições na delimitação do tema e do objetode pesquisa, na problematização das questões iniciais e na fundamentação da hipótese. Conclui-se que, além de possibilitar uma visão de totalidade da produção de conhecimento na área em que a pesquisa se insere, a realização do Estado da Questão contribuisubstantivamente na transição das percepções iniciais sobre o objeto de pesquisa, para um conhecimento sistematizado, com o rigor e a profundidade que caracterizam os conhecimentos científicos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:10:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252304
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-4863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153026
identifier_str_mv 2525-4863
001153026
url http://hdl.handle.net/10183/252304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 5 (2020), e7365 [22 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/3/001153026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/4/001153026-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/1/001153026.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252304/2/001153026-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cacac0aba1a785b851a80f5fa8bc47a
36fc35eac42cd44c171a13781fbfd283
f0a53649a14786c6283be280044f0ab0
61ea15c53bb0399678d947b640c58673
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075739852800