Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinhones, Sara Raquel Walter
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252104
Resumo: Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica.
id UFRGS-2_9e182eecbb567a3162ac69d9946398a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252104
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quinhones, Sara Raquel WalterMutz, Andresa Silva da Costa2022-12-01T04:52:32Z2022http://hdl.handle.net/10183/252104001154147Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica.It is known that there is a diversity of pedagogical methodologies that were used in the act of teaching in the early years of Elementary School. However, there is also a lack regarding the use of children's literature as a source of knowledge, specifically in Natural Sciences classes. With this in mind, this project aims, through an exploratory character, to measure the benefits of literary support as a source of environmental education for students in the long term. The following works were analyzed: O menino da terra, by Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, by Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, by Lidiane Medeiros. The results indicate that a literary work broadens the working perspective of environmental issues, fosters curiosity and presents a pleasant development for the incipient reader. The study also shows that, in addition to classroom learning, this method effectively contributes to ecologically conscious young readers.application/pdfporCiências da naturezaLiteratura infantilEducação ambientalConsciência ecológicaEnsino fundamental : Séries iniciaisNatural sciencesChildren's literatureEnvironmental educationEcological consciousnessContribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154147.pdf.txt001154147.pdf.txtExtracted Texttext/plain51519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/2/001154147.pdf.txt0fef4293c400dede6ed55f4411d59306MD52ORIGINAL001154147.pdfTexto completoapplication/pdf478477http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/1/001154147.pdf4a7f0f75855996e1b92dc97b32bb9d8fMD5110183/2521042022-12-02 05:54:09.6065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Quinhones, Sara Raquel Walter
Ciências da natureza
Literatura infantil
Educação ambiental
Consciência ecológica
Ensino fundamental : Séries iniciais
Natural sciences
Children's literature
Environmental education
Ecological consciousness
title_short Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Contribuições da Literatura Infantil no Ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental
author Quinhones, Sara Raquel Walter
author_facet Quinhones, Sara Raquel Walter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinhones, Sara Raquel Walter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
contributor_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da natureza
Literatura infantil
Educação ambiental
Consciência ecológica
Ensino fundamental : Séries iniciais
topic Ciências da natureza
Literatura infantil
Educação ambiental
Consciência ecológica
Ensino fundamental : Séries iniciais
Natural sciences
Children's literature
Environmental education
Ecological consciousness
dc.subject.eng.fl_str_mv Natural sciences
Children's literature
Environmental education
Ecological consciousness
description Sabe-se que existe uma diversidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas no ato da docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, nota-se também uma carência no que diz respeito ao uso da literatura infantil como fonte de saber, especificamente, na disciplina de Ciências da Natureza. Com isso, este trabalho tem como objetivo, por meio de cárater exploratório, dimensionar os benefícios do apoio literário como fonte de ensino ambiental para os educandos a longo prazo. Procedeu-se a análise das obras: O menino da terra, de Ziraldo Alves Pinto; Azul e Lindo Planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha; Preservando o meio ambiente para crianças!, de Lidiane Medeiros. Os resultados indicam que a obra literária amplia a perspectiva de trabalho das questões ambientais, fomenta a curiosidade e apresenta um desenvolvimento prazeroso para o leitor incipiente. O estudo ainda mostra que, além da aprendizagem em sala de aula, este método contribui de forma efetiva para a formação de pequenos jovens leitores com consciência ecológica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:52:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154147
url http://hdl.handle.net/10183/252104
identifier_str_mv 001154147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/2/001154147.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252104/1/001154147.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fef4293c400dede6ed55f4411d59306
4a7f0f75855996e1b92dc97b32bb9d8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645823692800