Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262898 |
Resumo: | A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional. |
id |
UFRGS-2_9e8e970c59d857362ad0f47cacc13d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262898 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herpich, FabrícioTarouco, Liane Margarida RockenbachNunes, Felipe BeckerNicolete, Priscila CadorinPetri, Giani2023-08-01T03:33:17Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262898001171799A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional.The insertion of technologies in the educational scope has fomented new educational resources and experiences to its users, able to aid in the process of teaching and learning in different areas. Among emerging technologies, the use of augmented reality on mobile devices has stood out because of the combination of enhanced multimedia features and mobile learning. However, it is essential that these educational approaches are properly evaluated in order to obtain evidence of their quality. This paper aims to present the proposal of a model of evaluation of educational approaches in mobile augmented reality, developed from previous studies and a methodology for the definition of the objective of evaluation, quality factors, dimensions, and evaluation items. The model was evaluated by 15 experts related to the area of concentration of the instrument and validated based on its assertions. The results were satisfactory and allowed to validate the construction of the model for future applications in the educational scope.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 355-364Tecnologia educacionalEnsino e aprendizagemEvaluation ModelAugmented RealityMobile LearningEducational TechnologyModelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvelEvaluation model of mobile augmented reality educational approaches info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171799.pdf.txt001171799.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/2/001171799.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171799.pdfTexto completoapplication/pdf3541791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/1/001171799.pdfe2aa960375194c0f3a27ff954030aeddMD5110183/2628982023-08-02 03:32:04.880882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation model of mobile augmented reality educational approaches |
title |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
spellingShingle |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel Herpich, Fabrício Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem Evaluation Model Augmented Reality Mobile Learning Educational Technology |
title_short |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
title_full |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
title_fullStr |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
title_full_unstemmed |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
title_sort |
Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel |
author |
Herpich, Fabrício |
author_facet |
Herpich, Fabrício Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Nunes, Felipe Becker Nicolete, Priscila Cadorin Petri, Giani |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Nunes, Felipe Becker Nicolete, Priscila Cadorin Petri, Giani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herpich, Fabrício Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Nunes, Felipe Becker Nicolete, Priscila Cadorin Petri, Giani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Ensino e aprendizagem Evaluation Model Augmented Reality Mobile Learning Educational Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Evaluation Model Augmented Reality Mobile Learning Educational Technology |
description |
A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262898 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171799 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001171799 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 355-364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/2/001171799.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/1/001171799.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e2aa960375194c0f3a27ff954030aedd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225093392629760 |