Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270957 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais. |
id |
UFRGS-2_9f28cf81c7f237efb4c96cbfa4b093b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270957 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Léo Manoel Lopes da SilvaGomes, Raquel SalcedoLara, Daiany Francisca2024-01-13T03:41:24Z20231981-9269http://hdl.handle.net/10183/270957001189274As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais.The National Curriculum Guidelines define profiles, skills and competences for higher education courses, which, mandatorily, must appear in the Pedagogical Projects and be implemented by the curriculum. However, the complexities of ensuring alignment between what is provided for in the DCN, described in the curriculum and the results obtained by the course, accumulate. In this perspective, this study proposes to map the characteristics of the profile, skills and competences developed throughout the curriculum of a Computer course and analyze it from the perspective of the learning trajectories. It was identified that some skills are more contemplated by the curriculum, to the detriment of others. It is also noteworthy that it is not explicit how the characteristics of the profile and skills are developed in the curriculum in a viewable trajectory for managers, teachers and students.application/pdfporRevista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), 21 p.CurrículoAprendizagemMapeamentoLearning trajectoriesCurricular mappingMapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato GrossoCurriculum mapping from the perspective of learning trajectories : a case study in the bachelor's degree in computer science at Universiade do Estado de Mato Grossoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189274.pdf.txt001189274.pdf.txtExtracted Texttext/plain55101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/2/001189274.pdf.txt8fff6ed2dcde3c19938fca7123415747MD52ORIGINAL001189274.pdfTexto completoapplication/pdf513219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/1/001189274.pdfae7d86654aae6871184a5444838bf858MD5110183/2709572024-01-14 04:24:09.591526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Curriculum mapping from the perspective of learning trajectories : a case study in the bachelor's degree in computer science at Universiade do Estado de Mato Grosso |
title |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
spellingShingle |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva Currículo Aprendizagem Mapeamento Learning trajectories Curricular mapping |
title_short |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
title_full |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
title_fullStr |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
title_sort |
Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso |
author |
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva |
author_facet |
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva Gomes, Raquel Salcedo Lara, Daiany Francisca |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Raquel Salcedo Lara, Daiany Francisca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva Gomes, Raquel Salcedo Lara, Daiany Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Aprendizagem Mapeamento |
topic |
Currículo Aprendizagem Mapeamento Learning trajectories Curricular mapping |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning trajectories Curricular mapping |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-13T03:41:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270957 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-9269 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189274 |
identifier_str_mv |
1981-9269 001189274 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/2/001189274.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/1/001189274.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fff6ed2dcde3c19938fca7123415747 ae7d86654aae6871184a5444838bf858 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225109199912960 |