Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Raquel Salcedo, Lara, Daiany Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270957
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais.
id UFRGS-2_9f28cf81c7f237efb4c96cbfa4b093b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270957
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Léo Manoel Lopes da SilvaGomes, Raquel SalcedoLara, Daiany Francisca2024-01-13T03:41:24Z20231981-9269http://hdl.handle.net/10183/270957001189274As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais.The National Curriculum Guidelines define profiles, skills and competences for higher education courses, which, mandatorily, must appear in the Pedagogical Projects and be implemented by the curriculum. However, the complexities of ensuring alignment between what is provided for in the DCN, described in the curriculum and the results obtained by the course, accumulate. In this perspective, this study proposes to map the characteristics of the profile, skills and competences developed throughout the curriculum of a Computer course and analyze it from the perspective of the learning trajectories. It was identified that some skills are more contemplated by the curriculum, to the detriment of others. It is also noteworthy that it is not explicit how the characteristics of the profile and skills are developed in the curriculum in a viewable trajectory for managers, teachers and students.application/pdfporRevista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), 21 p.CurrículoAprendizagemMapeamentoLearning trajectoriesCurricular mappingMapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato GrossoCurriculum mapping from the perspective of learning trajectories : a case study in the bachelor's degree in computer science at Universiade do Estado de Mato Grossoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189274.pdf.txt001189274.pdf.txtExtracted Texttext/plain55101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/2/001189274.pdf.txt8fff6ed2dcde3c19938fca7123415747MD52ORIGINAL001189274.pdfTexto completoapplication/pdf513219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/1/001189274.pdfae7d86654aae6871184a5444838bf858MD5110183/2709572024-01-14 04:24:09.591526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-14T06:24:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum mapping from the perspective of learning trajectories : a case study in the bachelor's degree in computer science at Universiade do Estado de Mato Grosso
title Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
spellingShingle Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
Currículo
Aprendizagem
Mapeamento
Learning trajectories
Curricular mapping
title_short Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_full Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_fullStr Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_sort Mapeamento do currículo na perspectiva das trajetórias de aprendizagem : um estudo de caso no Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso
author Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
author_facet Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
Gomes, Raquel Salcedo
Lara, Daiany Francisca
author_role author
author2 Gomes, Raquel Salcedo
Lara, Daiany Francisca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva
Gomes, Raquel Salcedo
Lara, Daiany Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Aprendizagem
Mapeamento
topic Currículo
Aprendizagem
Mapeamento
Learning trajectories
Curricular mapping
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning trajectories
Curricular mapping
description As Diretrizes Curriculares Nacionais, definem perfis, habilidades e competências para os cursos superiores, os quais, obrigatoriamente, devem constar nos Projetos Pedagógicos e serem implementados pelo currículo. Todavia, acumulam-se as complexidades em garantir o alinhamento entre o que é previsto na DCN, descrito no currículo e os resultados obtidos pelo curso. Nesta perspectiva, este estudo propõe realizar o mapeamento das características do perfil, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do currículo de um curso de Computação e analisá-lo sob a perspectiva das trajetórias de aprendizagem. Identificou-se que algumas habilidades são mais contempladas pelo currículo, em detrimento de outras. Destaca-se ainda, que não é explícita a forma como as características do perfil e competências são desenvolvidas no currículo em uma trajetória visualizável para os agentes educacionais.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-13T03:41:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270957
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-9269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189274
identifier_str_mv 1981-9269
001189274
url http://hdl.handle.net/10183/270957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/2/001189274.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270957/1/001189274.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fff6ed2dcde3c19938fca7123415747
ae7d86654aae6871184a5444838bf858
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109199912960