Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259461 |
Resumo: | Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges. |
id |
UFRGS-2_9f8d1446a595ac20e0f61dce742c9774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259461 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Thomas, Bruna LetíciaRodrigues, Aline de Lima2023-06-26T03:30:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/259461001171075Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.Se entiende que es necesario que la Geografía tenga más importancia en la vida de los estudiantes, de forma que quede claro que la disciplina está presente en sus vidas y que contribuye para su formación como ciudadano del mundo. Juntamente a esto, se entiende que el estudiante debe ser visto como un sujeto activo en su proceso de aprendizaje, de forma a desarollar su autonomia, pensamiento crítico y que sea capaz de contruir su próprio pensamiento y conomiciento geográfico. De esto modo, está investigación tuvo como objetivo elaborar una propuesta de enseñanza acerca del movimiento de masa y áreas de riesgo de forma a promover la construcción del conomiciento geográfico en estudiantes de ensino médio a partir de un linguaje diversificado, la de las caricaturas. Para esto, fue elaborada y aplicada una secuencia didáctica en turmas de 1º ano del Ensino Médio, a lo cual resultó con los estudiantes creando sus próprias caricaturas. Considerando los resultados finales, se cree que la utilización de este recurso didáctico ha sido relevante para la construção de lo saber geográfico por los estudiantes, una vez que sus creaciones presentan relaciones de factores geográficos, naturales y sociales, y la presencia de criticidad, humor e ironía tan comunes en la linguaje de los caricaturas.application/pdfporGeografia : EnsinoConhecimento geográficoChargeEnseñanza-aprendizaje de GeografíaConocimiento geográficoCaricaturasConstrução de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de riscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171075.pdf.txt001171075.pdf.txtExtracted Texttext/plain75098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/2/001171075.pdf.txt8052ff38f8c9f7dc7cb34ffed8567018MD52ORIGINAL001171075.pdfTexto completoapplication/pdf3279187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/1/001171075.pdf15783cb157a3f2b4e10fc404e06e33d5MD5110183/2594612023-06-27 03:32:40.122937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259461Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:32:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
title |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
spellingShingle |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco Thomas, Bruna Letícia Geografia : Ensino Conhecimento geográfico Charge Enseñanza-aprendizaje de Geografía Conocimiento geográfico Caricaturas |
title_short |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
title_full |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
title_fullStr |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
title_full_unstemmed |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
title_sort |
Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco |
author |
Thomas, Bruna Letícia |
author_facet |
Thomas, Bruna Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomas, Bruna Letícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Conhecimento geográfico Charge |
topic |
Geografia : Ensino Conhecimento geográfico Charge Enseñanza-aprendizaje de Geografía Conocimiento geográfico Caricaturas |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza-aprendizaje de Geografía Conocimiento geográfico Caricaturas |
description |
Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T03:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259461 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259461 |
identifier_str_mv |
001171075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/2/001171075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/1/001171075.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8052ff38f8c9f7dc7cb34ffed8567018 15783cb157a3f2b4e10fc404e06e33d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447343287238656 |