Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Bruna Letícia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259461
Resumo: Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.
id UFRGS-2_9f8d1446a595ac20e0f61dce742c9774
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259461
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Thomas, Bruna LetíciaRodrigues, Aline de Lima2023-06-26T03:30:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/259461001171075Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.Se entiende que es necesario que la Geografía tenga más importancia en la vida de los estudiantes, de forma que quede claro que la disciplina está presente en sus vidas y que contribuye para su formación como ciudadano del mundo. Juntamente a esto, se entiende que el estudiante debe ser visto como un sujeto activo en su proceso de aprendizaje, de forma a desarollar su autonomia, pensamiento crítico y que sea capaz de contruir su próprio pensamiento y conomiciento geográfico. De esto modo, está investigación tuvo como objetivo elaborar una propuesta de enseñanza acerca del movimiento de masa y áreas de riesgo de forma a promover la construcción del conomiciento geográfico en estudiantes de ensino médio a partir de un linguaje diversificado, la de las caricaturas. Para esto, fue elaborada y aplicada una secuencia didáctica en turmas de 1º ano del Ensino Médio, a lo cual resultó con los estudiantes creando sus próprias caricaturas. Considerando los resultados finales, se cree que la utilización de este recurso didáctico ha sido relevante para la construção de lo saber geográfico por los estudiantes, una vez que sus creaciones presentan relaciones de factores geográficos, naturales y sociales, y la presencia de criticidad, humor e ironía tan comunes en la linguaje de los caricaturas.application/pdfporGeografia : EnsinoConhecimento geográficoChargeEnseñanza-aprendizaje de GeografíaConocimiento geográficoCaricaturasConstrução de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de riscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171075.pdf.txt001171075.pdf.txtExtracted Texttext/plain75098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/2/001171075.pdf.txt8052ff38f8c9f7dc7cb34ffed8567018MD52ORIGINAL001171075.pdfTexto completoapplication/pdf3279187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/1/001171075.pdf15783cb157a3f2b4e10fc404e06e33d5MD5110183/2594612023-06-27 03:32:40.122937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259461Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:32:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
title Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
spellingShingle Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
Thomas, Bruna Letícia
Geografia : Ensino
Conhecimento geográfico
Charge
Enseñanza-aprendizaje de Geografía
Conocimiento geográfico
Caricaturas
title_short Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
title_full Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
title_fullStr Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
title_full_unstemmed Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
title_sort Construção de conhecimentos geográficos no ensino médio a partir de charges : uma proposta para o ensino-aprendizagem de movimentos de massa e áreas de risco
author Thomas, Bruna Letícia
author_facet Thomas, Bruna Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomas, Bruna Letícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
contributor_str_mv Rodrigues, Aline de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Conhecimento geográfico
Charge
topic Geografia : Ensino
Conhecimento geográfico
Charge
Enseñanza-aprendizaje de Geografía
Conocimiento geográfico
Caricaturas
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza-aprendizaje de Geografía
Conocimiento geográfico
Caricaturas
description Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio pensamento e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259461
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171075
url http://hdl.handle.net/10183/259461
identifier_str_mv 001171075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/2/001171075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259461/1/001171075.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8052ff38f8c9f7dc7cb34ffed8567018
15783cb157a3f2b4e10fc404e06e33d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447343287238656