Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo César Estaitt
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134442
Resumo: Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva.
id UFRGS-2_a1be1dbc8450fa203f78f0cc58fed782
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134442
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Paulo César EstaittAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-30T02:08:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/134442000986587Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva.Among the various issues that permeate the research and reflections about the educational universe, two themes has received great prominence because of its relevance in the current national context. The inclusion of students with disabilities in mainstream education and the educational possibilities of new media and information and communication technologies. This paper addresses the two issues in an integrated manner from a case study of a student who is completing elementary school and possess the Autistic Spectrum Disorder. The main goal is to build an Educational Assistance Plan Specializing using mainly funds from new media and information and communication technologies in a logical addressing these resources while learning and knowledge technologies. The developed learning strategies used as tools: a virtual social network, building a virtual photo album, exercises built with Hot Potatoes software and activities directed on the Internet with webquests structure. The plan built from these elements enabled the development of a range of activities and teaching strategies through technology sought to meet the particularities of the student and promote actions of a truly inclusive education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Atendimento especializadoAutismoEnsino fundamentalEducational service specialistAutismFinal years of elementary schoolLearning and knowledge technologiesDigital mediaUma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986587.pdf000986587.pdfTexto completoapplication/pdf2486553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/1/000986587.pdf41080e77ce7a439d6aee8da37491a387MD51TEXT000986587.pdf.txt000986587.pdf.txtExtracted Texttext/plain130569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/2/000986587.pdf.txtb36ca76c7940dd1d7bf9e2169c8cbe5cMD52THUMBNAIL000986587.pdf.jpg000986587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/3/000986587.pdf.jpgdb431fa06121d8899b23af5509689a50MD5310183/1344422018-10-26 09:45:20.229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
title Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
spellingShingle Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
Garcia, Paulo César Estaitt
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Atendimento especializado
Autismo
Ensino fundamental
Educational service specialist
Autism
Final years of elementary school
Learning and knowledge technologies
Digital media
title_short Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
title_full Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
title_fullStr Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
title_full_unstemmed Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
title_sort Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
author Garcia, Paulo César Estaitt
author_facet Garcia, Paulo César Estaitt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo César Estaitt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Atendimento especializado
Autismo
Ensino fundamental
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Atendimento especializado
Autismo
Ensino fundamental
Educational service specialist
Autism
Final years of elementary school
Learning and knowledge technologies
Digital media
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational service specialist
Autism
Final years of elementary school
Learning and knowledge technologies
Digital media
description Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134442
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986587
url http://hdl.handle.net/10183/134442
identifier_str_mv 000986587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/1/000986587.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/2/000986587.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/3/000986587.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41080e77ce7a439d6aee8da37491a387
b36ca76c7940dd1d7bf9e2169c8cbe5c
db431fa06121d8899b23af5509689a50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502124740608