Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134442 |
Resumo: | Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva. |
id |
UFRGS-2_a1be1dbc8450fa203f78f0cc58fed782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134442 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Paulo César EstaittAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-30T02:08:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/134442000986587Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva.Among the various issues that permeate the research and reflections about the educational universe, two themes has received great prominence because of its relevance in the current national context. The inclusion of students with disabilities in mainstream education and the educational possibilities of new media and information and communication technologies. This paper addresses the two issues in an integrated manner from a case study of a student who is completing elementary school and possess the Autistic Spectrum Disorder. The main goal is to build an Educational Assistance Plan Specializing using mainly funds from new media and information and communication technologies in a logical addressing these resources while learning and knowledge technologies. The developed learning strategies used as tools: a virtual social network, building a virtual photo album, exercises built with Hot Potatoes software and activities directed on the Internet with webquests structure. The plan built from these elements enabled the development of a range of activities and teaching strategies through technology sought to meet the particularities of the student and promote actions of a truly inclusive education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Atendimento especializadoAutismoEnsino fundamentalEducational service specialistAutismFinal years of elementary schoolLearning and knowledge technologiesDigital mediaUma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986587.pdf000986587.pdfTexto completoapplication/pdf2486553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/1/000986587.pdf41080e77ce7a439d6aee8da37491a387MD51TEXT000986587.pdf.txt000986587.pdf.txtExtracted Texttext/plain130569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/2/000986587.pdf.txtb36ca76c7940dd1d7bf9e2169c8cbe5cMD52THUMBNAIL000986587.pdf.jpg000986587.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/3/000986587.pdf.jpgdb431fa06121d8899b23af5509689a50MD5310183/1344422018-10-26 09:45:20.229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134442Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
title |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
spellingShingle |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento Garcia, Paulo César Estaitt Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Atendimento especializado Autismo Ensino fundamental Educational service specialist Autism Final years of elementary school Learning and knowledge technologies Digital media |
title_short |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
title_full |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
title_fullStr |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
title_sort |
Uma proposta de atendimento educacional especializado de um aluno com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental utilizando mídias digitais e tecnologias da aprendizagem e do conhecimento |
author |
Garcia, Paulo César Estaitt |
author_facet |
Garcia, Paulo César Estaitt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo César Estaitt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
contributor_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Atendimento especializado Autismo Ensino fundamental |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Atendimento especializado Autismo Ensino fundamental Educational service specialist Autism Final years of elementary school Learning and knowledge technologies Digital media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational service specialist Autism Final years of elementary school Learning and knowledge technologies Digital media |
description |
Entre as diversas questões que permeiam as pesquisas e reflexões acerca do universo educacional, duas temáticas tem merecido grande destaque em função de sua relevância no atual contexto nacional. A inclusão de alunos com deficiências no ensino regular e as possibilidades educacionais das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho aborda as duas temáticas de forma integrada a partir de um estudo de caso de um aluno que está concluindo o Ensino Fundamental e que possuí o Transtorno do Espectro Autista. O principal objetivo é construir um plano de Atendimento Educacional Especializado que utilize prioritariamente recursos oriundos das novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em uma lógica que aborde estes recursos enquanto tecnologias de aprendizagem e conhecimento. As estratégias de aprendizado desenvolvidas utilizaram como ferramentas: uma rede social virtual, a construção de um álbum fotográfico virtual, exercícios construídos com o software Hot Potatoes e atividades dirigidas na internet com a estrutura de webquests. O plano construído a partir destes elementos possibilitou a elaboração de uma série de atividades e estratégias pedagógicas que utilizando ferramentas tecnológicas procuraram atender as particularidades do aluno e promover ações de uma educação efetivamente inclusiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134442 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986587 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134442 |
identifier_str_mv |
000986587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/1/000986587.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/2/000986587.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134442/3/000986587.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41080e77ce7a439d6aee8da37491a387 b36ca76c7940dd1d7bf9e2169c8cbe5c db431fa06121d8899b23af5509689a50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165456089088 |