Um corpo do(c)ente : o que ele pode?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151637 |
Resumo: | Apresento o meu Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização da Escola de Gestores da Educação Básica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele analisa alguns modelos de relações que se estabelecem entre professores. Apesar de partir da observação de uma escola em particular, é sabido que esses modelos se repetem em muitas escolas da rede pública. Analiso essas relações tomando como base algumas ideias extraídas da filosofia, dos autores Spinoza, Nietzsche, Snyders e Corazza. De Spinoza extraí a ideia dos afetos que se dão nas relações entre os corpos; nesse caso, corpos que compõem um corpo docente. Em Nietzsche busquei a moral do ressentimento, a fim de explicar a negatividade que paralisa a ação e impede a mudança. Em Snyders encontrei explicações sobre as culturas que coabitam e se chocam no ambiente escolar, bem como a vontade de promover a alegria na escola. E, por fim, Corazza me ajudou a interpretar Nietzsche e Spinoza, em especial com alguns textos em que aborda as paixões tristes que acometem os corpos docentes, nesses tempos de crise na educação. |
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