Acesso ao ensino superior pelas pessoas com deficiência : análise de projetos pedagógicos de cursos EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Weslei Oki de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254344
Resumo: As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à área educacional, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução na atenção às PcD. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. Observa-se a proposta de Educação Aberta e a Distância (EAD) como possibilidade catalizadora do acesso à educação superior, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade às PcD. A promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada quanto a aplicação das orientações legais e pedagógicas no estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos nacionais ofertados pela UAB quanto as suas adequações para auxílio das PcD. Pode-se verificar com isto o distanciamento entre as propostas legais e pedagógicas e o ofertado na UAB.
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