A importância da comunicação interna na agência Visconde (1244-0) do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schardosin, Cristiane Valéria Zatt
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26290
Resumo: A comunicação é importante em qualquer processo e, é um fator vital dentro da organização de qualquer porte para sua máxima eficiência. Dentro deste contexto, o Objetivo Geral deste trabalho é verificar os fatores que influenciam a comunicação interna na Agência Visconde – Curitiba (PR). Utilizando a revisão da literatura foram abordados conceitos de comunicação, seus objetivos e processos, falhas e métodos para melhorar a comunicação. Utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso, utilizando ainda de uma abordagem quantitativa de coleta de dados e pesquisa de campo, com os funcionários da agência. A partir da tabulação dos dados, foi possível identificar a percepção dos funcionários quanto a Comunicação Interna em seu ambiente e trabalho e a importância dela para a realização das suas tarefas. O Banco do Brasil possui inúmeras ferramentas e formas de fazer fluir a comunicação, entretanto tal número de instrumentos torna a comunicação onerosa em termos de tempo para interpretá-las causando, muitas vezes, uma desinformação dentre os colaboradores da Instituição, por não terem tempo necessário para acessá-las, neste caso a opinião da maioria dos funcionários é de que deveria haver uma flexibilização destas ferramentas tornando-as mais eficientes se destinadas aos públicos corretos.
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