As descobertas de uma docente de educação física em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279648 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas. |
id |
UFRGS-2_a411ed6388d3401d2461c032a8ab3e9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279648 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Germani, Yasmim PadilhaSilva, Lisandra Oliveira e2024-10-03T06:54:23Z2024http://hdl.handle.net/10183/279648001211413O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas.application/pdfporEstágio de docênciaFormação inicialAs descobertas de uma docente de educação física em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001211413.pdf.txt001211413.pdf.txtExtracted Texttext/plain116322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/2/001211413.pdf.txtb6b82df4185267e22e9f9771e4ffb695MD52ORIGINAL001211413.pdfTexto completoapplication/pdf358858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/1/001211413.pdfb97d40b1150f6a2754cb4f150f1b532fMD5110183/2796482024-10-04 06:44:23.216466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-04T09:44:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
title |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
spellingShingle |
As descobertas de uma docente de educação física em formação Germani, Yasmim Padilha Estágio de docência Formação inicial |
title_short |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
title_full |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
title_fullStr |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
title_full_unstemmed |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
title_sort |
As descobertas de uma docente de educação física em formação |
author |
Germani, Yasmim Padilha |
author_facet |
Germani, Yasmim Padilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germani, Yasmim Padilha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Formação inicial |
topic |
Estágio de docência Formação inicial |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-03T06:54:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279648 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001211413 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279648 |
identifier_str_mv |
001211413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/2/001211413.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/1/001211413.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6b82df4185267e22e9f9771e4ffb695 b97d40b1150f6a2754cb4f150f1b532f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447374110130176 |