As descobertas de uma docente de educação física em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germani, Yasmim Padilha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279648
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas.
id UFRGS-2_a411ed6388d3401d2461c032a8ab3e9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279648
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Germani, Yasmim PadilhaSilva, Lisandra Oliveira e2024-10-03T06:54:23Z2024http://hdl.handle.net/10183/279648001211413O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas.application/pdfporEstágio de docênciaFormação inicialAs descobertas de uma docente de educação física em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001211413.pdf.txt001211413.pdf.txtExtracted Texttext/plain116322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/2/001211413.pdf.txtb6b82df4185267e22e9f9771e4ffb695MD52ORIGINAL001211413.pdfTexto completoapplication/pdf358858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/1/001211413.pdfb97d40b1150f6a2754cb4f150f1b532fMD5110183/2796482024-10-04 06:44:23.216466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-04T09:44:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As descobertas de uma docente de educação física em formação
title As descobertas de uma docente de educação física em formação
spellingShingle As descobertas de uma docente de educação física em formação
Germani, Yasmim Padilha
Estágio de docência
Formação inicial
title_short As descobertas de uma docente de educação física em formação
title_full As descobertas de uma docente de educação física em formação
title_fullStr As descobertas de uma docente de educação física em formação
title_full_unstemmed As descobertas de uma docente de educação física em formação
title_sort As descobertas de uma docente de educação física em formação
author Germani, Yasmim Padilha
author_facet Germani, Yasmim Padilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germani, Yasmim Padilha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Formação inicial
topic Estágio de docência
Formação inicial
description O presente estudo tem como objetivo compreender os impactos dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na construção de docência de futuros professores. Esta pesquisa aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência e da Residência Pedagógica, procurando compreender e refletir como estes contribuíram para a formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas.Concluo que o percurso dos Estágios é um período de ricas aprendizagens e de diversas oportunidades para que os estudantes da graduação possam se descobrir neste papel docente. Ao final desta pesquisa, reflito como os estágios possuem significativa importância para que eu encontrasse o tipo de docência que pretendo seguir e construir, a partir das experiências vividas e das reflexões sobre elas.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-03T06:54:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001211413
url http://hdl.handle.net/10183/279648
identifier_str_mv 001211413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/2/001211413.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279648/1/001211413.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6b82df4185267e22e9f9771e4ffb695
b97d40b1150f6a2754cb4f150f1b532f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447374110130176