A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Lis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156954
Resumo: O presente trabalho reflete acerca dos valores dados por estudantes de Ensino Médio sobre juventude e ensino de Sociologia. Foram coletados dados através de 104 questionários semi-estruturados, em duas turmas do terceiro ano no terceiro trimestre escolar de 2015 e em duas turmas do primeiro ano no primeiro trimestre escolar de 2016 de uma escola pública estadual do Centro Histórico de Porto Alegre. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para categorizar perguntas abertas na qual os alunos falaram de si, explicaram por que estudam e o que pretendem fazer após concluírem o Ensino Médio. Também foram aplicadas perguntas fechadas baseadas no Questionário Socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobre as expectativas e as temáticas de interesse nas aulas de Sociologia. Da análise dos dados se revela a potencial organização da instituição, a presença de características juvenis, a conflitualidade entre trabalho, escola, obrigatoriedade do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior, ademais o anseio por aulas dinâmicas que abordem questões sociais. Relata-se como o instrumento criou aulas de desempenho satisfatório durante o estágio docente. Diante disso, busca-se discutir, sob o enfoque sociológico, a história da obrigatoriedade da disciplina e os desafios para o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
id UFRGS-2_a4adc58da3900b1909f3cb3d2f72d789
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucas, LisRaizer, Leandro2017-04-21T02:34:52Z2016http://hdl.handle.net/10183/156954001017498O presente trabalho reflete acerca dos valores dados por estudantes de Ensino Médio sobre juventude e ensino de Sociologia. Foram coletados dados através de 104 questionários semi-estruturados, em duas turmas do terceiro ano no terceiro trimestre escolar de 2015 e em duas turmas do primeiro ano no primeiro trimestre escolar de 2016 de uma escola pública estadual do Centro Histórico de Porto Alegre. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para categorizar perguntas abertas na qual os alunos falaram de si, explicaram por que estudam e o que pretendem fazer após concluírem o Ensino Médio. Também foram aplicadas perguntas fechadas baseadas no Questionário Socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobre as expectativas e as temáticas de interesse nas aulas de Sociologia. Da análise dos dados se revela a potencial organização da instituição, a presença de características juvenis, a conflitualidade entre trabalho, escola, obrigatoriedade do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior, ademais o anseio por aulas dinâmicas que abordem questões sociais. Relata-se como o instrumento criou aulas de desempenho satisfatório durante o estágio docente. Diante disso, busca-se discutir, sob o enfoque sociológico, a história da obrigatoriedade da disciplina e os desafios para o ensino de Sociologia no Ensino Médio.The present work reflects on the values given by students of High School about youthness and teaching of Sociology. Data were collected through 104 semi-structured questionnaires, in two third-grade classes in the third quarter of 2015 and in two first-year classes in the first quarter of 2016 of a state public school in the Historical Center of Porto Alegre. The content analysis method was used to categorize open questions in which students talked about themselves, explained why they study and what they want to do after finishing high school. Closed questions were also applied based on the Socioeconomic Questionnaire of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), about expectations and topics of interest in Sociology classes. The analysis of the data reveals the potential organization of the institution, the presence of juvenile characteristics, the conflict between work, school, compulsory secondary education and entry into higher education, in addition to the desire for dynamic classes that address social issues. It is reported how the instrument created satisfactory performance classes during the teaching internship. In view of this, it is sought to discuss, under the sociological approach, the history of the compulsory discipline and the challenges for the teaching of Sociology in High School.application/pdfporSociologia : Ensino médioEnsino e aprendizagemAdolescentesTeaching of sociologyYouthnessHigh schoolA juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017498.pdf001017498.pdfTexto completoapplication/pdf1002596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/1/001017498.pdf4b57be705efa6443cfeafc94898af0ecMD51TEXT001017498.pdf.txt001017498.pdf.txtExtracted Texttext/plain129467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/2/001017498.pdf.txt1ad931f039eb187d6aa4dfc3c01a0289MD52THUMBNAIL001017498.pdf.jpg001017498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/3/001017498.pdf.jpg682e797b45224fbc7249f6830e86d312MD5310183/1569542018-10-29 08:42:39.249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:42:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
title A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
spellingShingle A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
Lucas, Lis
Sociologia : Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Adolescentes
Teaching of sociology
Youthness
High school
title_short A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
title_full A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
title_fullStr A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
title_full_unstemmed A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
title_sort A juventude do ensino médio e o ensino de Sociologia : Estudo em uma Escola Pública de Porto Alegre
author Lucas, Lis
author_facet Lucas, Lis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Lis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raizer, Leandro
contributor_str_mv Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia : Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Adolescentes
topic Sociologia : Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Adolescentes
Teaching of sociology
Youthness
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of sociology
Youthness
High school
description O presente trabalho reflete acerca dos valores dados por estudantes de Ensino Médio sobre juventude e ensino de Sociologia. Foram coletados dados através de 104 questionários semi-estruturados, em duas turmas do terceiro ano no terceiro trimestre escolar de 2015 e em duas turmas do primeiro ano no primeiro trimestre escolar de 2016 de uma escola pública estadual do Centro Histórico de Porto Alegre. Utilizou-se o método de análise de conteúdo para categorizar perguntas abertas na qual os alunos falaram de si, explicaram por que estudam e o que pretendem fazer após concluírem o Ensino Médio. Também foram aplicadas perguntas fechadas baseadas no Questionário Socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sobre as expectativas e as temáticas de interesse nas aulas de Sociologia. Da análise dos dados se revela a potencial organização da instituição, a presença de características juvenis, a conflitualidade entre trabalho, escola, obrigatoriedade do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior, ademais o anseio por aulas dinâmicas que abordem questões sociais. Relata-se como o instrumento criou aulas de desempenho satisfatório durante o estágio docente. Diante disso, busca-se discutir, sob o enfoque sociológico, a história da obrigatoriedade da disciplina e os desafios para o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:34:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017498
url http://hdl.handle.net/10183/156954
identifier_str_mv 001017498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/1/001017498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/2/001017498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156954/3/001017498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b57be705efa6443cfeafc94898af0ec
1ad931f039eb187d6aa4dfc3c01a0289
682e797b45224fbc7249f6830e86d312
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527064072192