Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Danielle Lira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130016
Resumo: Mesmo tendo sido criado no século XVIII, junto com Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, publicado entre 1795 e 1796, de Goethe, o gênero Bildungsroman, ou romance de formação, ainda hoje serve de modelo para outras obras. Embora possua problemas de conceituação, as obras que adotam esse gênero literário costumam narrar, principalmente, a evolução social e psicológica de seus jovens protagonistas até seu amadurecimento, dentre outras características. Este trabalho analisa o quanto Juventude (2010), de J. M. Coetzee, se distancia e se aproxima da bildung, uma vez que é considerado um “romance de formação diferente”, hipótese que vem a se confirmar.
id UFRGS-2_a4e4373b98162d579c5ebbb30ae7f46f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Danielle Lira daBittencourt, Rita Lenira de Freitas2015-11-20T02:38:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/130016000975876Mesmo tendo sido criado no século XVIII, junto com Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, publicado entre 1795 e 1796, de Goethe, o gênero Bildungsroman, ou romance de formação, ainda hoje serve de modelo para outras obras. Embora possua problemas de conceituação, as obras que adotam esse gênero literário costumam narrar, principalmente, a evolução social e psicológica de seus jovens protagonistas até seu amadurecimento, dentre outras características. Este trabalho analisa o quanto Juventude (2010), de J. M. Coetzee, se distancia e se aproxima da bildung, uma vez que é considerado um “romance de formação diferente”, hipótese que vem a se confirmar.Even though it was created in the eighteenth century, along with The Learning Years of Wilhelm Meister, published between 1795 and 1796, by Goethe, the Bildungsroman genre, or formation novel, is a model for other works nowadays. Although it has conceptualization problems, the works that adopt this literary genre usually report mainly the social and psychological development of its young protagonists until their maturity, among other features. This paper analyzes how Youth (2010), JM Coetzee, moves away and approaches the bildung, since it is considered a "different formation novel" hypothesis that comes to be confirmed.application/pdfporCoetzee, J. M., 1940-. Juventude : Crítica e interpretaçãoJuventude (Livro)Romance de formaçãoBildungsromanBildungsromanFormation novelYouthContradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzeeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975876.pdf000975876.pdfTexto completoapplication/pdf600556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/1/000975876.pdf4565c81886c844a68465a04c4e1cb61aMD51TEXT000975876.pdf.txt000975876.pdf.txtExtracted Texttext/plain103845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/2/000975876.pdf.txt47e8f999ac72405a6b8d8dcc6f35e261MD52THUMBNAIL000975876.pdf.jpg000975876.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/3/000975876.pdf.jpg62388f9a6db4ed4ddaa1f4f51970ac65MD5310183/1300162023-12-20 04:22:50.180036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
title Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
spellingShingle Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
Rosa, Danielle Lira da
Coetzee, J. M., 1940-. Juventude : Crítica e interpretação
Juventude (Livro)
Romance de formação
Bildungsroman
Bildungsroman
Formation novel
Youth
title_short Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
title_full Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
title_fullStr Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
title_full_unstemmed Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
title_sort Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
author Rosa, Danielle Lira da
author_facet Rosa, Danielle Lira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Danielle Lira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
contributor_str_mv Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Coetzee, J. M., 1940-. Juventude : Crítica e interpretação
Juventude (Livro)
Romance de formação
Bildungsroman
topic Coetzee, J. M., 1940-. Juventude : Crítica e interpretação
Juventude (Livro)
Romance de formação
Bildungsroman
Bildungsroman
Formation novel
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Bildungsroman
Formation novel
Youth
description Mesmo tendo sido criado no século XVIII, junto com Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, publicado entre 1795 e 1796, de Goethe, o gênero Bildungsroman, ou romance de formação, ainda hoje serve de modelo para outras obras. Embora possua problemas de conceituação, as obras que adotam esse gênero literário costumam narrar, principalmente, a evolução social e psicológica de seus jovens protagonistas até seu amadurecimento, dentre outras características. Este trabalho analisa o quanto Juventude (2010), de J. M. Coetzee, se distancia e se aproxima da bildung, uma vez que é considerado um “romance de formação diferente”, hipótese que vem a se confirmar.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-20T02:38:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975876
url http://hdl.handle.net/10183/130016
identifier_str_mv 000975876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/1/000975876.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/2/000975876.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/3/000975876.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4565c81886c844a68465a04c4e1cb61a
47e8f999ac72405a6b8d8dcc6f35e261
62388f9a6db4ed4ddaa1f4f51970ac65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224493220233216