Contradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzee
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130016 |
Resumo: | Mesmo tendo sido criado no século XVIII, junto com Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, publicado entre 1795 e 1796, de Goethe, o gênero Bildungsroman, ou romance de formação, ainda hoje serve de modelo para outras obras. Embora possua problemas de conceituação, as obras que adotam esse gênero literário costumam narrar, principalmente, a evolução social e psicológica de seus jovens protagonistas até seu amadurecimento, dentre outras características. Este trabalho analisa o quanto Juventude (2010), de J. M. Coetzee, se distancia e se aproxima da bildung, uma vez que é considerado um “romance de formação diferente”, hipótese que vem a se confirmar. |
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Rosa, Danielle Lira daBittencourt, Rita Lenira de Freitas2015-11-20T02:38:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/130016000975876Mesmo tendo sido criado no século XVIII, junto com Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, publicado entre 1795 e 1796, de Goethe, o gênero Bildungsroman, ou romance de formação, ainda hoje serve de modelo para outras obras. Embora possua problemas de conceituação, as obras que adotam esse gênero literário costumam narrar, principalmente, a evolução social e psicológica de seus jovens protagonistas até seu amadurecimento, dentre outras características. Este trabalho analisa o quanto Juventude (2010), de J. M. Coetzee, se distancia e se aproxima da bildung, uma vez que é considerado um “romance de formação diferente”, hipótese que vem a se confirmar.Even though it was created in the eighteenth century, along with The Learning Years of Wilhelm Meister, published between 1795 and 1796, by Goethe, the Bildungsroman genre, or formation novel, is a model for other works nowadays. Although it has conceptualization problems, the works that adopt this literary genre usually report mainly the social and psychological development of its young protagonists until their maturity, among other features. This paper analyzes how Youth (2010), JM Coetzee, moves away and approaches the bildung, since it is considered a "different formation novel" hypothesis that comes to be confirmed.application/pdfporCoetzee, J. M., 1940-. Juventude : Crítica e interpretaçãoJuventude (Livro)Romance de formaçãoBildungsromanBildungsromanFormation novelYouthContradições do Bildungsroman em Juventude de J.M. Coetzeeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975876.pdf000975876.pdfTexto completoapplication/pdf600556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/1/000975876.pdf4565c81886c844a68465a04c4e1cb61aMD51TEXT000975876.pdf.txt000975876.pdf.txtExtracted Texttext/plain103845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/2/000975876.pdf.txt47e8f999ac72405a6b8d8dcc6f35e261MD52THUMBNAIL000975876.pdf.jpg000975876.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130016/3/000975876.pdf.jpg62388f9a6db4ed4ddaa1f4f51970ac65MD5310183/1300162023-12-20 04:22:50.180036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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