O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117585 |
Resumo: | Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos. |
id |
UFRGS-2_a5c908c115448908c71146d5f6b439cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117585 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Vívian Silva daGoulart, Ligia Beatriz2015-06-09T01:59:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/117585000967053Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos.application/pdfporEducação integralEnsino médioIniciação científicaO seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967053.pdf000967053.pdfTexto completoapplication/pdf262437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/1/000967053.pdf5add81ae38774372fa345751399482b1MD51TEXT000967053.pdf.txt000967053.pdf.txtExtracted Texttext/plain49881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/2/000967053.pdf.txtcf65a696c98501a3d75e221e15eb9efdMD52THUMBNAIL000967053.pdf.jpg000967053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/3/000967053.pdf.jpg936de13365c9a5feb50441f473ac94c9MD5310183/1175852018-10-23 08:45:43.874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
title |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
spellingShingle |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio Silva, Vívian Silva da Educação integral Ensino médio Iniciação científica |
title_short |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
title_full |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
title_fullStr |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
title_sort |
O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio |
author |
Silva, Vívian Silva da |
author_facet |
Silva, Vívian Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vívian Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goulart, Ligia Beatriz |
contributor_str_mv |
Goulart, Ligia Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Ensino médio Iniciação científica |
topic |
Educação integral Ensino médio Iniciação científica |
description |
Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-09T01:59:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117585 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967053 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117585 |
identifier_str_mv |
000967053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/1/000967053.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/2/000967053.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/3/000967053.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5add81ae38774372fa345751399482b1 cf65a696c98501a3d75e221e15eb9efd 936de13365c9a5feb50441f473ac94c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149991690240 |