O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vívian Silva da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117585
Resumo: Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos.
id UFRGS-2_a5c908c115448908c71146d5f6b439cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Vívian Silva daGoulart, Ligia Beatriz2015-06-09T01:59:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/117585000967053Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos.application/pdfporEducação integralEnsino médioIniciação científicaO seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967053.pdf000967053.pdfTexto completoapplication/pdf262437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/1/000967053.pdf5add81ae38774372fa345751399482b1MD51TEXT000967053.pdf.txt000967053.pdf.txtExtracted Texttext/plain49881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/2/000967053.pdf.txtcf65a696c98501a3d75e221e15eb9efdMD52THUMBNAIL000967053.pdf.jpg000967053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/3/000967053.pdf.jpg936de13365c9a5feb50441f473ac94c9MD5310183/1175852018-10-23 08:45:43.874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
title O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
spellingShingle O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
Silva, Vívian Silva da
Educação integral
Ensino médio
Iniciação científica
title_short O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
title_full O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
title_fullStr O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
title_full_unstemmed O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
title_sort O seminário integrado como articulador de uma proposta de educação integral no ensino médio
author Silva, Vívian Silva da
author_facet Silva, Vívian Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vívian Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
contributor_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Ensino médio
Iniciação científica
topic Educação integral
Ensino médio
Iniciação científica
description Este artigo analisa a prática da disciplina de Seminário Integrado em uma escola de Ensino Médio buscando sua articulação com os pressupostos da Educação Integral. Para isso, temos como base o trabalho de iniciação científica realizado com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Politécnico em uma escola da periferia urbana de Viamão/RS. As atividades realizadas, na turma de 2° ano, tiveram como princípio norteador a articulação das áreas de conhecimento partindo da realidade. Ou seja, houve uma reorganização do ensino para atender as dimensões social e cultural da comunidade escolar. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o caderno de planejamento dos professores da disciplina de Seminário Integrado e analisou-se as possíveis relações da proposta pedagógica do governo (2011-2014) para o Ensino Médio, bem como com os princípios norteadores defendidos pelos autores da Educação Integral. Para ambas as propostas, foi necessária a reorganização dos temas a serem trabalhados, horários, espaço físico e recursos humanos posto que, todos estes devem estar interligados e dar conta de analisar a realidade do educando e, dentro do possível, modificá-la. Assim foi possível observar uma possibilidade de articulação entre as propostas, ainda que com os necessários ajustes em relação aos espaços e tempos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-09T01:59:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967053
url http://hdl.handle.net/10183/117585
identifier_str_mv 000967053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/1/000967053.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/2/000967053.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117585/3/000967053.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5add81ae38774372fa345751399482b1
cf65a696c98501a3d75e221e15eb9efd
936de13365c9a5feb50441f473ac94c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149991690240