Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255171 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira. |
id |
UFRGS-2_a6e96d968ff0ebd7da49b25607dbb273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255171 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos, Mariana SilvaGodinho, Ana Cláudia Ferreira2023-02-28T03:23:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/255171001163007O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira.application/pdfporProfessor : FormaçãoPedagogiaInvestigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163007.pdf.txt001163007.pdf.txtExtracted Texttext/plain380092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/2/001163007.pdf.txtd97e54c96597c1d8fc2df2a6988de01cMD52ORIGINAL001163007.pdfTexto completoapplication/pdf906205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/1/001163007.pdf2bd4d2266e989c9c64f24e0dd90f90b3MD5110183/2551712023-03-01 03:30:56.443679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
title |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
spellingShingle |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia Carlos, Mariana Silva Professor : Formação Pedagogia |
title_short |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
title_full |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
title_fullStr |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
title_sort |
Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia |
author |
Carlos, Mariana Silva |
author_facet |
Carlos, Mariana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Mariana Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
contributor_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor : Formação Pedagogia |
topic |
Professor : Formação Pedagogia |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255171 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255171 |
identifier_str_mv |
001163007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/2/001163007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/1/001163007.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d97e54c96597c1d8fc2df2a6988de01c 2bd4d2266e989c9c64f24e0dd90f90b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332154507264 |