Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Mariana Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255171
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira.
id UFRGS-2_a6e96d968ff0ebd7da49b25607dbb273
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255171
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlos, Mariana SilvaGodinho, Ana Cláudia Ferreira2023-02-28T03:23:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/255171001163007O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira.application/pdfporProfessor : FormaçãoPedagogiaInvestigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163007.pdf.txt001163007.pdf.txtExtracted Texttext/plain380092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/2/001163007.pdf.txtd97e54c96597c1d8fc2df2a6988de01cMD52ORIGINAL001163007.pdfTexto completoapplication/pdf906205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/1/001163007.pdf2bd4d2266e989c9c64f24e0dd90f90b3MD5110183/2551712023-03-01 03:30:56.443679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255171Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
title Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
spellingShingle Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
Carlos, Mariana Silva
Professor : Formação
Pedagogia
title_short Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
title_full Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
title_fullStr Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
title_full_unstemmed Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
title_sort Investigação-formação, experiência e identidade : reflexões sobre a formação docente na Pedagogia
author Carlos, Mariana Silva
author_facet Carlos, Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Mariana Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor : Formação
Pedagogia
topic Professor : Formação
Pedagogia
description O presente trabalho de conclusão de curso é uma reflexão sobre formação docente na pandemia, tendo como referência teórica os conceitos de investigação-formação (JOSSO, 2014; NEVES, 2019, 2020), experiência (LARROSA, 2001) e identidade docente (ARROYO, 2000), valendo-se do método (auto) biográfico (NÒVOA, FINGER, 2014). A reflexão toma como base as escritas produzidas ao longo do percurso formativo em pedagogia e os relatos narrativos biográficos, destacando os momentos formativos significativos na vida do sujeito da aprendizagem. Um dos argumentos centrais é que a formação docente compreende as dimensões técnicas e teóricas, onde entram em jogo, todas as dimensões da vida humana. Ao apropriarem-se de seus processos formativos, os sujeitos produzem novas subjetividades, responsáveis por transformações pessoais e profissionais. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades do método (auto) biográfico na construção de sentidos à existência humana, bem como, os desafios educativos, éticos e políticos colocados à docência com o fim da pandemia e o reestabelecimento democrático que marca atual conjuntura brasileira.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255171
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163007
url http://hdl.handle.net/10183/255171
identifier_str_mv 001163007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/2/001163007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255171/1/001163007.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d97e54c96597c1d8fc2df2a6988de01c
2bd4d2266e989c9c64f24e0dd90f90b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332154507264