Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141423 |
Resumo: | A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_a9567f3098d8b18f726b3078aaef4f79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141423 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schenkel, Rosaura Maria DuarteRapkiewicz, Clevi Elena2016-05-20T02:10:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/141423000990060A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorInclusão digitalCompetênciaInclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990060.pdf000990060.pdfTexto completoapplication/pdf466726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/1/000990060.pdf28bae36db81686d1a03a48377ce434d2MD51TEXT000990060.pdf.txt000990060.pdf.txtExtracted Texttext/plain86292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/2/000990060.pdf.txte75eecd013ec820a9a5e268445456364MD52THUMBNAIL000990060.pdf.jpg000990060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/3/000990060.pdf.jpgb44afc197a5cb78ed0652213a2e5ab27MD5310183/1414232018-10-25 10:03:31.652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141423Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
spellingShingle |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha Schenkel, Rosaura Maria Duarte Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Inclusão digital Competência |
title_short |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_full |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_fullStr |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
title_sort |
Inclusão digital de professores de matemática da rede municipal de ensino de Farroupilha |
author |
Schenkel, Rosaura Maria Duarte |
author_facet |
Schenkel, Rosaura Maria Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schenkel, Rosaura Maria Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Inclusão digital Competência |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Inclusão digital Competência |
description |
A sociedade está cada vez mais complexa rica em informação e conhecimento. Uma das transformações mais significativas é a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os campos dessa sociedade, inclusive na área da educação. Essa área precisa vencer várias barreiras, sendo que uma das principais delas é a falta de competências tecnológicas na formação de professores. No ensino da Matemática, as TICs são muito importantes para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento. Consciente da importância desse trabalho, essa pesquisa buscou investigar o nível de inclusão digital dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha. A partir do questionário aplicado pode-se concluir que os professores de Matemática estão alfabetizados digitais, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. Quanto a utilização das TICs na prática pedagógica entendeu-se que acontece de modo restrito e não têm conhecimento de como fazer melhor. O grau de inclusão digital em que os professores se encontram não impede que desenvolvam algumas atividades no editor de textos, softwares educativos, planilha eletrônica que também é importante para o ensino aprendizagem dos seus alunos, mas, limita o seu uso diminuindo suas potencialidades educativas. Os professores precisam adquirir competências e habilidades através da formação para tirar proveito das TICs em favor da construção do conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141423 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990060 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141423 |
identifier_str_mv |
000990060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/1/000990060.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/2/000990060.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141423/3/000990060.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28bae36db81686d1a03a48377ce434d2 e75eecd013ec820a9a5e268445456364 b44afc197a5cb78ed0652213a2e5ab27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509409198080 |