O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273787 |
Resumo: | Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados. |
id |
UFRGS-2_aa20189457ba1f13641605476ec1919b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273787 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weber, Maria HelenaCoelho, Marja PfeiferPereira, Marcos Vinícius2024-03-19T05:04:39Z20060101-2657http://hdl.handle.net/10183/273787000549904Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados.From communication categories, this article displays a debate on limits and convergences of the mediatization, spectacularization and spectacle concepts as devices of the mediatic logic’s power that becomes interdependent the politics and the communication. This logic is determined by the visibility that assures credibility and legitimacy, through technological, institucional and aesthetic abilities of journalism, propaganda and entertainment. It´s possible to explore the vulnerability of this logic in relation to politics and society movements. This puts in doubt affirmations wich defend that all the symbolic information in media are a great spectacle or only mediatization, or that spectacle, midiatization and spectacularization provoke the same results. Key-words: Mediatization; Spectacularization; Spectacle.A partir de categorías analíticas basadas en el campo de la comunicación, este trabajo expone un debate sobre límites y convergencias de los conceptos de mediatización, espetacularización y espectáculo como dispositivos de poder de la lógica midiática, que vuelve interdependientes la política y la comunicación. Esta lógica viene determinada por la visibilidad que propicia credibilidad y legitimidad, a través de competencias tecnológicas, institucionales y estéticas del periodismo, la propaganda y el entretenimiento. Es posible explorar la vulnerabilidad de esta lógica relativa a la comunicación de la política y los movimientos de la sociedad, lo que actúa contra la estabilidad de afirmaciones que defienden que toda la información y los bienes simbólicos que circulan en los medios de comunicación indican um gran espectáculo o solamente mediatización, o que espectáculo, mediatização y espetacularización causan los mismos resultados.application/pdfporComunicação & sociedade. São Bernado do Campo, SP. Vol. 28, n.46 (2 sem. 2006), p. 13-32ComunicaçãoEspetáculoMeios de comunicação de massaMediatizationSpectacularizationSpectacleMediatizaciónEspectacularizaciónEspectáculoO voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política)Vote, street and spectacle (questions on communication e politics)El voto, la calle y el escenario (cuestiones sobre la comunicación y la política)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000549904.pdf.txt000549904.pdf.txtExtracted Texttext/plain45655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/2/000549904.pdf.txtd31c5005f0a5f0eea43d0e1526bb736aMD52ORIGINAL000549904.pdfTexto completoapplication/pdf307193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/1/000549904.pdf478a6eb7c868d3639525307dd2ccbcbeMD5110183/2737872024-05-22 06:36:40.109747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-22T09:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Vote, street and spectacle (questions on communication e politics) |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El voto, la calle y el escenario (cuestiones sobre la comunicación y la política) |
title |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
spellingShingle |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) Weber, Maria Helena Comunicação Espetáculo Meios de comunicação de massa Mediatization Spectacularization Spectacle Mediatización Espectacularización Espectáculo |
title_short |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
title_full |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
title_fullStr |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
title_full_unstemmed |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
title_sort |
O voto, a rua e o espetáculo : (questões sobre comunicação e política) |
author |
Weber, Maria Helena |
author_facet |
Weber, Maria Helena Coelho, Marja Pfeifer Pereira, Marcos Vinícius |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Marja Pfeifer Pereira, Marcos Vinícius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Maria Helena Coelho, Marja Pfeifer Pereira, Marcos Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Espetáculo Meios de comunicação de massa |
topic |
Comunicação Espetáculo Meios de comunicação de massa Mediatization Spectacularization Spectacle Mediatización Espectacularización Espectáculo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mediatization Spectacularization Spectacle |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Mediatización Espectacularización Espectáculo |
description |
Este trabalho expõe um debate sobre limites e convergências dos conceitos de midiatização, espetacularização e espetáculo como dispositivos de poder da lógica midiática, que torna interdependentes a política e a comunicação, a partir de categorias analíticas sediadas no campo da comunicação. Entendese que essa lógica é determinada pela visibilidade que propicia credibilidade e legitimidade, pelas competências tecnológicas, institucionais e estéticas do jornalismo, da propaganda e do entretenimento. É possível explorar a vulnerabilidade dessa lógica em relação à comunicação da política e os movimentos da sociedade, apontando indícios contra a estabilidade de afirmações que defendem que todas as informações e bens simbólicos que circulam nos meios de comunicação de massa indicam um grande espetáculo ou apenas midiatização, ou que espetáculo, midiatização e espetacularização provocam os mesmos resultados. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-19T05:04:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273787 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-2657 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000549904 |
identifier_str_mv |
0101-2657 000549904 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação & sociedade. São Bernado do Campo, SP. Vol. 28, n.46 (2 sem. 2006), p. 13-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/2/000549904.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273787/1/000549904.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d31c5005f0a5f0eea43d0e1526bb736a 478a6eb7c868d3639525307dd2ccbcbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447856795877376 |