Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Patrick Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194792
Resumo: Neste estudo, investigamos como aprendizes brasileiros de Inglês estão produzindo, em termos de duração vocálica que precede a consoante final, pares mínimos encerrados pelas fricativas [s] e [z], tais como “niece” [s] vs. “knees” [z]. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da leitura em voz alta de 60 frases-veículo, realizada por 20 participantes, divididos em dois grupos de proficiência. As análises dos valores absolutos e relativos de duração vocálica revelaram que os aprendizes estão produzindo vogais mais longas quando precedentes à fricativa final sonora [z], independentemente de seu grupo de proficiência.
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spelling Batista, Patrick SantosAlves, Ubiratã Kickhöfel2019-05-30T02:41:22Z20180103-7250http://hdl.handle.net/10183/194792001090382Neste estudo, investigamos como aprendizes brasileiros de Inglês estão produzindo, em termos de duração vocálica que precede a consoante final, pares mínimos encerrados pelas fricativas [s] e [z], tais como “niece” [s] vs. “knees” [z]. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da leitura em voz alta de 60 frases-veículo, realizada por 20 participantes, divididos em dois grupos de proficiência. As análises dos valores absolutos e relativos de duração vocálica revelaram que os aprendizes estão produzindo vogais mais longas quando precedentes à fricativa final sonora [z], independentemente de seu grupo de proficiência.In this study, we investigate how Brazilian learners of English produce the vowel durations of members of minimal pairs ending in [s] and [z], such as ‘niece’ [s]’ versus ‘knees’ [z]. The data were obtained through a reading task of 60 target-sentences, with 20 participants who had been leveled in two proficiency groups. The analyses of both absolute and relative durational values showed that the L2 learners are producing longer vowels preceding [z], regardless of their proficiency group.En este trabajo, investigamos de qué forma estudiantes brasileños de inglés están produciendo, en términos de duración vocálica que precede a la consonante final, pares mínimos finalizados por las fricativas finales [s] y [z], tales como ‘niece’ [s] vs. ‘knees’ [z]. Los datos de la investigación se obtuvieron a partir de la lectura en voz alta de 60 frases-vehículo por 20 participantes, divididos en dos grupos con grados diferentes de dominio del idioma. El análisis de los valores absolutos y relativos reveló que, independiente del grado de competencia comunicativa, los estudiantes de los dos grupos producen vocales con mayor duración en el contexto precedente a la fricativa final sonora[z].application/pdfporSignótica : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Goiânia, GO. Vol. 30, n. 4 (out./dez. 2018), p. [619]-646SonoridadeFonéticaLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Voicing distinctionL2 phonetic-phonological developmentProduction of vowel durationDistinción de sonoridadDesarrollo fonético-fonológico de L2Producción de duración vocálicaProdução da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)Production of vowel duration in minimal pairs ending in [s] and [z] in English (L2) by learners from Porto Alegre, Brazil Producción de la duración vocálica de pares mínimos finalizados por [s]y [z] del Inglés (L2) por estudiantes portoalegrenses info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090382.pdf.txt001090382.pdf.txtExtracted Texttext/plain64620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/2/001090382.pdf.txtd624187fbb3bf1ce4c94058a7af5f9d8MD52ORIGINAL001090382.pdfTexto completoapplication/pdf365622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/1/001090382.pdfaa1877659095d59cd798f437d7b44ec9MD5110183/1947922023-09-21 03:38:55.605435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194792Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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