Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Patrick Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194792
Resumo: Neste estudo, investigamos como aprendizes brasileiros de Inglês estão produzindo, em termos de duração vocálica que precede a consoante final, pares mínimos encerrados pelas fricativas [s] e [z], tais como “niece” [s] vs. “knees” [z]. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da leitura em voz alta de 60 frases-veículo, realizada por 20 participantes, divididos em dois grupos de proficiência. As análises dos valores absolutos e relativos de duração vocálica revelaram que os aprendizes estão produzindo vogais mais longas quando precedentes à fricativa final sonora [z], independentemente de seu grupo de proficiência.
id UFRGS-2_aa64d06ac3c6248ec944fdcb2db8be76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194792
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Patrick SantosAlves, Ubiratã Kickhöfel2019-05-30T02:41:22Z20180103-7250http://hdl.handle.net/10183/194792001090382Neste estudo, investigamos como aprendizes brasileiros de Inglês estão produzindo, em termos de duração vocálica que precede a consoante final, pares mínimos encerrados pelas fricativas [s] e [z], tais como “niece” [s] vs. “knees” [z]. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da leitura em voz alta de 60 frases-veículo, realizada por 20 participantes, divididos em dois grupos de proficiência. As análises dos valores absolutos e relativos de duração vocálica revelaram que os aprendizes estão produzindo vogais mais longas quando precedentes à fricativa final sonora [z], independentemente de seu grupo de proficiência.In this study, we investigate how Brazilian learners of English produce the vowel durations of members of minimal pairs ending in [s] and [z], such as ‘niece’ [s]’ versus ‘knees’ [z]. The data were obtained through a reading task of 60 target-sentences, with 20 participants who had been leveled in two proficiency groups. The analyses of both absolute and relative durational values showed that the L2 learners are producing longer vowels preceding [z], regardless of their proficiency group.En este trabajo, investigamos de qué forma estudiantes brasileños de inglés están produciendo, en términos de duración vocálica que precede a la consonante final, pares mínimos finalizados por las fricativas finales [s] y [z], tales como ‘niece’ [s] vs. ‘knees’ [z]. Los datos de la investigación se obtuvieron a partir de la lectura en voz alta de 60 frases-vehículo por 20 participantes, divididos en dos grupos con grados diferentes de dominio del idioma. El análisis de los valores absolutos y relativos reveló que, independiente del grado de competencia comunicativa, los estudiantes de los dos grupos producen vocales con mayor duración en el contexto precedente a la fricativa final sonora[z].application/pdfporSignótica : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Goiânia, GO. Vol. 30, n. 4 (out./dez. 2018), p. [619]-646SonoridadeFonéticaLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Voicing distinctionL2 phonetic-phonological developmentProduction of vowel durationDistinción de sonoridadDesarrollo fonético-fonológico de L2Producción de duración vocálicaProdução da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)Production of vowel duration in minimal pairs ending in [s] and [z] in English (L2) by learners from Porto Alegre, Brazil Producción de la duración vocálica de pares mínimos finalizados por [s]y [z] del Inglés (L2) por estudiantes portoalegrenses info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090382.pdf.txt001090382.pdf.txtExtracted Texttext/plain64620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/2/001090382.pdf.txtd624187fbb3bf1ce4c94058a7af5f9d8MD52ORIGINAL001090382.pdfTexto completoapplication/pdf365622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/1/001090382.pdfaa1877659095d59cd798f437d7b44ec9MD5110183/1947922023-09-21 03:38:55.605435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194792Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Production of vowel duration in minimal pairs ending in [s] and [z] in English (L2) by learners from Porto Alegre, Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Producción de la duración vocálica de pares mínimos finalizados por [s]y [z] del Inglés (L2) por estudiantes portoalegrenses
title Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
spellingShingle Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
Batista, Patrick Santos
Sonoridade
Fonética
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Voicing distinction
L2 phonetic-phonological development
Production of vowel duration
Distinción de sonoridad
Desarrollo fonético-fonológico de L2
Producción de duración vocálica
title_short Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
title_full Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
title_fullStr Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
title_full_unstemmed Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
title_sort Produção da duração vocálica de pares mínimos encerrados por [s] e [z] do inglês (L2 por aprendizes porto-alegrenses)
author Batista, Patrick Santos
author_facet Batista, Patrick Santos
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Patrick Santos
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Sonoridade
Fonética
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
topic Sonoridade
Fonética
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Voicing distinction
L2 phonetic-phonological development
Production of vowel duration
Distinción de sonoridad
Desarrollo fonético-fonológico de L2
Producción de duración vocálica
dc.subject.eng.fl_str_mv Voicing distinction
L2 phonetic-phonological development
Production of vowel duration
dc.subject.spa.fl_str_mv Distinción de sonoridad
Desarrollo fonético-fonológico de L2
Producción de duración vocálica
description Neste estudo, investigamos como aprendizes brasileiros de Inglês estão produzindo, em termos de duração vocálica que precede a consoante final, pares mínimos encerrados pelas fricativas [s] e [z], tais como “niece” [s] vs. “knees” [z]. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da leitura em voz alta de 60 frases-veículo, realizada por 20 participantes, divididos em dois grupos de proficiência. As análises dos valores absolutos e relativos de duração vocálica revelaram que os aprendizes estão produzindo vogais mais longas quando precedentes à fricativa final sonora [z], independentemente de seu grupo de proficiência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-30T02:41:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194792
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7250
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090382
identifier_str_mv 0103-7250
001090382
url http://hdl.handle.net/10183/194792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Signótica : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Goiânia, GO. Vol. 30, n. 4 (out./dez. 2018), p. [619]-646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/2/001090382.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194792/1/001090382.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d624187fbb3bf1ce4c94058a7af5f9d8
aa1877659095d59cd798f437d7b44ec9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224967388397568