A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paula Fogaça
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141372
Resumo: Esta monografia investigou sobre quais os motivos que estão relacionados à evasão ocorrida no curso de Ensino Superior a Distância em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, buscou-se referencial teórico sobre evasão na Educação a Distância, principalmente relacionada aos cursos de ensino superior. A questão da evasão tornou-se foco de estudo porque através desta experiência foi possível observar os altos índices de evasão, dos 50 alunos da turma 1 restam hoje 22 alunos e da turma 2 que iniciou com 30 alunos apenas 9 ainda continuam. A temática surgiu do interesse de estudar, entender e propor estratégias que possibilitem que este índice seja reduzido nas próximas edições deste e de outros cursos. O contexto de estudo envolveu 80 alunos da disciplina Introdução a EAD Polo UAB do Balneário Pinhal do referido curso, sendo participantes desta pesquisa 30 alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados de questionário elaborado sobre o PLAGEDER- UFRGS. O questionário contou com uma parte inicial para conhecimento do perfil do entrevistado e seis questões sobre o uso das ferramentas do curso e de possíveis motivos para afastamento/desistência do mesmo com cinco opções construídas a partir da escala liquert e duas últimas questões, sendo uma para sugestões para que o curso tenha melhores resultados de permanência dos alunos e de inserção de comentários livres. Como resultados obteve-se muitas respostas favoráveis ao uso das mídias como ferramentas de aprendizagem, algumas colocações sobre a evasão e a metodologia e também sugestões que podem contribuir para a permanência dos discentes no referido curso.
id UFRGS-2_aa6acdee9ea5237dbee6e760a1c5ed07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141372
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, Paula FogaçaKonrath, Mary Lúcia Pedroso2016-05-20T02:10:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/141372000991711Esta monografia investigou sobre quais os motivos que estão relacionados à evasão ocorrida no curso de Ensino Superior a Distância em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, buscou-se referencial teórico sobre evasão na Educação a Distância, principalmente relacionada aos cursos de ensino superior. A questão da evasão tornou-se foco de estudo porque através desta experiência foi possível observar os altos índices de evasão, dos 50 alunos da turma 1 restam hoje 22 alunos e da turma 2 que iniciou com 30 alunos apenas 9 ainda continuam. A temática surgiu do interesse de estudar, entender e propor estratégias que possibilitem que este índice seja reduzido nas próximas edições deste e de outros cursos. O contexto de estudo envolveu 80 alunos da disciplina Introdução a EAD Polo UAB do Balneário Pinhal do referido curso, sendo participantes desta pesquisa 30 alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados de questionário elaborado sobre o PLAGEDER- UFRGS. O questionário contou com uma parte inicial para conhecimento do perfil do entrevistado e seis questões sobre o uso das ferramentas do curso e de possíveis motivos para afastamento/desistência do mesmo com cinco opções construídas a partir da escala liquert e duas últimas questões, sendo uma para sugestões para que o curso tenha melhores resultados de permanência dos alunos e de inserção de comentários livres. Como resultados obteve-se muitas respostas favoráveis ao uso das mídias como ferramentas de aprendizagem, algumas colocações sobre a evasão e a metodologia e também sugestões que podem contribuir para a permanência dos discentes no referido curso.This monograph investigated the reasons related to dropouts occured in the PLAGEDER (Distance Education in Planning and Management in Rural Development) course offered by UFRGS (Federal Universty of Rio Grande do Sul). We first looked for theory regarding higher education distance dropouts. The issue of dropouts has become a focus of study because through this experience was observed high dropouts rates. There are currently 22 students in class 1, which started with 50 students. Also, class 2 started with 30 students and now only has 9. The theme came from the interest to study, understand and propose strategies that enable this rates to be reduced in futures editions of this and other courses. The context of the study involved 80 students attending the course Introduction to the EAD UAB Polo Pinhal of that course, and 30 students participing in this research. The methodology used was case study. The case study consited of constructing a theoretical framework, construction, implementation and analysis of the results of a questionnaire on PLAGEDER-UFRGS. The questionnaire had some initial knowledge of the profile of the interviewee and six questions about using the tools of the course and possible reasons for withdrawal/cancellation from it. Five options, constructed from Likert scale. And two last questions, one for suggestions for the course has the best results of remaining students and the inclusion of open-ended comments. The results we obtained many favorable responses to the use of media as a learning tool, a few statements about avoidance and methodology and also suggestions that may contribute to the persistence of students in that course.application/pdfporEvasãoEnsino superiorAlunoAmbiente virtualHigher education distanceDropoutVirtual learning environmentA evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991711.pdf000991711.pdfTexto completoapplication/pdf930345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/1/000991711.pdf47d524aac5038fc726cd16e67a446ae8MD51TEXT000991711.pdf.txt000991711.pdf.txtExtracted Texttext/plain86242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/2/000991711.pdf.txt0909147ecfe37ee21d01107659caf0e0MD52THUMBNAIL000991711.pdf.jpg000991711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/3/000991711.pdf.jpg17bfbdc7ced8ad780d0e6088692ce867MD5310183/1413722018-10-25 10:03:28.725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141372Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
title A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
spellingShingle A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
Marques, Paula Fogaça
Evasão
Ensino superior
Aluno
Ambiente virtual
Higher education distance
Dropout
Virtual learning environment
title_short A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
title_full A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
title_fullStr A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
title_full_unstemmed A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
title_sort A evasão no ensino superior à distância PLAGEDER : um estudo de caso do polo UAB Balneário Pinhal.
author Marques, Paula Fogaça
author_facet Marques, Paula Fogaça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Paula Fogaça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
contributor_str_mv Konrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Ensino superior
Aluno
Ambiente virtual
topic Evasão
Ensino superior
Aluno
Ambiente virtual
Higher education distance
Dropout
Virtual learning environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education distance
Dropout
Virtual learning environment
description Esta monografia investigou sobre quais os motivos que estão relacionados à evasão ocorrida no curso de Ensino Superior a Distância em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, buscou-se referencial teórico sobre evasão na Educação a Distância, principalmente relacionada aos cursos de ensino superior. A questão da evasão tornou-se foco de estudo porque através desta experiência foi possível observar os altos índices de evasão, dos 50 alunos da turma 1 restam hoje 22 alunos e da turma 2 que iniciou com 30 alunos apenas 9 ainda continuam. A temática surgiu do interesse de estudar, entender e propor estratégias que possibilitem que este índice seja reduzido nas próximas edições deste e de outros cursos. O contexto de estudo envolveu 80 alunos da disciplina Introdução a EAD Polo UAB do Balneário Pinhal do referido curso, sendo participantes desta pesquisa 30 alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados de questionário elaborado sobre o PLAGEDER- UFRGS. O questionário contou com uma parte inicial para conhecimento do perfil do entrevistado e seis questões sobre o uso das ferramentas do curso e de possíveis motivos para afastamento/desistência do mesmo com cinco opções construídas a partir da escala liquert e duas últimas questões, sendo uma para sugestões para que o curso tenha melhores resultados de permanência dos alunos e de inserção de comentários livres. Como resultados obteve-se muitas respostas favoráveis ao uso das mídias como ferramentas de aprendizagem, algumas colocações sobre a evasão e a metodologia e também sugestões que podem contribuir para a permanência dos discentes no referido curso.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991711
url http://hdl.handle.net/10183/141372
identifier_str_mv 000991711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/1/000991711.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/2/000991711.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141372/3/000991711.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47d524aac5038fc726cd16e67a446ae8
0909147ecfe37ee21d01107659caf0e0
17bfbdc7ced8ad780d0e6088692ce867
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509297000448