Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affeldt, Bruno Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109922
Resumo: Os impactos ambientais da exploração humana estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. O modo como o homem maneja os recursos naturais estão longe do satisfatório e uma reformulação na maneira que o ser humano enxerga o meio ambiente é o assunto emergente. O objetivo deste artigo é o de analisar um meio de divulgação científica para crianças e verificar se este cumpre papel educativo ambiental para seu público alvo. Os problemas ambientais estão se agravando, a sociedade necessita do maior número possível de meios para controlar este problema. Um importantíssimo método é através da conscientização ambiental, mostrando os danos causados pelo desenvolvimento humano e como nossas ações refletem no ambiente. Uma das ferramentas para a transmissão desse conhecimento é a mídia, porém, não basta apenas transmitir a informação se não for efetiva. No presente artigo, a versão online da revista Ciência Hoje das Crianças é analisada sob este ponto de vista, procurando saber sua efetividade na divulgação da preservação do meio ambiente, explorando temas como impactos ambientais das ações humanas, mudanças climáticas, sustentabilidade, energias limpas e preservação de fauna, flora e recursos.
id UFRGS-2_b13457a10407669294490e1523a4e9e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109922
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Affeldt, Bruno BarbosaGuerra, Teresinha2015-02-10T02:17:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/109922000948686Os impactos ambientais da exploração humana estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. O modo como o homem maneja os recursos naturais estão longe do satisfatório e uma reformulação na maneira que o ser humano enxerga o meio ambiente é o assunto emergente. O objetivo deste artigo é o de analisar um meio de divulgação científica para crianças e verificar se este cumpre papel educativo ambiental para seu público alvo. Os problemas ambientais estão se agravando, a sociedade necessita do maior número possível de meios para controlar este problema. Um importantíssimo método é através da conscientização ambiental, mostrando os danos causados pelo desenvolvimento humano e como nossas ações refletem no ambiente. Uma das ferramentas para a transmissão desse conhecimento é a mídia, porém, não basta apenas transmitir a informação se não for efetiva. No presente artigo, a versão online da revista Ciência Hoje das Crianças é analisada sob este ponto de vista, procurando saber sua efetividade na divulgação da preservação do meio ambiente, explorando temas como impactos ambientais das ações humanas, mudanças climáticas, sustentabilidade, energias limpas e preservação de fauna, flora e recursos.The environmental impacts due to human exploration are becoming common subjects in the media. The way human manages natural resources are far from satisfactory and a reformulation in the way people see the environment is the emerging subject. This article‟s objective is to analyze a Science communication way for kids and verify if it performs environmental educator role. Environmental problems are aggravating and society needs a higher number of ways to control it. One important method is through environmental awareness, showing the damage caused by human development and how our actions reflect on the environment. One of the tools to disseminate this knowledge is the media. However, the information must effective. In the preset article, the online version of the magazine Ciência Hoje das Crianças is analyzed by this point of view, seeking to know its role and effectiveness in disseminating environmental preservation, exploring subjects such as impacts of the human actions, climate changes, sustainability, clean energies and preservation of flora, fauna and resources.application/pdfporCiência Hoje das Crianças (Revista)Meio ambienteEducação ambientalEnvironmentEnvironmental educationCiência Hoje das CriançasValorização da natureza na revista Ciência Hoje das CriançasEnvironmental valorization in the magazine Ciência Hoje das Crianças info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Biociências2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948686.pdf000948686.pdfTexto completoapplication/pdf192492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/1/000948686.pdf24213c146344e1a1aa070088abd9d5f2MD51TEXT000948686.pdf.txt000948686.pdf.txtExtracted Texttext/plain48630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/2/000948686.pdf.txte0b377676e91f0dad66ffce5bceb7992MD52THUMBNAIL000948686.pdf.jpg000948686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/3/000948686.pdf.jpg70d336d3f4bdd21ee03d6371c5af5197MD5310183/1099222018-10-23 09:11:18.453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmental valorization in the magazine Ciência Hoje das Crianças
title Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
spellingShingle Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
Affeldt, Bruno Barbosa
Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Meio ambiente
Educação ambiental
Environment
Environmental education
Ciência Hoje das Crianças
title_short Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
title_full Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
title_fullStr Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
title_full_unstemmed Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
title_sort Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
author Affeldt, Bruno Barbosa
author_facet Affeldt, Bruno Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Affeldt, Bruno Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Meio ambiente
Educação ambiental
topic Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Meio ambiente
Educação ambiental
Environment
Environmental education
Ciência Hoje das Crianças
dc.subject.eng.fl_str_mv Environment
Environmental education
Ciência Hoje das Crianças
description Os impactos ambientais da exploração humana estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. O modo como o homem maneja os recursos naturais estão longe do satisfatório e uma reformulação na maneira que o ser humano enxerga o meio ambiente é o assunto emergente. O objetivo deste artigo é o de analisar um meio de divulgação científica para crianças e verificar se este cumpre papel educativo ambiental para seu público alvo. Os problemas ambientais estão se agravando, a sociedade necessita do maior número possível de meios para controlar este problema. Um importantíssimo método é através da conscientização ambiental, mostrando os danos causados pelo desenvolvimento humano e como nossas ações refletem no ambiente. Uma das ferramentas para a transmissão desse conhecimento é a mídia, porém, não basta apenas transmitir a informação se não for efetiva. No presente artigo, a versão online da revista Ciência Hoje das Crianças é analisada sob este ponto de vista, procurando saber sua efetividade na divulgação da preservação do meio ambiente, explorando temas como impactos ambientais das ações humanas, mudanças climáticas, sustentabilidade, energias limpas e preservação de fauna, flora e recursos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-10T02:17:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109922
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948686
url http://hdl.handle.net/10183/109922
identifier_str_mv 000948686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/1/000948686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/2/000948686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109922/3/000948686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24213c146344e1a1aa070088abd9d5f2
e0b377676e91f0dad66ffce5bceb7992
70d336d3f4bdd21ee03d6371c5af5197
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447140274536448