Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brusius, Ariete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Denise Madeira de Castro e, Albuquerque, Simone Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239514
Resumo: O artigo tem como objetivoapresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de Educação Infantil (EI), pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos.A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboramnas reflexões da pesquisa e da extensão.
id UFRGS-2_b257301779dcd6b4a3438ab363f5b6ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brusius, ArieteSilva, Denise Madeira de Castro eAlbuquerque, Simone Santos de2022-05-31T01:01:21Z20222526-849Xhttp://hdl.handle.net/10183/239514001141834O artigo tem como objetivoapresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de Educação Infantil (EI), pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos.A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboramnas reflexões da pesquisa e da extensão.This article aims to present the projects developed in the Public Outreach Program “Educação Infantil na Roda” with an emphasis on the articulation between education, research and public outreach, as well as the “testimonies” of teachers that participated in the experiences promoted by the Program. The article is divided in five parts in which the emphases are: presenting the Public Outreach Program “Educação Infantil na Roda”; teaching as a source of identity development of Early Childhood teachers; research as subsided by pedagogical policies andpractices; public outreach and the building of partnerships during the Covid-19 pandemic; and lastly the movement that “makes the wheel turn” in defense of childhood education. The Program participants’ feedbacks emphasized the perspective that articulating teaching, research, and outreach has a crucial importance in the development and constitution of early childhood teachers’ identity, as it is a phase that needs constant legitimation by defending their rights. The defense of children’s right to a qualified education is one of Program’s goals, which was a part of the development and the professional practice of those who engaged in the activities proposed.El artículo tuvo como principal objetivo presentar los proyectos desarrollados en el Programa de Extensión Universitaria “Educação Infantil na Roda”, con énfasis en la articulación entre enseñanza, investigación y extensión, así como los relatos de las profesoras que vivieron las experiencias brindadas por el Programa. El artículo se dividió en cinco partes en las que se enfatizaron los siguientes puntos: la presentación del Programa de Extensión Universitaria “Educação Infantil na Roda”; la enseñanza como fuente de formación para la identidad docente en la educación infantil; la investigación como subsidio de las políticas y prácticas pedagógicas; la extensión y la construcción de alianzas en el contexto de la pandemia de Covid-19; y, por último, el movimiento que hace girar la rueda en beneficio de la defensa de la educación infantil. Los discursos de las participantes del Programa enfatizaron que la perspectiva de la articulación de la enseñanza, de la investigación y de la extensión tiene crucial importancia en la formación y en la constitución de la identidad del profesor de educación infantil, ya que esta es una etapa que necesita constantemente legitimarse por medio de la lucha por la defensa de sus derechos. La lucha por la defensa de los derechos de losniños a una educación de calidad es uno de los objetivos del Programa que forma parte de la formación y de la práctica profesional de quienes se comprometen en las actividades propuestas.application/pdfporDevir Educação. Lavras, MG. Vol. 6, n. 1 (2022), e–376, p. 1-21Pesquisa educacionalDireito à educaçãoEducação infantilExtensãoEarly childhood educationEducationResearchOutreachRight to educationEducación infantilEnseñanzaInvestigaciónExtensiónDerecho a la educaciónEducação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão“Educação Infantil na Roda”: a program articulating education, research, and outreach“Educação Infantil na Roda”: un programa que articula enseñanza, investigación y extensióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141834.pdf.txt001141834.pdf.txtExtracted Texttext/plain55965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239514/2/001141834.pdf.txt0d65fee73ccbfbddf7e29b0c5e5473bcMD52ORIGINAL001141834.pdfTexto completoapplication/pdf549992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239514/1/001141834.pdfcc09ba6f69f7b429c978081591faba03MD5110183/2395142023-03-05 03:23:33.478568oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-05T06:23:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Educação Infantil na Roda”: a program articulating education, research, and outreach
dc.title.alternative.es.fl_str_mv “Educação Infantil na Roda”: un programa que articula enseñanza, investigación y extensión
title Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
spellingShingle Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
Brusius, Ariete
Pesquisa educacional
Direito à educação
Educação infantil
Extensão
Early childhood education
Education
Research
Outreach
Right to education
Educación infantil
Enseñanza
Investigación
Extensión
Derecho a la educación
title_short Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
title_full Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
title_fullStr Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
title_full_unstemmed Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
title_sort Educação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensão
author Brusius, Ariete
author_facet Brusius, Ariete
Silva, Denise Madeira de Castro e
Albuquerque, Simone Santos de
author_role author
author2 Silva, Denise Madeira de Castro e
Albuquerque, Simone Santos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brusius, Ariete
Silva, Denise Madeira de Castro e
Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Direito à educação
Educação infantil
Extensão
topic Pesquisa educacional
Direito à educação
Educação infantil
Extensão
Early childhood education
Education
Research
Outreach
Right to education
Educación infantil
Enseñanza
Investigación
Extensión
Derecho a la educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Education
Research
Outreach
Right to education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Enseñanza
Investigación
Extensión
Derecho a la educación
description O artigo tem como objetivoapresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de Educação Infantil (EI), pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos.A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboramnas reflexões da pesquisa e da extensão.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T01:01:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239514
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-849X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141834
identifier_str_mv 2526-849X
001141834
url http://hdl.handle.net/10183/239514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Devir Educação. Lavras, MG. Vol. 6, n. 1 (2022), e–376, p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239514/2/001141834.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239514/1/001141834.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d65fee73ccbfbddf7e29b0c5e5473bc
cc09ba6f69f7b429c978081591faba03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225057677082624