Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141761 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_b27f42de71516fcb642ce438bff2dbb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141761 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neves, Margarida SaraivaMoreira, Marco AntonioCaballero Sahelices, María Concesa2016-05-24T02:11:08Z20061518-8795http://hdl.handle.net/10183/141761000595707Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.In this paper we present findings of an exploratory study, included in a wider investigation which intends to promote meaningful learning of physics concepts, based on experimental work and supported by metacognition tools. The aim of this research was to recognize promoting learning situations in Physics lab. Interviews and questionnaires were applied to teachers and students from four Lisbon high schools. Results show that lab work in physics has a low frequency and, generally, has a demonstration format. Both teachers and students recognize potentialities of lab work to promote learning. Learning is poor when students just observe and/or accomplish commands. Both teachers and students consider the relation theory/experimentation and students doing themselves as fundamental to achieve better learning. In addition to pointing out several problems concerning lab work, teachers envisage it in a very traditional way. So, innovative strategies and methodologies, such as computer use and open-ended problems, pointed by research in science investigation as promoting learning, are left aside.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2006), p. 383-401Ensino de físicaAprendizagem significativaExperimental workHigh schoolPhysicsLearningRepensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratórioLaboratory activities and physics learning at high school : an exploratory study in portuguese settingsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595707.pdf000595707.pdfTexto completoapplication/pdf99678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/1/000595707.pdf27377fbac203afa3f3c4fd38ac8bc93bMD51TEXT000595707.pdf.txt000595707.pdf.txtExtracted Texttext/plain61369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/2/000595707.pdf.txt4e9ec1be524f123f48a42b95786168abMD52THUMBNAIL000595707.pdf.jpg000595707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/3/000595707.pdf.jpg76971deacabd557b3b98f05375f4460dMD5310183/1417612018-10-25 10:11:54.094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Laboratory activities and physics learning at high school : an exploratory study in portuguese settings |
title |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório Neves, Margarida Saraiva Ensino de física Aprendizagem significativa Experimental work High school Physics Learning |
title_short |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
title_full |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
title_sort |
Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório |
author |
Neves, Margarida Saraiva |
author_facet |
Neves, Margarida Saraiva Moreira, Marco Antonio Caballero Sahelices, María Concesa |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio Caballero Sahelices, María Concesa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Margarida Saraiva Moreira, Marco Antonio Caballero Sahelices, María Concesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Aprendizagem significativa Experimental work High school Physics Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experimental work High school Physics Learning |
description |
Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-24T02:11:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141761 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8795 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000595707 |
identifier_str_mv |
1518-8795 000595707 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2006), p. 383-401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/1/000595707.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/2/000595707.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/3/000595707.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27377fbac203afa3f3c4fd38ac8bc93b 4e9ec1be524f123f48a42b95786168ab 76971deacabd557b3b98f05375f4460d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447614966988800 |