Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Margarida Saraiva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, Caballero Sahelices, María Concesa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141761
Resumo: Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.
id UFRGS-2_b27f42de71516fcb642ce438bff2dbb7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141761
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Margarida SaraivaMoreira, Marco AntonioCaballero Sahelices, María Concesa2016-05-24T02:11:08Z20061518-8795http://hdl.handle.net/10183/141761000595707Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.In this paper we present findings of an exploratory study, included in a wider investigation which intends to promote meaningful learning of physics concepts, based on experimental work and supported by metacognition tools. The aim of this research was to recognize promoting learning situations in Physics lab. Interviews and questionnaires were applied to teachers and students from four Lisbon high schools. Results show that lab work in physics has a low frequency and, generally, has a demonstration format. Both teachers and students recognize potentialities of lab work to promote learning. Learning is poor when students just observe and/or accomplish commands. Both teachers and students consider the relation theory/experimentation and students doing themselves as fundamental to achieve better learning. In addition to pointing out several problems concerning lab work, teachers envisage it in a very traditional way. So, innovative strategies and methodologies, such as computer use and open-ended problems, pointed by research in science investigation as promoting learning, are left aside.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2006), p. 383-401Ensino de físicaAprendizagem significativaExperimental workHigh schoolPhysicsLearningRepensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratórioLaboratory activities and physics learning at high school : an exploratory study in portuguese settingsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000595707.pdf000595707.pdfTexto completoapplication/pdf99678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/1/000595707.pdf27377fbac203afa3f3c4fd38ac8bc93bMD51TEXT000595707.pdf.txt000595707.pdf.txtExtracted Texttext/plain61369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/2/000595707.pdf.txt4e9ec1be524f123f48a42b95786168abMD52THUMBNAIL000595707.pdf.jpg000595707.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/3/000595707.pdf.jpg76971deacabd557b3b98f05375f4460dMD5310183/1417612018-10-25 10:11:54.094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Laboratory activities and physics learning at high school : an exploratory study in portuguese settings
title Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
spellingShingle Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
Neves, Margarida Saraiva
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Experimental work
High school
Physics
Learning
title_short Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
title_full Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
title_fullStr Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
title_sort Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula : um estudo exploratório
author Neves, Margarida Saraiva
author_facet Neves, Margarida Saraiva
Moreira, Marco Antonio
Caballero Sahelices, María Concesa
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
Caballero Sahelices, María Concesa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Margarida Saraiva
Moreira, Marco Antonio
Caballero Sahelices, María Concesa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Experimental work
High school
Physics
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Experimental work
High school
Physics
Learning
description Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:11:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141761
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000595707
identifier_str_mv 1518-8795
000595707
url http://hdl.handle.net/10183/141761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2006), p. 383-401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/1/000595707.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/2/000595707.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141761/3/000595707.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27377fbac203afa3f3c4fd38ac8bc93b
4e9ec1be524f123f48a42b95786168ab
76971deacabd557b3b98f05375f4460d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447614966988800