Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237177 |
Resumo: | Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos |
id |
UFRGS-2_b2a892449f11b40642893d0a7c6ca270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237177 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Cristiani de OliveiraReategui, Eliseo BerniPasserino, Liliana MariaMeira, Ricardo Radaelli2022-04-13T04:51:51Z20201807-2194http://hdl.handle.net/10183/237177001137891Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunosThis article presents the development and evaluation of a tool to assist the teacher in creating lesson plans that meet accessibility criteria. The research focused on inclusion in higher education, which has its own complexities and dynamics that are different from other teaching stages. The project involved the development of an environment for editing lesson plans with a recommendation system capable of suggesting content available on the Web. The environment for editing lesson plans had an accessibility verifier integrated so that the materials could contemplate criteria accessibility standards recommended by the W3C. 20 teachers of higher and technological education, from different Brazilian and Argentine institutions participated in the qualitative and quantitative research. It was concluded that the tool developed could support teachers in the elaboration of lesson plans, through the recommendation and verification of the accessibility of the created / selected contents for the students.application/pdfporEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126AcessibilidadeEnsino superiorInclusão escolarInclusive educationInformation accessibilityHigher educationLesson plansFerramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidadeA tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria Herramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137891.pdf.txt001137891.pdf.txtExtracted Texttext/plain48600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/2/001137891.pdf.txtc973eeb1417dce807bb872342097668fMD52ORIGINAL001137891.pdfTexto completoapplication/pdf1424548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/1/001137891.pdf36c2292ac549ce2f37aa726e976d22a6MD5110183/2371772022-04-20 04:53:42.449634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Herramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad |
title |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
spellingShingle |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade Dias, Cristiani de Oliveira Acessibilidade Ensino superior Inclusão escolar Inclusive education Information accessibility Higher education Lesson plans |
title_short |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
title_full |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
title_fullStr |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
title_full_unstemmed |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
title_sort |
Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade |
author |
Dias, Cristiani de Oliveira |
author_facet |
Dias, Cristiani de Oliveira Reategui, Eliseo Berni Passerino, Liliana Maria Meira, Ricardo Radaelli |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Passerino, Liliana Maria Meira, Ricardo Radaelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cristiani de Oliveira Reategui, Eliseo Berni Passerino, Liliana Maria Meira, Ricardo Radaelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Ensino superior Inclusão escolar |
topic |
Acessibilidade Ensino superior Inclusão escolar Inclusive education Information accessibility Higher education Lesson plans |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusive education Information accessibility Higher education Lesson plans |
description |
Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T04:51:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237177 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-2194 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137891 |
identifier_str_mv |
1807-2194 001137891 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/2/001137891.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/1/001137891.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c973eeb1417dce807bb872342097668f 36c2292ac549ce2f37aa726e976d22a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225054036426752 |