Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiani de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Passerino, Liliana Maria, Meira, Ricardo Radaelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237177
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos
id UFRGS-2_b2a892449f11b40642893d0a7c6ca270
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237177
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Cristiani de OliveiraReategui, Eliseo BerniPasserino, Liliana MariaMeira, Ricardo Radaelli2022-04-13T04:51:51Z20201807-2194http://hdl.handle.net/10183/237177001137891Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunosThis article presents the development and evaluation of a tool to assist the teacher in creating lesson plans that meet accessibility criteria. The research focused on inclusion in higher education, which has its own complexities and dynamics that are different from other teaching stages. The project involved the development of an environment for editing lesson plans with a recommendation system capable of suggesting content available on the Web. The environment for editing lesson plans had an accessibility verifier integrated so that the materials could contemplate criteria accessibility standards recommended by the W3C. 20 teachers of higher and technological education, from different Brazilian and Argentine institutions participated in the qualitative and quantitative research. It was concluded that the tool developed could support teachers in the elaboration of lesson plans, through the recommendation and verification of the accessibility of the created / selected contents for the students.application/pdfporEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126AcessibilidadeEnsino superiorInclusão escolarInclusive educationInformation accessibilityHigher educationLesson plansFerramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidadeA tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria Herramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137891.pdf.txt001137891.pdf.txtExtracted Texttext/plain48600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/2/001137891.pdf.txtc973eeb1417dce807bb872342097668fMD52ORIGINAL001137891.pdfTexto completoapplication/pdf1424548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/1/001137891.pdf36c2292ac549ce2f37aa726e976d22a6MD5110183/2371772022-04-20 04:53:42.449634oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A tool to support the writing of lesson plans that meet accessibility criteria
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Herramienta para apoyar la elaboración de planes de clases que atiendan los criterios de accesibilidad
title Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
spellingShingle Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
Dias, Cristiani de Oliveira
Acessibilidade
Ensino superior
Inclusão escolar
Inclusive education
Information accessibility
Higher education
Lesson plans
title_short Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
title_full Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
title_fullStr Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
title_full_unstemmed Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
title_sort Ferramenta para apoio à elaboração de planos de aula atendendo critérios de acessibilidade
author Dias, Cristiani de Oliveira
author_facet Dias, Cristiani de Oliveira
Reategui, Eliseo Berni
Passerino, Liliana Maria
Meira, Ricardo Radaelli
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Passerino, Liliana Maria
Meira, Ricardo Radaelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
Reategui, Eliseo Berni
Passerino, Liliana Maria
Meira, Ricardo Radaelli
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Ensino superior
Inclusão escolar
topic Acessibilidade
Ensino superior
Inclusão escolar
Inclusive education
Information accessibility
Higher education
Lesson plans
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Information accessibility
Higher education
Lesson plans
description Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para auxiliar o professor na criação de planos de aula que atendam critérios de acessibilidade. A pesquisa teve como foco a inclusão no ensino superior, a qual tem complexidades e dinâmicas próprias que se diferenciam das outras etapas de ensino. O projeto envolveu o desenvolvimento de um ambiente para edição de planos de aula com um sistema de recomendação capaz de sugerir conteúdos disponíveis na Web. O ambiente de edição de planos de aula teve a ele integrado um verificador de acessibilidade para que os materiais pudessem contemplar critérios de acessibilidade recomendados pela W3C. Participaram da pesquisa, quali-quantitativa, 20 professores do ensino superior e tecnológico, de diferentes instituições brasileiras e argentinas. Concluiu-se que a ferramenta desenvolvida pôde apoiar os professores na elaboração de planos de aula, por meio da recomendação e verificação da acessibilidade dos conteúdos criados/selecionados para os alunos
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:51:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237177
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-2194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137891
identifier_str_mv 1807-2194
001137891
url http://hdl.handle.net/10183/237177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 17, n. 49 (abr./jun. 2020), p. 104-126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/2/001137891.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237177/1/001137891.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c973eeb1417dce807bb872342097668f
36c2292ac549ce2f37aa726e976d22a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225054036426752