Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151629 |
Resumo: | Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações. |
id |
UFRGS-2_822843d59242ff9f3dfd821be610160b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151629 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmidt, Silvia CristinaScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/151629001002584Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações.application/pdfporGestão democráticaPlanejamento participativoProjeto pedagógicoPesquisa-açãoAlfabetizaçãoAlunoProfessorReelaboração do PPP com foco no planejamento participativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002584.pdf001002584.pdfTexto completoapplication/pdf1310220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/1/001002584.pdfe9d805a5b7808493aa209bba36cfad84MD51TEXT001002584.pdf.txt001002584.pdf.txtExtracted Texttext/plain82723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/2/001002584.pdf.txt19b114d80affe9ba0f93fbfd603ce5ebMD5210183/1516292017-02-15 02:27:23.906656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
title |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
spellingShingle |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo Schmidt, Silvia Cristina Gestão democrática Planejamento participativo Projeto pedagógico Pesquisa-ação Alfabetização Aluno Professor |
title_short |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
title_full |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
title_fullStr |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
title_full_unstemmed |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
title_sort |
Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo |
author |
Schmidt, Silvia Cristina |
author_facet |
Schmidt, Silvia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Silvia Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Planejamento participativo Projeto pedagógico Pesquisa-ação Alfabetização Aluno Professor |
topic |
Gestão democrática Planejamento participativo Projeto pedagógico Pesquisa-ação Alfabetização Aluno Professor |
description |
Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151629 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002584 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151629 |
identifier_str_mv |
001002584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/1/001002584.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/2/001002584.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9d805a5b7808493aa209bba36cfad84 19b114d80affe9ba0f93fbfd603ce5eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187982647296 |