Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151629
Resumo: Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações.
id UFRGS-2_822843d59242ff9f3dfd821be610160b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151629
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, Silvia CristinaScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:22Z2015http://hdl.handle.net/10183/151629001002584Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações.application/pdfporGestão democráticaPlanejamento participativoProjeto pedagógicoPesquisa-açãoAlfabetizaçãoAlunoProfessorReelaboração do PPP com foco no planejamento participativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002584.pdf001002584.pdfTexto completoapplication/pdf1310220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/1/001002584.pdfe9d805a5b7808493aa209bba36cfad84MD51TEXT001002584.pdf.txt001002584.pdf.txtExtracted Texttext/plain82723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/2/001002584.pdf.txt19b114d80affe9ba0f93fbfd603ce5ebMD5210183/1516292017-02-15 02:27:23.906656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
title Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
spellingShingle Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
Schmidt, Silvia Cristina
Gestão democrática
Planejamento participativo
Projeto pedagógico
Pesquisa-ação
Alfabetização
Aluno
Professor
title_short Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
title_full Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
title_fullStr Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
title_full_unstemmed Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
title_sort Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo
author Schmidt, Silvia Cristina
author_facet Schmidt, Silvia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Silvia Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
contributor_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Planejamento participativo
Projeto pedagógico
Pesquisa-ação
Alfabetização
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Planejamento participativo
Projeto pedagógico
Pesquisa-ação
Alfabetização
Aluno
Professor
description Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151629
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002584
url http://hdl.handle.net/10183/151629
identifier_str_mv 001002584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/1/001002584.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151629/2/001002584.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9d805a5b7808493aa209bba36cfad84
19b114d80affe9ba0f93fbfd603ce5eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187982647296