Reelaboração do PPP com foco no planejamento participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151629
Resumo: Este trabalho estuda as ações implementadas em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio de um Projeto de Intervenção, tendo como pressupostos básicos a educação compreendida como direito social a ser suprida pelo Estado e a gestão democrática da escola como modo indispensável à realização da finalidade social da educação. O objetivo geral foi contribuir para a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico, tendo como foco o debate em torno do Planejamento Participativo. Os autores que integram a fundamentação teórica são: Veiga (2013), Gandin (2001), Lück (2009) e Paro (2007), dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, a partir das proposições de Franco (2005), que orientaram a definição das ações elaboradas para o Projeto de Intervenção. As ações foram desenvolvidas junto ao segmento dos professores e tiveram com eixo a reflexão sobre a própria prática a partir dos estudos propostos nesta intervenção, visando à qualificação das práticas pedagógicas. Através da análise destas ações pudemos observar que o planejamento participativo possibilitou reflexões, estudos e propostas pedagógicas que modificaram tanto as práticas, como os sujeitos nelas envolvidos, qualificando suas relações.
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