Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Paula Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109987
Resumo: O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas.
id UFRGS-2_c40ae7ad79fc961793678a9be6bb56b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109987
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Serpa, Paula Beatriz da SilvaSant'Ana, Alvino Alves2015-02-11T02:18:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/109987000952015O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas.The use of softwares as teaching tools has been gradually introduced in schools. The objective of this study was to investigate wheter high school students identify, out of Cartesian plane, graphics of equations and functions in the geometric shapes of know trademark logos, and understand the meaning and the graphical representation of an inequality, with one proposed activity using the GrafEq software. Notes and photographs were used to record the activity, in addition to the application of a questionnaire to the students to also assess the activity. The responses to the questionnaire as well as the development of the activity by the students, were used to proposed a reflection on what is a problem, and how to create learning environments through Mathematical Modeling and Problem Solving.application/pdfporSoftware GrafEqModelagem matemáticaResolução de problemasLearning environmentGraphicsGrafEqMathematical modelingProblem solvingGráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952015.pdf000952015.pdfTexto completoapplication/pdf7068030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/1/000952015.pdf983fc0968e77d988b31c9e4d1f11db02MD51TEXT000952015.pdf.txt000952015.pdf.txtExtracted Texttext/plain86270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/2/000952015.pdf.txt1caee374beb9981a1c416dcde9858657MD52THUMBNAIL000952015.pdf.jpg000952015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/3/000952015.pdf.jpg60d26cacba997fb6802e095d94ca4f0aMD5310183/1099872018-10-23 09:16:58.951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
title Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
spellingShingle Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
Serpa, Paula Beatriz da Silva
Software GrafEq
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Learning environment
Graphics
GrafEq
Mathematical modeling
Problem solving
title_short Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
title_full Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
title_fullStr Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
title_full_unstemmed Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
title_sort Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
author Serpa, Paula Beatriz da Silva
author_facet Serpa, Paula Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa, Paula Beatriz da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Software GrafEq
Modelagem matemática
Resolução de problemas
topic Software GrafEq
Modelagem matemática
Resolução de problemas
Learning environment
Graphics
GrafEq
Mathematical modeling
Problem solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning environment
Graphics
GrafEq
Mathematical modeling
Problem solving
description O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109987
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952015
url http://hdl.handle.net/10183/109987
identifier_str_mv 000952015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/1/000952015.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/2/000952015.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/3/000952015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 983fc0968e77d988b31c9e4d1f11db02
1caee374beb9981a1c416dcde9858657
60d26cacba997fb6802e095d94ca4f0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447140754784256