Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109987 |
Resumo: | O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas. |
id |
UFRGS-2_c40ae7ad79fc961793678a9be6bb56b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109987 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Serpa, Paula Beatriz da SilvaSant'Ana, Alvino Alves2015-02-11T02:18:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/109987000952015O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas.The use of softwares as teaching tools has been gradually introduced in schools. The objective of this study was to investigate wheter high school students identify, out of Cartesian plane, graphics of equations and functions in the geometric shapes of know trademark logos, and understand the meaning and the graphical representation of an inequality, with one proposed activity using the GrafEq software. Notes and photographs were used to record the activity, in addition to the application of a questionnaire to the students to also assess the activity. The responses to the questionnaire as well as the development of the activity by the students, were used to proposed a reflection on what is a problem, and how to create learning environments through Mathematical Modeling and Problem Solving.application/pdfporSoftware GrafEqModelagem matemáticaResolução de problemasLearning environmentGraphicsGrafEqMathematical modelingProblem solvingGráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEqinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952015.pdf000952015.pdfTexto completoapplication/pdf7068030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/1/000952015.pdf983fc0968e77d988b31c9e4d1f11db02MD51TEXT000952015.pdf.txt000952015.pdf.txtExtracted Texttext/plain86270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/2/000952015.pdf.txt1caee374beb9981a1c416dcde9858657MD52THUMBNAIL000952015.pdf.jpg000952015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/3/000952015.pdf.jpg60d26cacba997fb6802e095d94ca4f0aMD5310183/1099872018-10-23 09:16:58.951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109987Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
title |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
spellingShingle |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq Serpa, Paula Beatriz da Silva Software GrafEq Modelagem matemática Resolução de problemas Learning environment Graphics GrafEq Mathematical modeling Problem solving |
title_short |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
title_full |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
title_fullStr |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
title_full_unstemmed |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
title_sort |
Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq |
author |
Serpa, Paula Beatriz da Silva |
author_facet |
Serpa, Paula Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpa, Paula Beatriz da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software GrafEq Modelagem matemática Resolução de problemas |
topic |
Software GrafEq Modelagem matemática Resolução de problemas Learning environment Graphics GrafEq Mathematical modeling Problem solving |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning environment Graphics GrafEq Mathematical modeling Problem solving |
description |
O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109987 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952015 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109987 |
identifier_str_mv |
000952015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/1/000952015.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/2/000952015.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109987/3/000952015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
983fc0968e77d988b31c9e4d1f11db02 1caee374beb9981a1c416dcde9858657 60d26cacba997fb6802e095d94ca4f0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447140754784256 |