Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31626 |
Resumo: | Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros. |
id |
UFRGS-2_b5dabd67d94c0c716df837b36b79be96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pasin, Silvia Dalla CorteSteffenon, Rogerio Ricardo2011-09-03T06:01:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/31626000782534Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros.application/pdfporNúmeros inteirosMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaUma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782534.pdf000782534.pdfTexto completoapplication/pdf8204456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/1/000782534.pdf3519252ef9fa62f01d61922ae99b19e9MD51TEXT000782534.pdf.txt000782534.pdf.txtExtracted Texttext/plain54942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/2/000782534.pdf.txta23ce81de5facbe52436b886bb7d9825MD52THUMBNAIL000782534.pdf.jpg000782534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/3/000782534.pdf.jpg441da6485b713f23b78c625e39058585MD5310183/316262018-10-22 09:15:13.488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
title |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
spellingShingle |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração Pasin, Silvia Dalla Corte Números inteiros Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
title_full |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
title_fullStr |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
title_sort |
Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração |
author |
Pasin, Silvia Dalla Corte |
author_facet |
Pasin, Silvia Dalla Corte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasin, Silvia Dalla Corte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Steffenon, Rogerio Ricardo |
contributor_str_mv |
Steffenon, Rogerio Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números inteiros Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Números inteiros Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782534 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31626 |
identifier_str_mv |
000782534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/1/000782534.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/2/000782534.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/3/000782534.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3519252ef9fa62f01d61922ae99b19e9 a23ce81de5facbe52436b886bb7d9825 441da6485b713f23b78c625e39058585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062496411648 |