Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasin, Silvia Dalla Corte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31626
Resumo: Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros.
id UFRGS-2_b5dabd67d94c0c716df837b36b79be96
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pasin, Silvia Dalla CorteSteffenon, Rogerio Ricardo2011-09-03T06:01:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/31626000782534Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros.application/pdfporNúmeros inteirosMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaUma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782534.pdf000782534.pdfTexto completoapplication/pdf8204456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/1/000782534.pdf3519252ef9fa62f01d61922ae99b19e9MD51TEXT000782534.pdf.txt000782534.pdf.txtExtracted Texttext/plain54942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/2/000782534.pdf.txta23ce81de5facbe52436b886bb7d9825MD52THUMBNAIL000782534.pdf.jpg000782534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/3/000782534.pdf.jpg441da6485b713f23b78c625e39058585MD5310183/316262018-10-22 09:15:13.488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
title Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
spellingShingle Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
Pasin, Silvia Dalla Corte
Números inteiros
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
title_full Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
title_fullStr Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
title_full_unstemmed Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
title_sort Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
author Pasin, Silvia Dalla Corte
author_facet Pasin, Silvia Dalla Corte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasin, Silvia Dalla Corte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Steffenon, Rogerio Ricardo
contributor_str_mv Steffenon, Rogerio Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Números inteiros
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Números inteiros
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782534
url http://hdl.handle.net/10183/31626
identifier_str_mv 000782534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/1/000782534.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/2/000782534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31626/3/000782534.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3519252ef9fa62f01d61922ae99b19e9
a23ce81de5facbe52436b886bb7d9825
441da6485b713f23b78c625e39058585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062496411648