Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/86860 |
Resumo: | Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino. |
id |
UFRGS-2_b7b96443b1e0b5a8e00cf25192192a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86860 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daValli, Gabriela PetróSpecht, Andréia Martins2014-01-24T01:56:10Z20111518-1944http://hdl.handle.net/10183/86860000822162Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino.This is a qualitative study that aims to describe the methodological possibilities for the use of digital technologies in undergraduate courses in Nursing, both in distance and presence learning modes. This case study was carried out with seven professors of undergraduate courses from public University in nursing enrolled in distance learning courses. Data obtained in virtual learning environment (forum, chat) underwent thematic analysis. “Digital educational technologies in Nursing teaching” and “Changes in nursing teaching for the use of communication and information resources” were the themes. The relevance of the use of digital educational technologies was evidenced by the professors, even without using any with students. The relevance of permanent education for professors of Nursing undergraduate programs was highlighted. We consider that there is the necessity on the part of Institutions to enforce actions that promote the discussion and implementation of new methodological resources in teaching.Estudio cualitativo con el objetivo de describir las posibilidades metodológicas en la utilización de tecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería en las modalidades presencial y a distancia. Estudio de caso realizado con siete docentes de graduación en enfermería de una Universidad publica inscritas en curso de modalidad a distancia. Los datos obtenidos en ambiente virtual de aprendizaje (foro, charlas) fueron sometidos al análisis temático. Los temas fueron tecnologías educacionales digitales en la enseñanza de enfermería y cambios en la enseñanza de enfermería para uso de las tecnologías de la información y de la comunicación. Las docentes identificaron la relevancia de la utilización de las tecnologías educacionales digitales, aun sin usarlas con sus alumnos. Se destacó la importancia de la educación permanente de los docentes de cursos de enfermería. Se considera que hay necesidad de que las Instituciones implanten acciones en la promoción de la discusión y de la implantación de nuevos recursos metodológicos en la enseñanza.application/pdfporRevista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 13, n.4 (2011), p. 657-664Educação em enfermagemTecnologia educacionalEnfermagem : GraduaçãoNursing, educationEducation, higherEducational technologyLearningAprendizajeFacultyEducación em enfermeríaDocentesEducación superiorTecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentesDigital technologies in nursing undergraduate courses : methodological possibilities by facultyTecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería : las posibilidades metodológicas por docentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822162.pdf.txt000822162.pdf.txtExtracted Texttext/plain36468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/2/000822162.pdf.txt86d286a1ea39eb7f1d75cafcf63c54e7MD52ORIGINAL000822162.pdf000822162.pdfTexto completoapplication/pdf122382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/1/000822162.pdf39312b521ca10fb45a0036eddeb19c4aMD51THUMBNAIL000822162.pdf.jpg000822162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/3/000822162.pdf.jpgf04c8a5bc89b2049a0241e7b8d44ed13MD5310183/868602018-10-18 08:32:07.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/86860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:32:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital technologies in nursing undergraduate courses : methodological possibilities by faculty |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Tecnologías digitales en la enseñanza de graduación en enfermería : las posibilidades metodológicas por docentes |
title |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
spellingShingle |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes Cogo, Ana Luisa Petersen Educação em enfermagem Tecnologia educacional Enfermagem : Graduação Nursing, education Education, higher Educational technology Learning Aprendizaje Faculty Educación em enfermería Docentes Educación superior |
title_short |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
title_full |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
title_fullStr |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
title_sort |
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes |
author |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Valli, Gabriela Petró Specht, Andréia Martins |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Valli, Gabriela Petró Specht, Andréia Martins |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Valli, Gabriela Petró Specht, Andréia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Enfermagem : Graduação |
topic |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Enfermagem : Graduação Nursing, education Education, higher Educational technology Learning Aprendizaje Faculty Educación em enfermería Docentes Educación superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing, education Education, higher Educational technology Learning Aprendizaje Faculty |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación em enfermería Docentes Educación superior |
description |
Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado com sete docentes de graduação em enfermagem de uma Universidade pública inscritas em curso na modalidade a distância. Os dados obtidos em ambiente virtual de aprendizagem (fórum, bate-papo) foram submetidos à análise temática. Os temas analisados foram tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem e mudanças no ensino de enfermagem para uso das tecnologias da informação e da comunicação. As docentes identificaram a relevância da utilização das tecnologias educacionais digitais, mesmo sem usá-las com seus alunos. Destacou-se a importância da educação permanente dos docentes de cursos de enfermagem. Considera-se que há a necessidade das Instituições implantarem ações na promoção da discussão e da implantação de novos recursos metodológicos no ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-24T01:56:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/86860 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-1944 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000822162 |
identifier_str_mv |
1518-1944 000822162 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/86860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia. Vol. 13, n.4 (2011), p. 657-664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/2/000822162.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/1/000822162.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/86860/3/000822162.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86d286a1ea39eb7f1d75cafcf63c54e7 39312b521ca10fb45a0036eddeb19c4a f04c8a5bc89b2049a0241e7b8d44ed13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224823698882560 |