A contação de histórias para crianças de zero a dois anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fraçoise Engel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36688
Resumo: As crianças de zero a dois anos ainda não possuem o domínio da linguagem escrita, porém é nesta fase que a leitura deve ser introduzida de forma lúdica a fim de que se formem futuros leitores críticos que desenvolvam a habilidade de encontrar na literatura uma fonte de prazer e de busca de novos saberes e, nesse sentido, o espaço formal da escola é o local mais propício para essa experiência de aprendizagem, porém nem sempre esse primeiro contato formal com a língua escrita se dá de forma significativa. A presente pesquisa surge da necessidade de compreensão das dificuldades encontradas em introduzir lúdica e positivamente a literatura para crianças nesta faixa etária, refletindo acerca das possibilidades e limitações encontradas pelo professor e apontando sugestões. A análise é feita a partir de dados concretos encontrados na prática pedagógica e, a partir desta constatação, pesquisas bibliográficas de autores que trazem contribuições acerca do tema.
id UFRGS-2_b90146b71eaef588ae5542ad6e242503
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36688
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Fraçoise EngelKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-01-19T01:20:45Z2010http://hdl.handle.net/10183/36688000818365As crianças de zero a dois anos ainda não possuem o domínio da linguagem escrita, porém é nesta fase que a leitura deve ser introduzida de forma lúdica a fim de que se formem futuros leitores críticos que desenvolvam a habilidade de encontrar na literatura uma fonte de prazer e de busca de novos saberes e, nesse sentido, o espaço formal da escola é o local mais propício para essa experiência de aprendizagem, porém nem sempre esse primeiro contato formal com a língua escrita se dá de forma significativa. A presente pesquisa surge da necessidade de compreensão das dificuldades encontradas em introduzir lúdica e positivamente a literatura para crianças nesta faixa etária, refletindo acerca das possibilidades e limitações encontradas pelo professor e apontando sugestões. A análise é feita a partir de dados concretos encontrados na prática pedagógica e, a partir desta constatação, pesquisas bibliográficas de autores que trazem contribuições acerca do tema.application/pdfporEducação infantilPrática pedagógicaIdade pré-escolarHora do contoA contação de histórias para crianças de zero a dois anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSapiranga BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818365.pdf.txt000818365.pdf.txtExtracted Texttext/plain68041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/2/000818365.pdf.txtab81d8b7e58603fdbfe4c989169c2942MD52ORIGINAL000818365.pdf000818365.pdfTexto completoapplication/pdf226934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/1/000818365.pdf21ae4fc4ae1ee367f7ba82f708473d8bMD51THUMBNAIL000818365.pdf.jpg000818365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/3/000818365.pdf.jpgf3491efb8b15a8d65cdb687746396acfMD5310183/366882018-10-09 08:10:11.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:10:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
title A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
spellingShingle A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
Fernandes, Fraçoise Engel
Educação infantil
Prática pedagógica
Idade pré-escolar
Hora do conto
title_short A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
title_full A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
title_fullStr A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
title_full_unstemmed A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
title_sort A contação de histórias para crianças de zero a dois anos
author Fernandes, Fraçoise Engel
author_facet Fernandes, Fraçoise Engel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fraçoise Engel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
contributor_str_mv Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática pedagógica
Idade pré-escolar
Hora do conto
topic Educação infantil
Prática pedagógica
Idade pré-escolar
Hora do conto
description As crianças de zero a dois anos ainda não possuem o domínio da linguagem escrita, porém é nesta fase que a leitura deve ser introduzida de forma lúdica a fim de que se formem futuros leitores críticos que desenvolvam a habilidade de encontrar na literatura uma fonte de prazer e de busca de novos saberes e, nesse sentido, o espaço formal da escola é o local mais propício para essa experiência de aprendizagem, porém nem sempre esse primeiro contato formal com a língua escrita se dá de forma significativa. A presente pesquisa surge da necessidade de compreensão das dificuldades encontradas em introduzir lúdica e positivamente a literatura para crianças nesta faixa etária, refletindo acerca das possibilidades e limitações encontradas pelo professor e apontando sugestões. A análise é feita a partir de dados concretos encontrados na prática pedagógica e, a partir desta constatação, pesquisas bibliográficas de autores que trazem contribuições acerca do tema.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818365
url http://hdl.handle.net/10183/36688
identifier_str_mv 000818365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/2/000818365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/1/000818365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36688/3/000818365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab81d8b7e58603fdbfe4c989169c2942
21ae4fc4ae1ee367f7ba82f708473d8b
f3491efb8b15a8d65cdb687746396acf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421013192704