Os desafios do ensino remoto emergencial no Desenvolvimento de alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271878 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou compreender os desafios do ensino remoto emergencial (ERE) no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência? A partir do problema desenvolve-se o seguinte objetivo geral, analisar e compreender os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Para dar conta do objetivo geral, foram organizados os seguintes objetivos específicos: Analisar a constituição do ensino remoto emergencial na educação de alunos com deficiência; Discutir com as professoras os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Enquanto desenvolvimento metodológico, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tomando como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa, quatro professores, do gênero feminino, que atuam no Ensino Fundamental em uma Escola Especial da rede Municipal de ensino no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Trata-se de docentes que atuaram na educação de alunos com deficiência durante o período do Ensino Remoto Emergencial. Observou-se que a forma como cada uma das docentes desenvolveu o processo de ensino esteve articulado à família do/a estudante em um processo mediado, considerando-se as especificidades do contexto de isolamento social. Para a manutenção do vínculo escolar e a promoção do desenvolvimento dos estudantes, as docentes destacam o uso de recursos tecnológicos e seu devido manuseio na proposição de atividades de interação e de desenvolvimento cognitivo. Com o ensino remoto emergencial, as professoras tiveram que se reinventar, considerando as demandas do cotidiano. Destaca-se neste processo, a ênfase na manutenção vínculo pedagógico com os alunos enquanto diferencial do planejamento da prática docente para propiciar um ambiente acolhedor, onde os alunos se sentissem respeitados, valorizados e seguros, diante das incertezas do contexto sanitário. |
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Bourscheidt, Renata SantosKraemer, Graciele Marjana2024-02-10T05:08:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/271878001196038A presente pesquisa buscou compreender os desafios do ensino remoto emergencial (ERE) no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência? A partir do problema desenvolve-se o seguinte objetivo geral, analisar e compreender os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Para dar conta do objetivo geral, foram organizados os seguintes objetivos específicos: Analisar a constituição do ensino remoto emergencial na educação de alunos com deficiência; Discutir com as professoras os desafios do ensino remoto emergencial no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Enquanto desenvolvimento metodológico, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tomando como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa, quatro professores, do gênero feminino, que atuam no Ensino Fundamental em uma Escola Especial da rede Municipal de ensino no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Trata-se de docentes que atuaram na educação de alunos com deficiência durante o período do Ensino Remoto Emergencial. Observou-se que a forma como cada uma das docentes desenvolveu o processo de ensino esteve articulado à família do/a estudante em um processo mediado, considerando-se as especificidades do contexto de isolamento social. Para a manutenção do vínculo escolar e a promoção do desenvolvimento dos estudantes, as docentes destacam o uso de recursos tecnológicos e seu devido manuseio na proposição de atividades de interação e de desenvolvimento cognitivo. Com o ensino remoto emergencial, as professoras tiveram que se reinventar, considerando as demandas do cotidiano. Destaca-se neste processo, a ênfase na manutenção vínculo pedagógico com os alunos enquanto diferencial do planejamento da prática docente para propiciar um ambiente acolhedor, onde os alunos se sentissem respeitados, valorizados e seguros, diante das incertezas do contexto sanitário.This research aimed to comprehend the effects of Emergency Remote Teaching (ERT) on the development of students with disabilities. The research is based on the following research problem: What are the effects of Emergency Remote Teaching on the development of students with disabilities? From this problem, the following general objective was formulated: To analyze and understand the effects of Emergency Remote Teaching on the development of students with disabilities. In order to address the general objective, the following specific objectives were organized: To analyze the establishment of Emergency Remote Teaching in the education of students with disabilities; To discuss with teachers the effects of Emergency Remote Teaching on the development of students with disabilities. For the methodological approach, a qualitative study was conducted, utilizing a semi-structured interview as the research instrument. The study included four female teachers working in Elementary School at a Special School within the Municipal education network in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. These educators were involved in educating students with disabilities during the period of Emergency Remote Teaching. It was observed that the way each teacher managed the teaching process was intertwined with the student's family in a mediated process, considering the specificities of the social isolation context. To achieve this, the teachers emphasized the use of technological resources and their proper handling in proposing interactive and cognitive development activities. With Emergency Remote Teaching, the teachers had to reinvent themselves and cope with the demands of daily life. Maintaining a pedagogical bond with the students was the differentiating factor for the teachers in creating a nurturing environment where the students felt respected, valued, and secure.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Inclusão escolarEmergency Remote TeachingStudents with DisabilitiesInclusionOs desafios do ensino remoto emergencial no Desenvolvimento de alunos com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196038.pdf.txt001196038.pdf.txtExtracted Texttext/plain98260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271878/2/001196038.pdf.txt177d4816202dfd1b64f26689577afc87MD52ORIGINAL001196038.pdfTexto completoapplication/pdf361421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271878/1/001196038.pdf0f47e74701c5d1a9f582186b239f04a5MD5110183/2718782024-02-11 06:04:29.483921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-11T08:04:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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