Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redaelli, Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201774
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas.
id UFRGS-2_ba7933a3fcccd69785d6a94435ea5fc5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201774
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Redaelli, RafaelRapkiewicz, Clevi Elena2019-11-14T03:55:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/201774001106663As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas.Information and Communication Technologies have brought many innovations in a very short period of time, having a great impact on various spheres in people's lives, such as how to work, study and socialize. It can be perceived in several sectors of society, including education. This recent form of interaction of students using the media and communication, especially social networking sites, presents a new reality in schools. But these changes are not only positive, bringing various problems such as virtual aggression, too much self-exposure, persecution, information theft, digital pedophilia, suicide incentive groups. In this context, the level of knowledge about cyberbullying, specific legislation, and the relationship of victims and perpetrators with the use of media and virtual self-exposure among students of two high schools located in the mountain region of Rio Grande do Sul South, in order to provide subsidies for preventive actions to be taken.application/pdfporAgressãoAlunoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CyberbullyingVirtual aggressionsStudentsEducationDiagnóstico sobre cyberbullying no ensino médioThis should be the title in English info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106663.pdf.txt001106663.pdf.txtExtracted Texttext/plain82660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/2/001106663.pdf.txt5a665a5291c36abd1251b14eaf3a02b7MD52ORIGINAL001106663.pdfTexto completoapplication/pdf1256571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/1/001106663.pdf69e78edb72114db6fb48dfea1894d0deMD5110183/2017742019-11-15 04:52:28.498187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv This should be the title in English
title Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
spellingShingle Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
Redaelli, Rafael
Agressão
Aluno
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cyberbullying
Virtual aggressions
Students
Education
title_short Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
title_full Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
title_fullStr Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
title_full_unstemmed Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
title_sort Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
author Redaelli, Rafael
author_facet Redaelli, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Redaelli, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Agressão
Aluno
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cyberbullying
topic Agressão
Aluno
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cyberbullying
Virtual aggressions
Students
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual aggressions
Students
Education
description As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:55:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201774
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106663
url http://hdl.handle.net/10183/201774
identifier_str_mv 001106663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/2/001106663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/1/001106663.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a665a5291c36abd1251b14eaf3a02b7
69e78edb72114db6fb48dfea1894d0de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586447028224