Diagnóstico sobre cyberbullying no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201774 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas. |
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Redaelli, RafaelRapkiewicz, Clevi Elena2019-11-14T03:55:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/201774001106663As Tecnologias da Informação e Comunicação trouxeram diversas inovações em um período de tempo muito curto, tendo um grande impacto em diversas esferas na vida das pessoas, como na forma de trabalhar, estudar e de socializar. Podendo ser percebida em diversos setores da sociedade entre eles a educação. Esta recente forma de interação dos estudantes utilizando os meios de informação e comunicação, principalmente os sites de redes sociais, apresenta uma nova realidade nas escolas. Porém essas modificações não são somente positivas, trazendo diversos problemas como as agressões virtuais, a auto exposição em demasia, a perseguição, o roubo de informações, a pedofilia digital, grupos de incentivo de suicídio. Nesse contexto, realizou-se o diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying, legislação específica, além da relação das vítimas e agressores com o uso das mídias e auto exposição virtual entre alunos de duas escolas de ensino médio localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, visando fornecer subsídios para que ações de prevenção sejam realizadas.Information and Communication Technologies have brought many innovations in a very short period of time, having a great impact on various spheres in people's lives, such as how to work, study and socialize. It can be perceived in several sectors of society, including education. This recent form of interaction of students using the media and communication, especially social networking sites, presents a new reality in schools. But these changes are not only positive, bringing various problems such as virtual aggression, too much self-exposure, persecution, information theft, digital pedophilia, suicide incentive groups. In this context, the level of knowledge about cyberbullying, specific legislation, and the relationship of victims and perpetrators with the use of media and virtual self-exposure among students of two high schools located in the mountain region of Rio Grande do Sul South, in order to provide subsidies for preventive actions to be taken.application/pdfporAgressãoAlunoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CyberbullyingVirtual aggressionsStudentsEducationDiagnóstico sobre cyberbullying no ensino médioThis should be the title in English info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106663.pdf.txt001106663.pdf.txtExtracted Texttext/plain82660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/2/001106663.pdf.txt5a665a5291c36abd1251b14eaf3a02b7MD52ORIGINAL001106663.pdfTexto completoapplication/pdf1256571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201774/1/001106663.pdf69e78edb72114db6fb48dfea1894d0deMD5110183/2017742019-11-15 04:52:28.498187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:52:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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