Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Detoni, Bruna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arteche, Adriane Xavier, Pizzinato, Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240026
Resumo: A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas.
id UFRGS-2_bb2269b718f9b0c8fc54d8f6bca7ba94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240026
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Detoni, BrunaArteche, Adriane XavierPizzinato, Adolfo2022-06-09T04:45:02Z20211677-2970http://hdl.handle.net/10183/240026001140426A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas.The Parent's School of Brazil (EPB) conducts the Debate Circle, preventive work with parents, mothers, and caregivers, in partnership with city halls and schools in the regions of the counties in which they have sections. This study sought to describe and analyze the Debate Circles through an observational study, with participant observation and the use of a field diary. Analyses were conducted via thematic analysis and three mutually exclusive categories were generated: prevention, parents' daily life and values, and limits in education. It also presents a transversal category: psychoeducation. According to the analysis, the work of the EPB Debate Circle was considered psychoeducative for the prevention and promotion of positive parenting practices.La Escuela de Padres de Brasil (EPB) realiza el Círculo de Debate, trabajo preventivo con padres, madres y cuidadores, en alianza con ayuntamientos y escuelas de las regiones de los municipios en los que tiene secciones. Este estudio buscó describir y analizar los Círculos de Debate a través de un estudio observacional, con observación participante y el uso de diario de campo, que da como resultado el análisis temático y la creación de tres categorías mutuamente excluyentes: prevención, vida cotidiana de los padres y valores y límites en la educación. También presenta una categoría transversal: psicoeducación. Según el análisis, el trabajo del Círculo de Debate EPB se consideró psicoeducativo, para la prevención y promoción de prácticas parentales positivas.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 36-46.Estilo parentalPráticas de criação infantilPsicoeducaçãoSchool of parentsParental practicesPsychoeducationEscuela de padresPrácticas parentalesPsicoeducaciónEscola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivasParents school of Brazil : prevention and promotion of positive parenting practicesEscuela de padres en Brasil : prevención y promoción de prácticas de crianza positivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140426.pdf.txt001140426.pdf.txtExtracted Texttext/plain49290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/2/001140426.pdf.txtc90e064470c12be5722177b69e70fa02MD52ORIGINAL001140426.pdfTexto completoapplication/pdf245650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/1/001140426.pdf0ff3ec8ffe2e0fb83c4b900839cec460MD5110183/2400262022-06-10 04:58:09.212453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-10T07:58:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Parents school of Brazil : prevention and promotion of positive parenting practices
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Escuela de padres en Brasil : prevención y promoción de prácticas de crianza positivas
title Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
spellingShingle Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
Detoni, Bruna
Estilo parental
Práticas de criação infantil
Psicoeducação
School of parents
Parental practices
Psychoeducation
Escuela de padres
Prácticas parentales
Psicoeducación
title_short Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
title_full Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
title_fullStr Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
title_full_unstemmed Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
title_sort Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
author Detoni, Bruna
author_facet Detoni, Bruna
Arteche, Adriane Xavier
Pizzinato, Adolfo
author_role author
author2 Arteche, Adriane Xavier
Pizzinato, Adolfo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Detoni, Bruna
Arteche, Adriane Xavier
Pizzinato, Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo parental
Práticas de criação infantil
Psicoeducação
topic Estilo parental
Práticas de criação infantil
Psicoeducação
School of parents
Parental practices
Psychoeducation
Escuela de padres
Prácticas parentales
Psicoeducación
dc.subject.eng.fl_str_mv School of parents
Parental practices
Psychoeducation
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela de padres
Prácticas parentales
Psicoeducación
description A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-09T04:45:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240026
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140426
identifier_str_mv 1677-2970
001140426
url http://hdl.handle.net/10183/240026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 36-46.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/2/001140426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/1/001140426.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c90e064470c12be5722177b69e70fa02
0ff3ec8ffe2e0fb83c4b900839cec460
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225058283159553