Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240026 |
Resumo: | A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas. |
id |
UFRGS-2_bb2269b718f9b0c8fc54d8f6bca7ba94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240026 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Detoni, BrunaArteche, Adriane XavierPizzinato, Adolfo2022-06-09T04:45:02Z20211677-2970http://hdl.handle.net/10183/240026001140426A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas.The Parent's School of Brazil (EPB) conducts the Debate Circle, preventive work with parents, mothers, and caregivers, in partnership with city halls and schools in the regions of the counties in which they have sections. This study sought to describe and analyze the Debate Circles through an observational study, with participant observation and the use of a field diary. Analyses were conducted via thematic analysis and three mutually exclusive categories were generated: prevention, parents' daily life and values, and limits in education. It also presents a transversal category: psychoeducation. According to the analysis, the work of the EPB Debate Circle was considered psychoeducative for the prevention and promotion of positive parenting practices.La Escuela de Padres de Brasil (EPB) realiza el Círculo de Debate, trabajo preventivo con padres, madres y cuidadores, en alianza con ayuntamientos y escuelas de las regiones de los municipios en los que tiene secciones. Este estudio buscó describir y analizar los Círculos de Debate a través de un estudio observacional, con observación participante y el uso de diario de campo, que da como resultado el análisis temático y la creación de tres categorías mutuamente excluyentes: prevención, vida cotidiana de los padres y valores y límites en la educación. También presenta una categoría transversal: psicoeducación. Según el análisis, el trabajo del Círculo de Debate EPB se consideró psicoeducativo, para la prevención y promoción de prácticas parentales positivas.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 36-46.Estilo parentalPráticas de criação infantilPsicoeducaçãoSchool of parentsParental practicesPsychoeducationEscuela de padresPrácticas parentalesPsicoeducaciónEscola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivasParents school of Brazil : prevention and promotion of positive parenting practicesEscuela de padres en Brasil : prevención y promoción de prácticas de crianza positivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140426.pdf.txt001140426.pdf.txtExtracted Texttext/plain49290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/2/001140426.pdf.txtc90e064470c12be5722177b69e70fa02MD52ORIGINAL001140426.pdfTexto completoapplication/pdf245650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/1/001140426.pdf0ff3ec8ffe2e0fb83c4b900839cec460MD5110183/2400262022-06-10 04:58:09.212453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-10T07:58:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Parents school of Brazil : prevention and promotion of positive parenting practices |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Escuela de padres en Brasil : prevención y promoción de prácticas de crianza positivas |
title |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
spellingShingle |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas Detoni, Bruna Estilo parental Práticas de criação infantil Psicoeducação School of parents Parental practices Psychoeducation Escuela de padres Prácticas parentales Psicoeducación |
title_short |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
title_full |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
title_fullStr |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
title_full_unstemmed |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
title_sort |
Escola de pais do Brasil : prevenção e promoção de práticas parentais positivas |
author |
Detoni, Bruna |
author_facet |
Detoni, Bruna Arteche, Adriane Xavier Pizzinato, Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Arteche, Adriane Xavier Pizzinato, Adolfo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Detoni, Bruna Arteche, Adriane Xavier Pizzinato, Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilo parental Práticas de criação infantil Psicoeducação |
topic |
Estilo parental Práticas de criação infantil Psicoeducação School of parents Parental practices Psychoeducation Escuela de padres Prácticas parentales Psicoeducación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School of parents Parental practices Psychoeducation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela de padres Prácticas parentales Psicoeducación |
description |
A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-09T04:45:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240026 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2970 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001140426 |
identifier_str_mv |
1677-2970 001140426 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 36-46. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/2/001140426.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240026/1/001140426.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c90e064470c12be5722177b69e70fa02 0ff3ec8ffe2e0fb83c4b900839cec460 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058283159553 |