Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169920 |
Resumo: | Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais. |
id |
UFRGS-2_bbb2c5d3662d00fdc95020ea65d4468a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169920 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Musskopf, Mateus GonçalvesFerreira, Luciano2017-11-01T02:32:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/169920001051564Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais.With the current market crisis and constant growth of competitors all efforts to retain a customer become of big importance for companies today. Analyzing the evolution of marketing concepts and deepening the concepts of relationship marketing and digital marketing this research aims to understand how social networks influence customer loyalty. The research analyzed three case studies of bars in the city of Porto Alegre, specifically in Cidade Baixa neighborhood, to understand the specific characteristics of each one. After this analysis was also applied a survey with those responsible for maintaining these establishments in social networks in order to understand what the bars view on their presence in social networks.application/pdfporRedes sociaisFidelizaçãoCliente : FidelidadeMarketing de relacionamentoInfluência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051564.pdf001051564.pdfTexto completoapplication/pdf1514037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/1/001051564.pdfec471321d07b299c43d5d8e912e278cfMD51TEXT001051564.pdf.txt001051564.pdf.txtExtracted Texttext/plain109797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/2/001051564.pdf.txt750083d3d02cc1e512e1b6553735756bMD52THUMBNAIL001051564.pdf.jpg001051564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/3/001051564.pdf.jpga918b807f7654f9b501110df910b7d59MD5310183/1699202018-10-30 08:04:50.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
title |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
spellingShingle |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre Musskopf, Mateus Gonçalves Redes sociais Fidelização Cliente : Fidelidade Marketing de relacionamento |
title_short |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
title_full |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
title_fullStr |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
title_sort |
Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre |
author |
Musskopf, Mateus Gonçalves |
author_facet |
Musskopf, Mateus Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Musskopf, Mateus Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Luciano |
contributor_str_mv |
Ferreira, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Fidelização Cliente : Fidelidade Marketing de relacionamento |
topic |
Redes sociais Fidelização Cliente : Fidelidade Marketing de relacionamento |
description |
Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-01T02:32:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169920 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001051564 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169920 |
identifier_str_mv |
001051564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/1/001051564.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/2/001051564.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/3/001051564.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec471321d07b299c43d5d8e912e278cf 750083d3d02cc1e512e1b6553735756b a918b807f7654f9b501110df910b7d59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447205704630272 |