Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Musskopf, Mateus Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169920
Resumo: Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais.
id UFRGS-2_bbb2c5d3662d00fdc95020ea65d4468a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Musskopf, Mateus GonçalvesFerreira, Luciano2017-11-01T02:32:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/169920001051564Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais.With the current market crisis and constant growth of competitors all efforts to retain a customer become of big importance for companies today. Analyzing the evolution of marketing concepts and deepening the concepts of relationship marketing and digital marketing this research aims to understand how social networks influence customer loyalty. The research analyzed three case studies of bars in the city of Porto Alegre, specifically in Cidade Baixa neighborhood, to understand the specific characteristics of each one. After this analysis was also applied a survey with those responsible for maintaining these establishments in social networks in order to understand what the bars view on their presence in social networks.application/pdfporRedes sociaisFidelizaçãoCliente : FidelidadeMarketing de relacionamentoInfluência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051564.pdf001051564.pdfTexto completoapplication/pdf1514037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/1/001051564.pdfec471321d07b299c43d5d8e912e278cfMD51TEXT001051564.pdf.txt001051564.pdf.txtExtracted Texttext/plain109797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/2/001051564.pdf.txt750083d3d02cc1e512e1b6553735756bMD52THUMBNAIL001051564.pdf.jpg001051564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/3/001051564.pdf.jpga918b807f7654f9b501110df910b7d59MD5310183/1699202018-10-30 08:04:50.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
title Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
spellingShingle Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
Musskopf, Mateus Gonçalves
Redes sociais
Fidelização
Cliente : Fidelidade
Marketing de relacionamento
title_short Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
title_full Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
title_fullStr Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
title_full_unstemmed Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
title_sort Influência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegre
author Musskopf, Mateus Gonçalves
author_facet Musskopf, Mateus Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Musskopf, Mateus Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Luciano
contributor_str_mv Ferreira, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Fidelização
Cliente : Fidelidade
Marketing de relacionamento
topic Redes sociais
Fidelização
Cliente : Fidelidade
Marketing de relacionamento
description Com a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:32:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051564
url http://hdl.handle.net/10183/169920
identifier_str_mv 001051564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/1/001051564.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/2/001051564.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169920/3/001051564.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec471321d07b299c43d5d8e912e278cf
750083d3d02cc1e512e1b6553735756b
a918b807f7654f9b501110df910b7d59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447205704630272