Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110003 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas. |
id |
UFRGS-2_bcef537be79f035f87675af6c970fc0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Dioger dosSant'Ana, Alvino Alves2015-02-11T02:18:38Z2014http://hdl.handle.net/10183/110003000951914Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas.This work presents an analysis of the feasibility of the interdisciplinary teaching of Mathematics and Physics, mediated by two Trends in Mathematics Education - Mathematical Modeling and Problem Solving. The application of this work had a duration of four classes, in one class of the first year of Middle School in a public education state school. The lessons were developed through two simple experiments: one about average speed, modeled with a toy train; and another on average acceleration, modeled with a remote control toy car. The developed and presented problems to the students were directed to the strengthening of content worked during the modeling. Therefore the Problem Solving played a complementary role to Mathematical Modeling. As we describe the classes, we do an analysis supported by the theoretical framework. On the final considerations of the work we explain the validity of the proposal of application on the classes.application/pdfporModelagem matemáticaResolução de problemasMatematica : FisicaMathematical modelingProblem solvingInterdisciplinaryMathematicsPhysicsModelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951914.pdf000951914.pdfTexto completoapplication/pdf1654846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/1/000951914.pdf54bb80b39d40d8401ce312bad178c326MD51TEXT000951914.pdf.txt000951914.pdf.txtExtracted Texttext/plain75126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/2/000951914.pdf.txtc18b758cff27f0648c5b328932c2de73MD52THUMBNAIL000951914.pdf.jpg000951914.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/3/000951914.pdf.jpgb362b4f52c75c11ee5a453ddc800ad59MD5310183/1100032018-10-23 09:15:48.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:15:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
title |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
spellingShingle |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física Santos, Dioger dos Modelagem matemática Resolução de problemas Matematica : Fisica Mathematical modeling Problem solving Interdisciplinary Mathematics Physics |
title_short |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
title_full |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
title_fullStr |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
title_sort |
Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física |
author |
Santos, Dioger dos |
author_facet |
Santos, Dioger dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dioger dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Alvino Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Resolução de problemas Matematica : Fisica |
topic |
Modelagem matemática Resolução de problemas Matematica : Fisica Mathematical modeling Problem solving Interdisciplinary Mathematics Physics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Problem solving Interdisciplinary Mathematics Physics |
description |
Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação deste trabalho teve a duração de quatro aulas, em uma turma do primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. As aulas foram desenvolvidas através de dois experimentos simples: um sobre velocidade média, modelado com um trem de brinquedo; e outro sobre aceleração média, modelado com um carrinho de controle remoto. Os problemas desenvolvidos e apresentados aos alunos eram voltados para o fortalecimento dos conteúdos trabalhados durante a modelagem. Portanto, a Resolução de Problemas desempenhou um papel complementar à Modelagem Matemática. À medida que descrevemos as aulas, fazemos uma análise apoiada no referencial teórico. Nas considerações finais do trabalho explicitamos a validade da proposta da aplicação das aulas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951914 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110003 |
identifier_str_mv |
000951914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/1/000951914.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/2/000951914.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110003/3/000951914.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54bb80b39d40d8401ce312bad178c326 c18b758cff27f0648c5b328932c2de73 b362b4f52c75c11ee5a453ddc800ad59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447140778901504 |