Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiand, Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ludovico, Francieli Motter, Machado, Aline Dubal, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257248
Resumo: Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração.
id UFRGS-2_bf07a7a6bd667eb03ebf2faaf5671c58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257248
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weiand, AugustoLudovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2023-04-19T03:26:57Z20221807-1597http://hdl.handle.net/10183/257248001166663Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração.In order to use Digital Communication Technology (DCT) in school practices, there is often a simple transposition, usually presented on a digital screen and not stimulating the protagonist learning. It is proposed the Webcurrriculum, which seeks to strengthen the pedagogical project, integrating DCT in the teaching and learning processes. Thus, it is necessary to discuss the use of didactic proposals based on Webcurrriculum conception, in order to unite the school and society, complement the mediation process, enabling greater interaction, collaboration, multiliteracies and the protagonism development. The aim of the present work is to analyze a Didactic Unit (DU) conceived under the assumptions of a webcurriculum as a mediative instrument. The DU has as its theme English Idioms (EI) and was planned for distance learning. This study, methodologically, followed the paths of qualitative perspective focusing on content analysis. The DU analysis, with the listed categories, shows that the proposed tasks through the DCT enable multiliteracies, and the DU constitutes a mediative instrument, as it gives space for protagonism, interaction and collaboration.application/pdfporInterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 10, n. 35 (abr./out. 2022), p. 1-14AprendizagemEnsinoTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)Projeto pedagógicoLíngua inglesaWebcurriculumDidactic unitDigital toolsEnglish languageWebcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166663.pdf.txt001166663.pdf.txtExtracted Texttext/plain31849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/2/001166663.pdf.txt8ae1f5c76a72c1494c7db1e1fc81ad16MD52ORIGINAL001166663.pdfTexto completoapplication/pdf619124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/1/001166663.pdfff9a948439bdb450fc3f6a97bfc34161MD5110183/2572482023-04-21 03:24:28.757984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:24:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
title Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
spellingShingle Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
Weiand, Augusto
Aprendizagem
Ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Projeto pedagógico
Língua inglesa
Webcurriculum
Didactic unit
Digital tools
English language
title_short Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
title_full Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
title_fullStr Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
title_full_unstemmed Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
title_sort Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
author Weiand, Augusto
author_facet Weiand, Augusto
Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiand, Augusto
Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Projeto pedagógico
Língua inglesa
topic Aprendizagem
Ensino
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Projeto pedagógico
Língua inglesa
Webcurriculum
Didactic unit
Digital tools
English language
dc.subject.eng.fl_str_mv Webcurriculum
Didactic unit
Digital tools
English language
description Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:26:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257248
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166663
identifier_str_mv 1807-1597
001166663
url http://hdl.handle.net/10183/257248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 10, n. 35 (abr./out. 2022), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/2/001166663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/1/001166663.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ae1f5c76a72c1494c7db1e1fc81ad16
ff9a948439bdb450fc3f6a97bfc34161
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086693277696