Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257248 |
Resumo: | Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração. |
id |
UFRGS-2_bf07a7a6bd667eb03ebf2faaf5671c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257248 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weiand, AugustoLudovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2023-04-19T03:26:57Z20221807-1597http://hdl.handle.net/10183/257248001166663Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração.In order to use Digital Communication Technology (DCT) in school practices, there is often a simple transposition, usually presented on a digital screen and not stimulating the protagonist learning. It is proposed the Webcurrriculum, which seeks to strengthen the pedagogical project, integrating DCT in the teaching and learning processes. Thus, it is necessary to discuss the use of didactic proposals based on Webcurrriculum conception, in order to unite the school and society, complement the mediation process, enabling greater interaction, collaboration, multiliteracies and the protagonism development. The aim of the present work is to analyze a Didactic Unit (DU) conceived under the assumptions of a webcurriculum as a mediative instrument. The DU has as its theme English Idioms (EI) and was planned for distance learning. This study, methodologically, followed the paths of qualitative perspective focusing on content analysis. The DU analysis, with the listed categories, shows that the proposed tasks through the DCT enable multiliteracies, and the DU constitutes a mediative instrument, as it gives space for protagonism, interaction and collaboration.application/pdfporInterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 10, n. 35 (abr./out. 2022), p. 1-14AprendizagemEnsinoTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)Projeto pedagógicoLíngua inglesaWebcurriculumDidactic unitDigital toolsEnglish languageWebcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166663.pdf.txt001166663.pdf.txtExtracted Texttext/plain31849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/2/001166663.pdf.txt8ae1f5c76a72c1494c7db1e1fc81ad16MD52ORIGINAL001166663.pdfTexto completoapplication/pdf619124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/1/001166663.pdfff9a948439bdb450fc3f6a97bfc34161MD5110183/2572482023-04-21 03:24:28.757984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:24:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
title |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
spellingShingle |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa Weiand, Augusto Aprendizagem Ensino Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) Projeto pedagógico Língua inglesa Webcurriculum Didactic unit Digital tools English language |
title_short |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
title_full |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
title_fullStr |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
title_sort |
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa |
author |
Weiand, Augusto |
author_facet |
Weiand, Augusto Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weiand, Augusto Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) Projeto pedagógico Língua inglesa |
topic |
Aprendizagem Ensino Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) Projeto pedagógico Língua inglesa Webcurriculum Didactic unit Digital tools English language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Webcurriculum Didactic unit Digital tools English language |
description |
Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender protagonista. Neste contexto, propõe-se o Webcurrículo (WC), que busca fortalecer o projeto pedagógico, integrando a TCD nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, fazse necessário discutir a utilização de propostas didáticas com base na sua concepção, de modo a unir a escola e a sociedade, complementar os processos de mediação, possibilitando maior interação, colaboração, multiletramentos e protagonismo. A proposta deste trabalho é analisar uma Unidade Didática (UD) concebida sob os pressupostos de um WC como instrumento mediativo. A UD tem como tema Expressões Idiomáticas (EI) de Língua Inglesa e foi projetada para a modalidade a distância. Esse estudo, metodologicamente, é qualitativo, com foco na análise de conteúdo da UD, a partir das categorias elencadas, onde as tarefas propostas por meio da TCD possibilitam multiletramentos, constituindo-a como instrumento mediativo, abrindo espaço para o protagonismo, interação e colaboração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:26:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257248 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166663 |
identifier_str_mv |
1807-1597 001166663 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
InterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 10, n. 35 (abr./out. 2022), p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/2/001166663.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257248/1/001166663.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ae1f5c76a72c1494c7db1e1fc81ad16 ff9a948439bdb450fc3f6a97bfc34161 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225086693277696 |