Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Roseli Inês
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dalla Zen, Maria Isabel Habckost, Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131138
Resumo: O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.
id UFRGS-2_bf8b752e1c48819f97491926797bf5f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131138
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hickmann, Roseli InêsDalla Zen, Maria Isabel HabckostXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2015-12-15T02:38:20Z20140102-5473http://hdl.handle.net/10183/131138000975682O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017HistóriaInclusão escolarMetodologia do ensinoIntervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975682.pdf000975682.pdfTexto completoapplication/pdf169372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/1/000975682.pdfcede490a9ba47b83142ce51f6740a47aMD51TEXT000975682.pdf.txt000975682.pdf.txtExtracted Texttext/plain52743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/2/000975682.pdf.txt6a92c042642d4b70493ebee5b7039933MD52THUMBNAIL000975682.pdf.jpg000975682.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/3/000975682.pdf.jpgd73fd512b74d4f419120d6609e033763MD5310183/1311382018-10-25 09:49:25.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131138Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
title Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
spellingShingle Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
Hickmann, Roseli Inês
História
Inclusão escolar
Metodologia do ensino
title_short Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
title_full Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
title_fullStr Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
title_full_unstemmed Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
title_sort Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
author Hickmann, Roseli Inês
author_facet Hickmann, Roseli Inês
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
author_role author
author2 Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv História
Inclusão escolar
Metodologia do ensino
topic História
Inclusão escolar
Metodologia do ensino
description O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:38:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131138
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-5473
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975682
identifier_str_mv 0102-5473
000975682
url http://hdl.handle.net/10183/131138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/1/000975682.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/2/000975682.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/3/000975682.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cede490a9ba47b83142ce51f6740a47a
6a92c042642d4b70493ebee5b7039933
d73fd512b74d4f419120d6609e033763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224893059039232