Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131138 |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada. |
id |
UFRGS-2_bf8b752e1c48819f97491926797bf5f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131138 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hickmann, Roseli InêsDalla Zen, Maria Isabel HabckostXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2015-12-15T02:38:20Z20140102-5473http://hdl.handle.net/10183/131138000975682O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017HistóriaInclusão escolarMetodologia do ensinoIntervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975682.pdf000975682.pdfTexto completoapplication/pdf169372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/1/000975682.pdfcede490a9ba47b83142ce51f6740a47aMD51TEXT000975682.pdf.txt000975682.pdf.txtExtracted Texttext/plain52743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/2/000975682.pdf.txt6a92c042642d4b70493ebee5b7039933MD52THUMBNAIL000975682.pdf.jpg000975682.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/3/000975682.pdf.jpgd73fd512b74d4f419120d6609e033763MD5310183/1311382018-10-25 09:49:25.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131138Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
title |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
spellingShingle |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história Hickmann, Roseli Inês História Inclusão escolar Metodologia do ensino |
title_short |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
title_full |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
title_fullStr |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
title_sort |
Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história |
author |
Hickmann, Roseli Inês |
author_facet |
Hickmann, Roseli Inês Dalla Zen, Maria Isabel Habckost Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hickmann, Roseli Inês Dalla Zen, Maria Isabel Habckost Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Inclusão escolar Metodologia do ensino |
topic |
História Inclusão escolar Metodologia do ensino |
description |
O presente estudo buscou analisar uma experiência metodológica no ensino de História, a partir do processo de intervenção compartilhada numa sala de aula inclusiva, desenvolvida numa Escola Municipal de Porto Alegre, RS, organizada por Ciclos de Formação, na qual a turma do 1º ano do 3º ciclo investigada integrou o Projeto Docência Compartilhada. Tal projeto foi desenvolvido contemplando o planejamento didático-pedagógico e a docência em sala de aula de forma conjunta por duas professoras – uma professora licenciada em História e outra em Pedagogia. Entre os desdobramentos signicativos deste estudo, apontou-se a intervenção compartilhada como uma experiência metodológica para o ensino de História. Desta experiência decorreram: um inventário com os registros escritos pelas professoraspesquisadoras e a leitura dos mesmos pelas professoras-regentes; as reuniões de discussão dos escritos e dos encaminhamentos. Percebeu-se que a partir da intervenção compartilhada, como uma experiência metodológica no ensino de História, os alunos com necessidades educativas especiais apresentaram um tempo e um modo peculiar de se apropriarem dos conhecimentos, assim como os demais alunos sentiram-se interpelados por esse modo singular de aprender. Também se constatou que as professoras-regentes transmutaram-se em protagonistas de práticas pedagógicas ressignicadas, enquanto as professoras-pesquisadoras tornaram-se aprendizes de uma postura investigativa denominada, nesse contexto, de intervenção compartilhada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-15T02:38:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131138 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-5473 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975682 |
identifier_str_mv |
0102-5473 000975682 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 32, n. 3 (set./dez. 2014), p. 999-1017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/1/000975682.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/2/000975682.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131138/3/000975682.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cede490a9ba47b83142ce51f6740a47a 6a92c042642d4b70493ebee5b7039933 d73fd512b74d4f419120d6609e033763 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447604998176768 |