Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Denize Kunz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151556
Resumo: O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico.
id UFRGS-2_c0958ebea1fe76a4476cfaac4bfdf965
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151556
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Viana, Denize KunzBueno, Rita de Cassia Soares de Souza2017-02-11T02:25:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/151556001009567O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico.application/pdfporProjeto pedagógicoEscolaGestãoAvaliaçãoDireito à educaçãoAlunoComunidadeReflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009567.pdf001009567.pdfTexto completoapplication/pdf382576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/1/001009567.pdff058b2936f7ab54bf52a02df915bc433MD51TEXT001009567.pdf.txt001009567.pdf.txtExtracted Texttext/plain68083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/2/001009567.pdf.txt45eba913eef1c7d137abee7754c097a4MD5210183/1515562017-02-12 02:22:08.918813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
title Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
spellingShingle Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
Viana, Denize Kunz
Projeto pedagógico
Escola
Gestão
Avaliação
Direito à educação
Aluno
Comunidade
title_short Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
title_full Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
title_fullStr Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
title_full_unstemmed Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
title_sort Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
author Viana, Denize Kunz
author_facet Viana, Denize Kunz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Denize Kunz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Rita de Cassia Soares de Souza
contributor_str_mv Bueno, Rita de Cassia Soares de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Escola
Gestão
Avaliação
Direito à educação
Aluno
Comunidade
topic Projeto pedagógico
Escola
Gestão
Avaliação
Direito à educação
Aluno
Comunidade
description O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151556
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009567
url http://hdl.handle.net/10183/151556
identifier_str_mv 001009567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/1/001009567.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/2/001009567.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f058b2936f7ab54bf52a02df915bc433
45eba913eef1c7d137abee7754c097a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522925342720