Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151556 |
Resumo: | O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico. |
id |
UFRGS-2_c0958ebea1fe76a4476cfaac4bfdf965 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151556 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viana, Denize KunzBueno, Rita de Cassia Soares de Souza2017-02-11T02:25:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/151556001009567O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico.application/pdfporProjeto pedagógicoEscolaGestãoAvaliaçãoDireito à educaçãoAlunoComunidadeReflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009567.pdf001009567.pdfTexto completoapplication/pdf382576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/1/001009567.pdff058b2936f7ab54bf52a02df915bc433MD51TEXT001009567.pdf.txt001009567.pdf.txtExtracted Texttext/plain68083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/2/001009567.pdf.txt45eba913eef1c7d137abee7754c097a4MD5210183/1515562017-02-12 02:22:08.918813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
title |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
spellingShingle |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório Viana, Denize Kunz Projeto pedagógico Escola Gestão Avaliação Direito à educação Aluno Comunidade |
title_short |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
title_full |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
title_fullStr |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
title_sort |
Reflexões sobre o processo de construção do projeto político pedagógico : a atuação dos gestores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório |
author |
Viana, Denize Kunz |
author_facet |
Viana, Denize Kunz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Denize Kunz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Rita de Cassia Soares de Souza |
contributor_str_mv |
Bueno, Rita de Cassia Soares de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Escola Gestão Avaliação Direito à educação Aluno Comunidade |
topic |
Projeto pedagógico Escola Gestão Avaliação Direito à educação Aluno Comunidade |
description |
O presente estudo é o resultado da aplicação do Projeto de Intervenção proposto na Sala do Projeto Vivencial desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Escolar. Trata-se da análise e observação sobre como o processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico desenvolve-se na Escola Estadual de Educação Básica General Osório. Em especial, verifica como a gestão escolar intervém neste processo de construção que pretende ser democrático. Ainda, observa-se como os autores referendados durante o curso analisam a gestão democrática, a educação como direito e os resultados da pesquisa-ação. Neste contexto, desenvolvem-se as reflexões formuladas a partir da avaliação do processo de reconstrução do projeto político pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151556 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009567 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151556 |
identifier_str_mv |
001009567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/1/001009567.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151556/2/001009567.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f058b2936f7ab54bf52a02df915bc433 45eba913eef1c7d137abee7754c097a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522925342720 |