Ações de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental no município de Tramandaí, RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219889 |
Resumo: | A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada, pode estar relacionada às diversas questões, tais como: científicas, éticas, sociais, tecnológicas, econômicas, políticas, ecológicas e/ou culturais. No Brasil, existe um histórico de legislações sobre a implementação da Educação Ambiental, como políticas e programas que mostram a importância dos seus objetivos em bases formais e não-formais como, por exemplo, nas escolas. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar quais são as possíveis ações e quais tipos de Educação Ambiental são praticadas em escolas de ensino fundamental do município de Tramandaí. Para isso, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com a utilização de questionários e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, teses, dissertações, legislações, entre outros, para análise das informações sobre as legislações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e da Geografia. Foi possível identificar também que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas, são utilizados mais em teoria do que em prática. |
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Jaques, Caroline MandelliVieira, Lucimar de Fátima dos Santos2021-04-14T04:27:02Z2020http://hdl.handle.net/10183/219889001122783A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada, pode estar relacionada às diversas questões, tais como: científicas, éticas, sociais, tecnológicas, econômicas, políticas, ecológicas e/ou culturais. No Brasil, existe um histórico de legislações sobre a implementação da Educação Ambiental, como políticas e programas que mostram a importância dos seus objetivos em bases formais e não-formais como, por exemplo, nas escolas. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar quais são as possíveis ações e quais tipos de Educação Ambiental são praticadas em escolas de ensino fundamental do município de Tramandaí. Para isso, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com a utilização de questionários e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, teses, dissertações, legislações, entre outros, para análise das informações sobre as legislações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e da Geografia. Foi possível identificar também que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas, são utilizados mais em teoria do que em prática.Environmental Education has new ways of conceiving and practicing, depending on the need, the context, the issue to be addressed, it can be related to several issues, such as: scientific, ethical, social, technological, economic, political, ecological and / or cultural. In Brazil, there is a history of legislation on the implementation of Environmental Education, such as policies and programs that show the importance of its objectives on formal and non-formal bases, such as, for example, in schools. In this context, the objective of this research is to identify what are the possible actions and what types of Environmental Education are practiced in elementary schools in the city of Tramandaí. For this, the research was carried out from the qualitative approach, using questionnaires and interviews with the subjects involved in the research. Bibliographic searches were carried out on books, internet sites, theses, dissertations, legislation, among others, to analyze information about legislation and the different concepts of Environmental Education. The analysis of the results allowed us to conclude that there are Environmental Education actions, however, they are through the traditional perspective, based on a logic of information accumulation, without generating behavioral and transformational changes and that these actions start, most of the times, through the encouragement of teachers Sciences and Geography. It was also possible to identify that the documents that support Environmental Education in schools, are used more in theory than in practice.application/pdfporEducação ambientalLegislaçãoEnsino fundamentalGeografia : EnsinoTramandaí (RS)Environmental EducationLegislationElementary schoolGeography teachingAções de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental no município de Tramandaí, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2020Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122783.pdf.txt001122783.pdf.txtExtracted Texttext/plain97093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219889/2/001122783.pdf.txtfa2f338e15441a26dbe36eae746594aeMD52ORIGINAL001122783.pdfTexto completoapplication/pdf514518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219889/1/001122783.pdf56f26885d2ccf9059cd30748e3d48431MD5110183/2198892021-05-07 05:03:14.17491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:03:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada, pode estar relacionada às diversas questões, tais como: científicas, éticas, sociais, tecnológicas, econômicas, políticas, ecológicas e/ou culturais. No Brasil, existe um histórico de legislações sobre a implementação da Educação Ambiental, como políticas e programas que mostram a importância dos seus objetivos em bases formais e não-formais como, por exemplo, nas escolas. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar quais são as possíveis ações e quais tipos de Educação Ambiental são praticadas em escolas de ensino fundamental do município de Tramandaí. Para isso, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, com a utilização de questionários e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, teses, dissertações, legislações, entre outros, para análise das informações sobre as legislações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e da Geografia. Foi possível identificar também que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas, são utilizados mais em teoria do que em prática. |
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