A contextualização nos cenários de investigação com enfoque na elaboração de enunciados de questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Guilherme Guedes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199199
Resumo: Baseado nos Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, o trabalho visou classificar e estabelecer uma comparação entre enunciados criados por alunos e alunas de uma escola do Ensino Médio de Porto Alegre com questões do ENEM para responder a seguinte pergunta norteadora: Quais referências pautam enunciados de questões de Análise Combinatória elaboradas por estudantes do 3º ano do Ensino Médio? A produção de dados foi realizada em uma escola pública e contou com 60 alunos, em 9 encontros com duração de 18 períodos. A atividade consistiu em elaborar enunciados que envolvessem o conteúdo de Análise Combinatória, para que posteriormente se fizesse uma classificação e pudéssemos determinar a qual ambiente de aprendizagem os exercícios criados pelos alunos faziam referência. Após a classificação, os enunciados foram comparados com questões presentes no ENEM e a partir dos resultados obtidos e observações feitas, foi possível identificar que há uma similaridade na visão do aluno quanto ao conteúdo e o que é abordado em sala de aula. Dessa forma, podemos perceber que estes alunos estão inseridos no contexto sociocultural de questões do ENEM.
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