Utilização de um aplicativo como ferramenta educacional para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189922 |
Resumo: | Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando. Um grande número de pessoas tem acesso a smartphones e internet. Nesse sentido, cada vez mais vem sendo estudado e considerado o uso de TD para fins educativos, como no ensino de ciências. Entretanto, a informatização da educação não deveria ocorrer como uma imposição de mercado, mas sim para atender as demandas da sociedade. Nesse sentido, o uso de aplicativos de celular pode ser uma alternativa interessante para o estudo de conteúdos complexos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, incluindo aqueles das escolas públicas e dos cursos de educação popular. A presente pesquisa tem por objetivo perceber como estudantes interagem com um aplicativo de ensino de ciências e o avaliam como ferramenta educacional para o ensino de Química. Uma sequência pedagógica baseada no uso do aplicativo PhET foi aplicada para o estudo de balanceamento químico em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública (oito alunos) e em uma turma de um curso de educação popular (vinte alunos), ambas do município de Porto Alegre. Questionários com questões fechadas foram aplicadas para os estudantes de cada turma após a realização das respectivas atividades. Em termos de acessibilidade, a maioria dos estudantes possui acesso a aparelho celular com internet e wi-fi em casa. Porém, a maioria não possui acesso ao wi-fi na instituição de ensino. Os alunos consideram os conteúdos de Química difíceis, em sua maioria nunca tinham tido aulas com o uso de aplicativos. Os alunos do curso popular já faziam uso de aplicativos para fins educativos. A maioria dos alunos achou relevante o uso do PhET, gostaria que aplicativos de ensino fossem utilizadas nas aulas, assim como entendem que o uso de aplicativos poderia facilitar o seu aprendizado. Dessa forma, conclui-se que o uso de aplicativos, como o PhET, podem apresentar uma importante estratégia pedagógica para o ensino de Química. |
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Rocha, Ricardo Fagundes daNetz, Paulo Augusto2019-04-02T04:10:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/189922001089716Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando. Um grande número de pessoas tem acesso a smartphones e internet. Nesse sentido, cada vez mais vem sendo estudado e considerado o uso de TD para fins educativos, como no ensino de ciências. Entretanto, a informatização da educação não deveria ocorrer como uma imposição de mercado, mas sim para atender as demandas da sociedade. Nesse sentido, o uso de aplicativos de celular pode ser uma alternativa interessante para o estudo de conteúdos complexos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, incluindo aqueles das escolas públicas e dos cursos de educação popular. A presente pesquisa tem por objetivo perceber como estudantes interagem com um aplicativo de ensino de ciências e o avaliam como ferramenta educacional para o ensino de Química. Uma sequência pedagógica baseada no uso do aplicativo PhET foi aplicada para o estudo de balanceamento químico em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública (oito alunos) e em uma turma de um curso de educação popular (vinte alunos), ambas do município de Porto Alegre. Questionários com questões fechadas foram aplicadas para os estudantes de cada turma após a realização das respectivas atividades. Em termos de acessibilidade, a maioria dos estudantes possui acesso a aparelho celular com internet e wi-fi em casa. Porém, a maioria não possui acesso ao wi-fi na instituição de ensino. Os alunos consideram os conteúdos de Química difíceis, em sua maioria nunca tinham tido aulas com o uso de aplicativos. Os alunos do curso popular já faziam uso de aplicativos para fins educativos. A maioria dos alunos achou relevante o uso do PhET, gostaria que aplicativos de ensino fossem utilizadas nas aulas, assim como entendem que o uso de aplicativos poderia facilitar o seu aprendizado. Dessa forma, conclui-se que o uso de aplicativos, como o PhET, podem apresentar uma importante estratégia pedagógica para o ensino de Química.Nowadays the use of digital technologies has becoming very popular, and many people have access to smartphones and internet. So, many studies have been conducted to better understand the use of technologies for education, specifically regarding science education. However, the informatization of learning and teaching process should not happen in response to a market imposition, but to attend society demands. Thus, the apps usage can represent a different way to study complex subjects which are hard to understanding by students, including those from public schools and popular education courses. Therefore, the present work aims to perceive how studens relate with an app of science and evalute it as an educational tool for Chemistry teaching. A sequence, based on PhET, was applied for chemical balancing study. Two different groups were tested, one from public high schools’ second year and other from a popular education course. Questionnaires with closed questions were given to students after the respective activity with the app. Regarding accessibility, the most of students have smartphones with internet and wi-fi signal at home. However, the schools do not offer wi-fi to the students. Students regard Chemistry as a hard subject, and the most have never had classes using apps. On the other side, students from popular course usually study with apps. Students said PhET app is relevant and they would like to have more classes with apps. Additionally, they think apps can be useful to their learning. Therefore, we concluded that apps, like PhET, can be an important strategy for Chemistry teaching.application/pdfporTecnologias digitaisEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemEnsino médioObjeto de aprendizagemAppsPhETChemistry teachingUtilização de um aplicativo como ferramenta educacional para o ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089716.pdf.txt001089716.pdf.txtExtracted Texttext/plain70957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189922/2/001089716.pdf.txt0d56da815747d35698ef0e8f1dd5c974MD52ORIGINAL001089716.pdfTexto completoapplication/pdf1403244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189922/1/001089716.pdfe9f87892596cace56d55860fcbd89d44MD5110183/1899222019-04-03 04:16:14.690889oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-03T07:16:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando. Um grande número de pessoas tem acesso a smartphones e internet. Nesse sentido, cada vez mais vem sendo estudado e considerado o uso de TD para fins educativos, como no ensino de ciências. Entretanto, a informatização da educação não deveria ocorrer como uma imposição de mercado, mas sim para atender as demandas da sociedade. Nesse sentido, o uso de aplicativos de celular pode ser uma alternativa interessante para o estudo de conteúdos complexos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, incluindo aqueles das escolas públicas e dos cursos de educação popular. A presente pesquisa tem por objetivo perceber como estudantes interagem com um aplicativo de ensino de ciências e o avaliam como ferramenta educacional para o ensino de Química. Uma sequência pedagógica baseada no uso do aplicativo PhET foi aplicada para o estudo de balanceamento químico em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública (oito alunos) e em uma turma de um curso de educação popular (vinte alunos), ambas do município de Porto Alegre. Questionários com questões fechadas foram aplicadas para os estudantes de cada turma após a realização das respectivas atividades. Em termos de acessibilidade, a maioria dos estudantes possui acesso a aparelho celular com internet e wi-fi em casa. Porém, a maioria não possui acesso ao wi-fi na instituição de ensino. Os alunos consideram os conteúdos de Química difíceis, em sua maioria nunca tinham tido aulas com o uso de aplicativos. Os alunos do curso popular já faziam uso de aplicativos para fins educativos. A maioria dos alunos achou relevante o uso do PhET, gostaria que aplicativos de ensino fossem utilizadas nas aulas, assim como entendem que o uso de aplicativos poderia facilitar o seu aprendizado. Dessa forma, conclui-se que o uso de aplicativos, como o PhET, podem apresentar uma importante estratégia pedagógica para o ensino de Química. |
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