Utilização de um aplicativo como ferramenta educacional para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ricardo Fagundes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189922
Resumo: Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando. Um grande número de pessoas tem acesso a smartphones e internet. Nesse sentido, cada vez mais vem sendo estudado e considerado o uso de TD para fins educativos, como no ensino de ciências. Entretanto, a informatização da educação não deveria ocorrer como uma imposição de mercado, mas sim para atender as demandas da sociedade. Nesse sentido, o uso de aplicativos de celular pode ser uma alternativa interessante para o estudo de conteúdos complexos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, incluindo aqueles das escolas públicas e dos cursos de educação popular. A presente pesquisa tem por objetivo perceber como estudantes interagem com um aplicativo de ensino de ciências e o avaliam como ferramenta educacional para o ensino de Química. Uma sequência pedagógica baseada no uso do aplicativo PhET foi aplicada para o estudo de balanceamento químico em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública (oito alunos) e em uma turma de um curso de educação popular (vinte alunos), ambas do município de Porto Alegre. Questionários com questões fechadas foram aplicadas para os estudantes de cada turma após a realização das respectivas atividades. Em termos de acessibilidade, a maioria dos estudantes possui acesso a aparelho celular com internet e wi-fi em casa. Porém, a maioria não possui acesso ao wi-fi na instituição de ensino. Os alunos consideram os conteúdos de Química difíceis, em sua maioria nunca tinham tido aulas com o uso de aplicativos. Os alunos do curso popular já faziam uso de aplicativos para fins educativos. A maioria dos alunos achou relevante o uso do PhET, gostaria que aplicativos de ensino fossem utilizadas nas aulas, assim como entendem que o uso de aplicativos poderia facilitar o seu aprendizado. Dessa forma, conclui-se que o uso de aplicativos, como o PhET, podem apresentar uma importante estratégia pedagógica para o ensino de Química.
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