O pensamento computacional no ensino básico : potencialidades de desenvolvimento com o uso do scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Vinícius Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199282
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades de desenvolvimento das habilidades fundamentais relacionadas ao pensamento computacional — decomposição, generalização, abstração, algoritmos e avaliação — por meio de atividades com a linguagem de programação Scratch. As atividades práticas foram realizadas em um laboratório de informática em uma escola estadual da cidade Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Sob um viés qualitativo, e apoiados no Construcionismo de Seymour Papert (1988) e nas ideias levantadas por Jeannette Wing (2006), que trouxe à tona o movimento atual de difusão do pensamento computacional, analisamos as construções e caminhos dos estudantes, a procura de indícios das dimensões referentes ao pensamento computacional e de possíveis relações de construção de conhecimentos matemáticos em suas falas, discursos e produções de artefatos tecnológicos. Observamos que ao serem confrontados com atividades de caráter aberto em ambientes computacionais, os alunos foram capazes de demonstrar domínio de várias dimensões relativas ao pensamento computacional, o que converge com os ideais de Papert (1988).
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