Ensino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188773 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de Docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores em relação ao processo vivido em aulas de História. Essa forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, permitindo que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, alunos/as, acadêmicos/ as e autores/as escolhidos/as. |
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Gil, Carmem Zeli de VargasEugenio, Jonas Camargo2019-02-14T02:32:46Z20181806-3993http://hdl.handle.net/10183/188773001084570O propósito deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho com temas sensíveis no contexto do ensino (disciplina de Estágio de Docência em História) e da pesquisa (dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História). Apresentamos a escrita na forma de um diálogo a muitas mãos que busca compreender os sentidos atribuídos pelos atores em relação ao processo vivido em aulas de História. Essa forma de escrita se sustenta também na concepção de que a abordagem de temas sensíveis reivindica um registro o mais plural possível, permitindo que diferentes vozes se apresentem no diálogo: a professora, o professor, alunos/as, acadêmicos/ as e autores/as escolhidos/as.The purpose of this article is to present some reflections on working with sensitive topics within teaching (History teaching internship) and research (Professional Masters in Teaching History dissertation) contexts. The writing is presented in the form of a dialogue written by various people in an attempt to understand the meanings attributed by the actors-in-relation to the process experienced in History classes. This form of writing is also supported by the conception that dealing with sensitive topics calls for a pluralistic register, allowing different voices to present themselves in the dialogue: teachers, students, university students and selected authors.application/pdfporRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 139-159Ensino de históriaDireitos humanossensitive issuesHistory classesMigrationsHistory teachingEnsino de história e temas sensíveis : abordagens teórico-metodológicasTeaching of history and sensitive topics: Theoretical-methodological approachesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084570.pdf.txt001084570.pdf.txtExtracted Texttext/plain52708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/2/001084570.pdf.txtd2379df4bf0e86cb73118778312a8e54MD52ORIGINAL001084570.pdfTexto completoapplication/pdf504661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188773/1/001084570.pdfe4429826d489ca6d1a3b541018119861MD5110183/1887732019-02-15 02:33:48.340857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188773Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-02-15T04:33:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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